Treinamento em uma Unidade de Saúde da Família feita pela equipe do projeto
Através do projeto internacional Health Rise, o Campus de Vitória da Conquista da Universidade Federal da Bahia, está executando um projeto de atenção básica para pacientes com diabetes e hipertensão. Uma das ações do projeto foi o desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar os pacientes através do envio de lembretes de horários dos remédios e de outros avisos médicos, com o objetivo de aumentar a adesão de pacientes diagnosticados com diabetes e hipertensão ao tratamento com medicamentos e hábitos saudáveis.
A construção do aplicativo, que conta com cadastro de pacientes, consultas, remédios a serem tomados e horários das doses ficou a cargo da Colivre, que desenvolveu o software Erinle que serve de base para a plataforma Memo ( com acesso ainda restrito ). O software envia mensagens de texto (SMS) aos pacientes cadastrados avisando ainda sobre data e horário de consultas agendadas com profissionais de saúde. Em caso que for diagnosticado a não-adesão de um paciente cadastrado ao tratamento, os agentes comunitários de saúde serão notificados para realizar uma visita de sensibilização ao usuário.
Inicialmente o sistema será utilizado em uma farmácia da secretaria municipal de saúde de Vitória da Conquista para a fase de testes.
0sem comentários ainda