Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Thiago Avelino

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Great blogpost, congratulations on the superaction…

13 de Agosto de 2017, 20:53, por Stories by Avelino on Medium - 0sem comentários ainda

Great blogpost, congratulations on the superaction…

Whenever you need to talk (about any subject) I’m here.



Parabéns Lucas, você é fera cara.

27 de Julho de 2017, 5:40, por Stories by Avelino on Medium - 0sem comentários ainda

Parabéns Lucas, você é fera cara. É extremamente importe mudar e encerrar ciclos, nosso vida é feita por ciclos.

Não sei se chegou ver esse blogpost que escrevi sobre encerrar ciclos, acho legal ler: https://medium.com/@avelino0/encerrando-ciclos-viva-no-presente-n%C3%A3o-se-paralise-pelo-passado-a6ec11a62993



The legal robot and Artificial Intelligence for law!

15 de Junho de 2017, 2:43, por Stories by Avelino on Medium - 0sem comentários ainda

Much has been said about robots that can read contracts. And the first image that comes to mind is this:

This is something very far and distant, complex and expensive. Right?

Not for Nuveo. We simplify the process!

Contrary to popular belief, this technology is much closer to our lives than it seems. Nuveo's software optimizes the work of lawyers or whoever needs to review contracts and track dates and milestones.

A 200-page contract can be summarized to 5 pages, with the details that really matter and need to be reviewed by the team – making sure that the review is taken on things that truly deserve attention.

Therefore, a review job that would take days or even weeks can be summed up in a few hours.

Do you want to know more about Nuveo? Talk to us!


The legal robot and Artificial Intelligence for law! was originally published in Nuveo on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.



The legal robot and AI for law!

15 de Junho de 2017, 2:43, por Stories by Avelino on Medium - 0sem comentários ainda

Much has been said about robots that can read contracts. And the first image that comes to mind is this:

This is something very far and distant, complex and expensive. Right?

Not for Nuveo. We simplify the process!

Contrary to popular belief, this technology is much closer to our lives than it seems. Nuveo's software optimizes the work of lawyers or whoever needs to review contracts and track dates and milestones.

A 200-page contract can be summarized to 5 pages, with the details that really matter and need to be reviewed by the team – making sure that the review is taken on things that truly deserve attention.

Therefore, a review job that would take days or even weeks can be summed up in a few hours.

Do you want to know more about Nuveo? Talk to us!


The legal robot and AI for law! was originally published in Nuveo on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.



Conheça seu ambiente de trabalho

3 de Junho de 2017, 22:23, por Stories by Avelino on Medium - 0sem comentários ainda

Aprender novas tecnologias (nesse caso linguagens de programação) não é um trabalho fácil, vai muito além de conhecer syntax da linguagem. Exige alguns desafios como entender porque a linguagem foi criada (existe), entender o eco sistema, como fazer deploy, como gerenciar ambiente de produção e etc.

Mantenha seu ambiente de trabalho organizado e com tudo a seu alcance

Pensando nessa introdução vou falar um pouco sobre conhecer o seu ambiente de trabalho antes de conhecer novas tecnologias (linguagens), é muito comum ver desenvolvedores querer usar sempre o que existe de mais novo no mercado (linguagem, framework, plugin, editor e etc) sem pensar no time de desenvolvimento envolvido, mas sera que isso realmente é a melhor coisa a se fazer para empresa que você trabalha? O nível de complexidade são diferente para pessoas, é extremamente comum ver um desenvolvedor (geralmente auto de data) aprender novas tecnologias muito rápido, mas nem todos são assim. Um dos trabalhos de ser CTO é saber dosar a dose do remédio para que todos os desenvolvedores esteja sempre na mesma página, isso envolve dizer alguns não momentâneos (não é fácil esse papel, mas é extremamente necessário).

Conhecer seu editor

É primordial você conhecer o editor que você trabalha, não adianta você querer usar o editor que esta em hype para a tecnologia X, use o que você realmente sabe usar. Principalmente na área de desenvolvimento de software muitos desenvolvedores fala de Emacs e Vim, você realmente precisa usar esses editores? Minha opinião é que você conheça, pois é importante conhece como outros desenvolvedores trabalha, mas leve isso como um novo caso de estudo não leve em paralelo com o estudo sobre a tecnologia que esta aprendendo, tenha foco no que você quer aprender, tempos tempo para aprender muita coisa na vida, basta ter paciência, perseverança e foco nos objetivos.

