Viva o Linux - Porque nós amamos a liberdade! A melhor comunidade para se aprender Linux do Brasil.
Samba 4 + Bind 9 + Kerberos - Instalação e configuração
29 de Outubro de 2014, 1:14 - sem comentários aindaVamos instalar e configurar o Samba 4, Bind 9 e kerberos para substituir o Active Directory da Microsoft. Sistemas usados: Ubuntu 14.04 e Debian 7.
Samba 4 + Bind 9 + Kerberos - Instalação e configuração
29 de Outubro de 2014, 1:14 - sem comentários aindaVamos instalar e configurar o Samba 4, Bind 9 e kerberos para substituir o Active Directory da Microsoft. Sistemas usados: Ubuntu 14.04 e Debian 7.
Python: Busca IP externo
27 de Outubro de 2014, 6:46 - sem comentários aindaBoas galera, estou postando mais para receber dicas de como vocês fariam esse mesmo script.
O script busca o IP externo do site http://www.meuip.com.br a maneira mais fácil que encontrei por enquanto foi usando o método find, eu acho que o tratamento da variável final ficou um pouco estranho, eehhehehehe, mas está funcionando.
Conforme eu for evoluindo vou melhorando o código.
Shell Script: asbuild (Auto-SlackBuild)
27 de Outubro de 2014, 6:46 - sem comentários aindaO "asbuild" (abreviação para "Auto-SlackBuild") é um script criado com a finalidade de automatizar a instalação de pacotes do SlackBuild no Slackware;
Em poucas palavras, você precisa apenas baixar o SlackBuild do programa que deseja instalar, baixar o fonte deste programa e por fim, rodar este script.
Sintaxe de uso:
# ./asbuild <slackbuild>
Onde <slackbuild> é o SlackBuild do programa que você deseja instalar (lembre-se de ativar a permissão de execução no script).
Exemplo:
Suponhamos que você queira instalar o Leafpad (editor de textos) no seu sistema usando este script.
A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site dos SlackBuilds (slackbuilds.org) e, no campo de buscas, digitar "leafpad";
Em seguida, você será apresentado à pagina de download do SlackBuild e do fonte do pacote (Leafpad), agora, você deve fazer o download de ambos os pacotes (leafpad-0.8.18.1.tar.gz e leafpad.tar.gz) e por fim, rodar o comando "./asbuild leafpad.tar.gz".
Dica final:
Caso você queira "instalar" o script, a fim de poder executá-lo de qualquer lugar do sistema, rode o comando abaixo:
# cp asbuild /usr/local/bin
Enjoy!
Shell Script: Debian - inicializando VMs (VirtualBox) no boot
27 de Outubro de 2014, 6:45 - sem comentários aindaPrimeiro cumpre esclarecer que o foco está no VirtualBox, instalado em uma distribuição Debian 7.6.0 (32 bits), mas isso deve ser possível com qualquer outro virtualizador e/ou versão Linux, desde que feitas as devidas adaptações.
O procedimento é muito simples. Criamos um script que usa configurações estáticas. Logicamente, este programa requer VirtualBox instalado e funcionando, com o aplicativo vboxmanage devidamente configurado. O apt-get resolve isso na maioria dos casos em distribuições Debian (ou baseadas em Debian). Também requer máquinas virtuais criadas e previamente configuradas. Lembre-se de que o usuário que cria as VMS é o único que poderá controlá-las. Aqui no site tem muita dica boa sobre criação e administração de VMS (inclusive na linha de comando), e na internet tem mais uma pá de coisas muito boas (inclusive em inglês), portanto, não mencionarei esses procedimentos aqui. Pouco provável o contrário, mas os programas "su" e "update-rc.d" também devem estar instalados. O interpretador de comandos que eu usei foi o bash.
Considerações:
1. Como usuário root do sistema, grave o arquivo/script no diretório /usr/local/bin";
2. Com o arquivo/script gravado, dê permissão de execução a ele com o comando:
# chmod +x /usr/local/bin/nome_do_script
3. Crie um link simbólico desse arquivo para o diretório "/etc/init.d":
# ln -s /usr/local/bin/nome_do_script /etc/init.d
4. Atualize a lista de programas iniciados no boot com o comando:
# update-rc.d nome_do_script defaults
Para ser mais prático, e considerando que a intenção é rodar esses comandos no boot/desligamento, você também poderia gravar/criar o arquivo/script em "/etc/init.d". Eu preferi fazer um link simbólico. Usar o usuário root para gravação do arquivo/script é uma atitude não obrigatória, fica a seu critério (logicamente, há implicações decorrentes). Dependendo das configurações das VMS ou/e da capacidade de processamento/carga do seu servidor, isso pode atrasar um pouco a inicialização ou desligamento da máquina. Perceba que todas as VMS têm o mesmo dono.