Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Shell-Script: Usando mencoder para capturar vídeos da placa BT878

17 de Novembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 177 vezes

Este é um código infalível para gravar vídeos do vídeo-cassete usando a placa BT878 e gravando em uma qualidade similar a de um DVD. Vamos explicar ponto a ponto até chegar ao resultado final.

Antes de rodar o script configure a entrada de som usando o comando alsamixer, ativando na sessão de gravação os itens CD (se a saída interna da placa está ligada a entrada CD-IN da placa de som, se for outra entrada, escolha a entrada correspondente) e a capture.

O input é 1 pois é a entrada composite da placa de TV. O amode=0 é porque o áudio só sai se for mono (estranho). O normid=9 para saída em PAL-M. As opções width, height, contrast, saturation e brithness são para fazer um ajuste na imagem, que pode ser reajustada conforme a sua conveniência. O device é o dispositivo.

A captura de som é feita por alsa, daí a opção alsa:adevice=hw.0,0, que escolhe a placa de som a ser capturada. A opção -vf crop=330:230,scale=640:480 faz um recorte na imagem para tirar bordas indesejadas e redimensiona para o tamanho VGA (640x480).

Por fim utilizou-se o mp3lame para codec de áudio definindo bitrate de 192 kbps e qualidade máxima (q=0) e xvid para codec de vídeo com passagem única e rápida. Tudo isso a uma taxa de quadros de 29,97 fps.

Para usar o script apenas indique como argumento o arquivo de saída. Prepare a aparelhagem, rode o script e solte a fita. Para parar pressione Ctrl + C.

Claro que este script pode ser aperfeiçoado, inclusive para gravar da TV ou definir uma limitação de tempo ou tamanho de arquivo, pois o mencoder é bastante versátil.

É isto aí, em breve tem mais!


Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/script/Usando-mencoder-para-capturar-videos-da-placa-BT878

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.