Pontos importantes para você conhecer do seu editor:

  • Teclas de atalhos: com o passar do tempo você percebe que seu dia começa ficar mais produtivo quando começa largar a dependência do mouse;
  • Uso de busca em código (não se prenda dentro do editor, conheça como fazer usando bash também);
  • Trabalhar com mais de um projeto na mesma janela do Editor (Hoje é extremamente comum dividir o que é frontend e backend, trabalhar com micros serviço e etc, com esse cenário sera necessário você se adaptar em trabalhar com mais de um projeto aberto pois você precisa implementar e/ou corrigir código em mais de um projeto), as maioria dos editores de hoje em dia lhe da suporte a isso, fique tranquilo;
  • Conhecer configuração do seu editor, como colocar um plugin novo, como configurar uma linguagem nova e etc.
Usei durante muitos anos TextMate até me dedicar a aprender VIM (sim, parei de estudar durante 6 mês outras tecnologias e me voltei para o estudo do VIM), isso me fez aprender muito mas é uma escolha, o que você quer aprender? X ou Y? Depois de anos usando VIM resolvi aprender usar Emacs e já estou a 2 anos usando ele como editor principal, ou seja, mudamos de opniões e temos disponibilidade de conhecer coisas novas.

Formas de debugar seu software

Saber uma linguagem de programação nova não basta saber a syntax e sim quais ferramentas ela lhe traz para debugar o software que esta desenvolvendo, seja print, breakpoint, gdb, pdb ou qual quer outra forma. Como desenvolvedor é extremamente importante software ser capaz de achar bugs dentro do software que você esta desenvolvendo ou dando manutenção (desenvolvido por outro desenvolvedor), se você não estudar a fundo como debugar software na sua linguagem você tera alguns problemas para achar o bug que seu software pode ter.

Logs, ambiente de produção precisa ser rastreável

Antes de falar de logs você precisa ter em mente as principais diferença de logprint.

Conhecer uma linguagem de programação nova é necessário saber como ela se comporta em produção (falando mais uma vez, não é só saber syntax), logar eventos do seu software é extremamente importante, colocar cor para identificar evento é muito importante para você não perder horas tendo que analisar um log, ou até mesmo jogar os logs coletados fora pois esta impossível de se fazer analise (infelizmente já vi mais de uma vez isso acontecendo).

Pratique (treine)

Todos atleta de alta performance precisa praticar (exaustivamente) para ficar bom o suficiente para assim competir. Em desenvolvimento de software não é diferente, você precisa praticar para conseguir desenvolver software sem ficar pensando "qual a teclada de atalho no meu editor mesmo?", "qual o nome daquele pacote que faz XYZ mesmo?" e etc. Se você tiver que ficar pensando nessas coisas como seu cérebro tem espaço pra saber qual o problema que você tem que resolver, pensar na melhor maneira da sua arquitetura? Não tem como pensar nessas coisas pois seu celebro esta concentrado em entender seu eco sistema e não resolver o problema, por isso devemos ter o eco sistema em nossa mente para ai sim depois pensar na solução do problema.

Quanto melhor você conhecer suas ferramentas melhor você sera como desenvolvedor. Uma forma que eu faço para praticar é contribuir com projetos open source, desenvolver não é apenas escrever código e contribuição open source envolve mais relacionamento humana (remoto que é mais difícil ainda) do que código.

Se você não é bom em falar com pessoal é importante aprender by JavaMan

Considerações finais

Entenda seu ambiente de trabalho, você precisa dominar seu eco sistema para performar mais no seu dia a dia, deixe ele tão simples para o seu cérebro para você não precisar pensar mais nele. Trabalhe com uma tecnologia que lhe deixe feliz e faça com ela o que você realmente precisa fazer, não se engane buscando desculpas dentro de si mesmo para lhe justificar o que esta fazendo (aprendendo X ou Y). Mantenha seu foco em estudos que lhe traz evolução profissional e/ou pessoal.



