Ultimamente estou estudando bastante Javascript para colocar algumas aplicações em Node.js no ar, ate que tive a minha primeira necessidade real de usar Nodejs.
Na Nodegrid tivemos a necessidade fazer grande processamento assíncrono, temos um servidor de cache que foi desenvolvimento por necessidade de armazenamento e controle do que esta em cache e tempo para expirar o mesmo, poderia ser usado memcache mas a Nodegrid esta fazendo um serviço de hosting de memcache, com isso teríamos o problema de concorrência de nome dentro do banco chave e valor (Memcache).
No case que tenho com a Nodegrid na solução de cache (Djazz.cache) começamos a desenvolver usando ‘C’, funcionou muito bem, mas com o passar do tempo a manutenção do software começou ficar trabalhosa. Eu tenho experiencias com software grande em C (Kernel BSD) e mesmo assim a manutenção de um software não é nada confortável. Migrei para Python com Twisted, mais infelizmente o códigos usando Twisted não fica muito agradável ou seja não é Pythônico então olhei para o projeto Node.js que tem a característica simples e facil de trabalhar com processamento assíncrono.
Recomendo olhar o trabalho que os commiters do Node.js estão fazendo, tem muitas ideias ótimas e outra que precisa ser melhoradas.
Vejo a Node.js como uma solução ótima e simples para trabalhar com conexões assíncrono, ainda hoje não vejo o Node.js substituindo uma linguagem que já esta a anos rodando em backend como Python, Ruby, Java e etc. Ao meu ver o Node.js vai crescer ainda mais o seu uso nas necessidades específica (assíncronas), pela simplicidade de implementação e fácil manutenção.
Link o slide da palestra “Node.js em produção“
0sem comentários ainda