Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Shell Script: Jogo da Velha com IA - Usuário vs Máquina

27 de Outubro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 60 vezes

Olá,

Sei que existem vários modelos de jogo da velha, mas gostaria de compartilhar o meu próprio script do Jogo da Velha, com inteligência artificial... ou quase isso.

Utilidade:

- Fins de estudos
- Testes
- Ampliar os conhecimentos de Shell Script

Claro, esse script não é nenhum belo exemplo de programação... mas já é um começo.

Instalação:

Baixe o script (ou copie o texto) e salve com o nome desejado, ex.: jogo_da_velha.sh

Dê permissões:

$ chmod 777 jogo_da_velha.sh

Execute:

$ bash ./jogo_da_velha.sh

Regras básicas do Jogo da Velha: o usuário terá que vencer seu adversário (computador) tentando fazer uma sequência de 3 casas na vertical, horizontal ou na diagonal, vencendo seu adversário.

O funcionamento é básico: O jogador inicia com a primeira jogada, o computador é o próximo, e assim sucessivamente.

- Quando a máquina detecta uma "possível jogada" do usuário, ou seja: quando o computador detecta que o usuário está tentando fazer uma sequencia de 3 "X", o computador tenta barrá-lo.
- Quando o computador detecta uma "possível jogada" de si mesmo, ele tenta fazer uma sequência de 3.
- Quando o computador não detecta nenhuma jogada aparente, ele lança um valor aleatório. Isso é muito comum em inícios de jogadas, onde há várias casas livres e quando não há mais sequências possíveis de serem feitas, inutilizando e encerrando o jogo atual.

Ao identificar um vencedor, o computador explode, ops, o script identificará a sequência de 3 casas e as sinalizará pela cor Verde-negrito*.

*Depende do terminal em execução.

Exemplo de jogada, onde o jogador X vence:

X | O | O
O | X | O
O | X | X

A matriz do jogo é constituída de 3x3 casas, sendo essas:

1 | 2 | 3
4 | 5 | 6
7 | 8 | 9

O jogador, por sua vez, deverá digitar o número da casa desejada, sendo o valor de 1 a 9, desde que esta casa não esteja ocupada.

Bugs atuais: nenhum identificado até agora...

*Não vale relatar bug caso você não consiga ganhar do computador, haha, isso depende muito da prática.

Mas caso você detecte algum bug, conte como reproduzi-lo que assim que possível irei postar uma correção.

Grande abraço, de Motomagx!

Quer mais uma dica de script? Aqui está: http://vivaolinux.com.br/dica/Kernel-for-Newbies-Facil-Assistente-de-Compilacao-do-Kernel/


Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/script/Jogo-da-Velha-com-IA-Usuario-vs-Maquina

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.