Parabéns pelos 10 anos de empresa Michel, não é nada fácil passar do primeiro ano de vida imaginei…

27 de Maio de 2017, 16:54, por Stories by Avelino on Medium - 0sem comentários ainda

Parabéns pelos 10 anos de empresa Michel, não é nada fácil passar do primeiro ano de vida imaginei chegar aos 10 anos como vocês estão. Sucesso e que daqui 10 ano eu esteja lendo o blogpost de 20 anos…



Browser Automation to query public base and automation of work

26 de Maio de 2017, 16:01, por Stories by Avelino on Medium - 0sem comentários ainda

Following our articles talking about Nuveo products, today we want to highlight "Query".

But what is Nuveo Query anyway?

Query is nothing more than a sequence of jobs and searches on different web, internet databases run by the Nuveo Robot.

The product was built through a partnership between Nuveo and MCamilo (a Brazilian BPO company), after identifying some great opportunities in the insurance market.

In summary, Query is ready to perform any repetitive web search work and bring relevant data about people or companies according to their configuration… and then include them in a database, report or specific format defined by the customer that uses the product.

The first robot moment frightens, but it came to expedite the work

Let’s look at a real life example: imagine that a bank needs certain information before giving a loan to a company. The bank will need to search, extract and validate several pieces of information, of that company, in different databases or websites. Now you just have to configure the Nuveo software according to a certain schedule, define what information needs to be validated and Query — the Nuveo Robot software — will do the rest… and bring it all ready for a last check only. That happens in a few seconds. Isn´t that incredible?

Do you see Query running in your business? Contact us.


Browser Automation to query public base and automation of work was originally published in Nuveo on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.



Application of artificial intelligence in the financial market, in Brazil

23 de Maio de 2017, 1:48, por Stories by Avelino on Medium - 0sem comentários ainda

Artificial Intelligence has a number of financial applications and we’re going to talk about it them.

Boost is nothing more than an optimization of reconciliation processes made in the Financial area.

In Brazil, Nuveo developed a solution for the department that generates most hidden costs to the company: payables and receivables.

Can you believe that the average rate charged by credit card companies is around 6%, for online trading? That’s right… and that´s aside from Chargebacks (Fraudulent Operations).

As an industry entrepreneurs and founders of a payment solutions company, we always tried to avoid these costs all the time, creating innovative alternatives to serve people that don’t have bank accounts and reducing our costs in the process as a whole.

The most common alternative, and that many of the small business owners use, is the so-called Banking Deposit. This is just the process of informing your bank account to your customer, asking for a wire transfer, and then requesting the payment slip. The next steps are to reconcile the payment and deliver the product or service.

What is the big problem in here? It’s how scalable the process is.

Imagine that a simple operation that has 10, 15 transactions per day. It is very easy to have an person running the reconciliation and delivering orders.

What if the business runs thousands of transactions per day, how many people will it take to make such the process?

Nuveo created a system that automatically reconciles customers’ slip images and the company´s bank statements. The robot interprets the image information and matches it with your bank statement, releasing the customer’s order through the ERP system.

With this technology, it is now possible to automate the deposit reconciliation process and significantly reducing operating costs — and also serving a wider variety of customers, mainly the ones who do not have bank accounts.

Do you see Nuveo working for you? Contact us!


Application of artificial intelligence in the financial market, in Brazil was originally published in Nuveo on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.



Qual o glamour em ser CEO?

5 de Março de 2017, 0:30, por Stories by Avelino on Medium - 0sem comentários ainda

Antes de entrar no assunto do titulo vou contextualizar o porque estou escrevendo esse blogpost.

Continue reading on Medium »



Parabéns pelo post inspirador Le.

1 de Março de 2017, 19:21, por Stories by Avelino on Medium - 0sem comentários ainda

Sair da zona de conforto realmente não é fácil, mas super gratificante quando paramos para analisar pós turbulência.

Continue reading on Medium »



Tags deste artigo: tecnologia software livre python django mongodb nosql