Mudanças no Site
12 de Junho de 2021, 1:00 - sem comentários aindaO site carlissongaldino.com.br foi modificado. O blog está desativado, mas você poderá ver o conteúdo antigo em http://site.carlissongaldino.com.br. Mais mudanças estão por vir.
Gerenciamento de Torneios
19 de Fevereiro de 2021, 20:05 - sem comentários aindaUma das técnicas que utilizo para escolher entre várias opções é a de eliminatórias simples. Funciona assim: digamos que eu precise escolher uma imagem de planeta alienígena.
- Monta-se uma lista de participantes. Começo selecionando ilustrações que eu bem utilizaria.
- Organizo todas em pares aleatórios.
- Pra cada par eu analiso: se a escolha fosse entre essas duas opções, qual eu escolheria? Isso gera uma nova lista, menor.
- Repito os passos 2 e 3 até ter um vencedor
Para lidar com escolhas, você pode adotar o estilo “escola de samba”, definindo vários critérios para atribuir nota aos seus participantes e escolher a que teve maior nota final. Pode sortear apenas um. Enfim, há várias formas. A eliminatória simples não cabe em tudo, mas eu acho interessante.
Com base nisso, fiz um aplicativo em Cordova + Onsen UI para gerenciamento desse tipo de torneio. O legal é que dá pra fazer torneios mesmo, caseiros, usando o app.
Quem se interessar, pode baixá-lo na AppGallery da Huawei. Por enquanto, só tem lá. Também tem uma página no meu wiki falando dele, que se chama My Bracket.
P. S.: cross-posting de cordeis.vivaldi.net. Futuramente migrarei para lá.
Wiki XR-III Melhorado
16 de Fevereiro de 2021, 20:48 - sem comentários aindaJá faz um tempo, reorganizei o wiki.cordeis.com. Está mais bonito e funcional. No caso do XR-III em particular, uma barra lateral dá acesso rápido ao conteúdo relacionado ao sistema de RPG multimodo.
Dá uma passada por lá! Os modos publicados têm uma versão Creative Commons que pode ser baixada ou visualizada através do próprio wiki. O mesmo acontecerá com os três cenários oficiais: Biotunados, Canção dos Reinos e Nameless. Quanto aos cenários restritos (que mesmo restritos, têm sido publicados baratinho como ezine), são apresentados nessas páginas.
Dá uma passada lá e vê o que acha!
P. S.: Cross-posting de cordeis.vivaldi.net.
Produção de fevereiro (2021)
11 de Fevereiro de 2021, 19:28 - sem comentários aindaEste mês, o lançamento é de 2 títulos inéditos de Literatura de Cordel e 1 conto pela primeira vez em versão avulsa.
- Gigantes do Brasil – cordel opinativo à venda na Amazon.
- Robô Sagrado no Carnaval de Normândia – cordel narrativo à venda na Amazon e no Google Play Livros.
- Pulp Zine Castelo #5 – Azawagh – conto ambientado em Ases, gratuito no Wattpad, Biblioteca Cordeis.com, Dungeonist e Google Play Livros.
Adicionalmente, continuo publicando episódios de O Último Mototáxi de Arapiraca – novela de aventura, em publicação semanal. Atualmente está no 15º episódio. Publicada no site AL RPG Club.
Agora com o Cordel Arcano, fiz um episódio onde eu falo um pouco dessas publicações. Procure no podcast ou canal.
Cross-posting de cordeis.vivaldi.net.
Primeiros RPGs
7 de Fevereiro de 2021, 22:48 - sem comentários aindaO primeiro sistema de RPG com que tive contato foi o First Quest, lançado no Brasil pela Editora Abril. Depois, veio o Advanced Dungeons & Dragons (que seria o D&D 2ª edição). Já por aí, veio a vontade de criar RPGs próprios.
Dia desses resgatei 3 apostilas antigas de sistemas que eu criei no passado. Digitalizei e hoje estou compartilhando com vocês.
- A Revolta Ambiental – o primeiro RPG que fiz. Nele, os jogadores controlam criaturas monstruosas que vivem nas florestas em uma guerra interna, sem a humanidade saber. A ficha é bem simples e a mecânica de HRAI (Habilidade de Realizar Ações Impossíveis) rendeu bons momentos. O cenário foi incluído posteriormente no cenário 2016 e deverá aparecer como cenário acoplável em XR-III futuramente.
- Ases: Magia no Sangue – esse RPG trouxe o primeiro rascunho do cenário Ases, que até hoje ainda utilizo em algumas escritas. Jasmim, por exemplo, se passa nele. O sistema tem duas particularidades interessantes: uso de cartas de baralho para “rolagens” e de conceitos de genética para criação dos personagens.
- 2016 – Um Bom Lugar pra se Viver – em um futuro alternativo, cidades cresceram, o mundo se desenvolveu bastante, mas o um incidente que gerou medo de computadores atrasou muito o acesso a essa tecnologia pelo cidadão comum. Há poderes psíquicos, samurai tecnológicos e outras coisas interessantes. Quanto ao sistema, foi a base para a primeira edição do XR.
Os 3 RPGs são bem antigos e foram escritos em uma outra época – minha e do mundo – portanto, peço que releve besteiras, más escolhas e infantilidades. Estou compartilhando apenas a título de curiosidade, a quem interessar dar uma olhada neles.
P. S.: Cross-posting de cordeis.vivaldi.net.