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Shell Script: Configurando endereço de rede - Slackware, Debian, CentOS/RHEL
29 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO presente script em shell configura endereço de rede com base da escolha no menu nas distros: Slackware, Debian e CentOS/RHEL.
Esse script facilita muito quando precisa configurar rapidamente endereço de rede no GNU/Linux nas distros Slackware, Debian e CentOS/RHEL.
P.S.: Requer acesso de root para executar esse script, pois esta configurando endereço de rede.
# chmod +x network-address.sh
# ./network-address.sh
Configurando a interface de rede no Debian e Ubuntu
29 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários ainda
Olá pessoal.
Hoje realizo a vontade de escrever uma mini dica de configuração de rede. Reconheço, há muitos posts sobre o
assunto de configuração de interface de rede no GNU/Linux, e que este acaba sendo um pouco desnecessário,
mas é minha primeira vez e gostaria de começar com um assunto f...
Shell Script: Jogo da Velha com IA - Usuário vs Máquina
27 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaOlá,
Sei que existem vários modelos de jogo da velha, mas gostaria de compartilhar o meu próprio script do Jogo da Velha, com inteligência artificial... ou quase isso.
Utilidade:
- Fins de estudos
- Testes
- Ampliar os conhecimentos de Shell Script
Claro, esse script não é nenhum belo exemplo de programação... mas já é um começo.
Instalação:
Baixe o script (ou copie o texto) e salve com o nome desejado, ex.: jogo_da_velha.sh
Dê permissões:
$ chmod 777 jogo_da_velha.sh
Execute:
$ bash ./jogo_da_velha.sh
Regras básicas do Jogo da Velha: o usuário terá que vencer seu adversário (computador) tentando fazer uma sequência de 3 casas na vertical, horizontal ou na diagonal, vencendo seu adversário.
O funcionamento é básico: O jogador inicia com a primeira jogada, o computador é o próximo, e assim sucessivamente.
- Quando a máquina detecta uma "possível jogada" do usuário, ou seja: quando o computador detecta que o usuário está tentando fazer uma sequencia de 3 "X", o computador tenta barrá-lo.
- Quando o computador detecta uma "possível jogada" de si mesmo, ele tenta fazer uma sequência de 3.
- Quando o computador não detecta nenhuma jogada aparente, ele lança um valor aleatório. Isso é muito comum em inícios de jogadas, onde há várias casas livres e quando não há mais sequências possíveis de serem feitas, inutilizando e encerrando o jogo atual.
Ao identificar um vencedor, o computador explode, ops, o script identificará a sequência de 3 casas e as sinalizará pela cor Verde-negrito*.
*Depende do terminal em execução.
Exemplo de jogada, onde o jogador X vence:
X | O | O
O | X | O
O | X | X
A matriz do jogo é constituída de 3x3 casas, sendo essas:
1 | 2 | 3
4 | 5 | 6
7 | 8 | 9
O jogador, por sua vez, deverá digitar o número da casa desejada, sendo o valor de 1 a 9, desde que esta casa não esteja ocupada.
Bugs atuais: nenhum identificado até agora...
*Não vale relatar bug caso você não consiga ganhar do computador, haha, isso depende muito da prática.
Mas caso você detecte algum bug, conte como reproduzi-lo que assim que possível irei postar uma correção.
Grande abraço, de Motomagx!
Quer mais uma dica de script? Aqui está: http://vivaolinux.com.br/dica/Kernel-for-Newbies-Facil-Assistente-de-Compilacao-do-Kernel/
PHP: Gerador simples de hash MD5 em PHP
27 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaEsse simples script gera hash MD5 a partir de palavras ou caracteres definidas. Simples, mas util.
Shell Script: Instalar as bibliotecas do Cisco para versões 64 bits do Ubuntu
27 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaMeu script shell possui mensagens para o usuário e instala automaticamente a biblioteca do packet tracer para pacotes 64 bits, já percebendo que o número de usuário com dúvidas na instalação são maiores.