Tenho um servidor de mídia com cerca de 2 TB de arquivos e precisava manter/criar uma réplica desse servidor para o caso de uma pane. E, claro, precisava manter os arquivos sincronizados.
Tentei algumas soluções, como rsync, mas este demorava muito e se fosse colocado no cron acontecia de encavalar vários processos do rsync. Tentei também usar o inosync, mas alguns arquivos de cache geravam problemas. Então criei esse script que deve ser colocado no /etc/init.d e rodar como serviço.
Basicamente ele roda com prioridade baixa, não afetando o desempenho do servidor. Pode fazer o sincronismo para vários servidores ao mesmo tempo beneficiando-se do cache de leitura do disco, e ainda impede que vários processos de rsync sejam encavalados. Em meu ambiente um arquivo leva cerca de 5 minutos para ser replicado para o outro servidor, mas esse valor ainda pode ser melhorado. A única ressalva é fazer com que o servidor origem se autentique no destino através de troca de chaves. Altere as variáveis de acordo com o teu ambiente.
Shell Script: Replicação de arquivos
22 de Maio de 2013, 0:00 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 92 vezes
0sem comentários ainda