Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog de Vicente Aguiar

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Feed RSS Compartilhando idéias e informações que vão da economia, meio ambiente à tecnologia. Tudo isso com uma mistura de arte e política que são "remixadas" pelo meu universo particular .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

USP adota o Noosfero para desenvolvimento de pesquisas e de uma rede social acadêmica

21 de Setembro de 2012, 0:00, por Desconhecido

 

A Universidade de São Paulo (USP) fortalece a cada dia o uso e desenvolvimento do software Noosfero: a plataforma livre para redes sociais, criada pela Colivre e adotada em diferentes regiões do Brasil e do mundo.



Projeto Noosfero Lança nova versão 0.38.0 "Enáuenês-nauês"

6 de Agosto de 2012, 0:00, por Desconhecido

O Noosfero é uma plataforma web para redes sociais e redes de  economia solidária na internet que integram ferramentas como blog, portfólio online, CMS para sites, RSS, fóruns, Chats, eventos e compartilhamento de ideias no mesmo sistema!

Além disso, o Noosfero é um projeto de software livre, desenvolvido pela Colivre junto com a contribuição de uma comunidade  de  desenvolvedores que garantem o lançamento de novas versões todos os  meses. Abaixo seguem as novidades da versão 0.38.0 - denominada de  "Enáuenês-nauês"  em homenagem a uma grande comunidade indígena brasileira.



Banco do Brasil adota rede social própria para serviço de Internet banking

30 de Julho de 2012, 0:00, por Desconhecido

Pioneirismo nacional? Depois de ter migrado boa parte da sua infraestrutura de TI para software livre, o Banco do Brasil (BB) anunciou nesta sexta-feira 29 uma nova versão seus canais de autoatendimento e internet banking, tendo como base o conecieto de uma rede social.



Redes Sociais com software livre Noosfero serão temas de várias atividades no FISL 13

24 de Julho de 2012, 0:00, por Desconhecido

O Noosfero, a plataforma livre, desenvolvida no Brasil, será tema de várias atividades na 13ª edição do Fórum Internacional Software Livre (fisl13) em Porto Alegre, entre os dias 29 de junho a 2 de julho de 2012. 

Ao todos serão sete atividades que abordaram desde casos de uso, encontro da comunidade e até mesmo um debate que relaciona o desenvolvimento de plataformas livres e federadas para colaboração na internet como uma estratégia para o desenvolvimento do país!



Cooperativas participam de formação na Argentina para intercooperação no Mercosul.

13 de Julho de 2012, 0:00, por Desconhecido

Cooperativas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai participaram, na Província de Buenos Aires, de um processo formativo ligado ao Projeto PROCOOPSUR da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM).  Essa iniciativa foi financiada pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e  tem o objetivo de promover processos de intercooperação entre cooperativas ligadas aos países do Mercosul.



Nova vitrine virtual do Noosfero fortalece empreendimentos solidários

4 de Julho de 2012, 0:00, por Desconhecido

Na solução livre Noosfero para redes socais e de economia solidária, a opçãodo Perfil Empreendimento, destinada ao gerenciamento de negócios na Internet (e-commerce), está cada dia mais madura. E, de concreto, o que melhorou? Entrou no ar, neste 15 de dezembro de 2011, a nova vitrine virtual dos empreendimentos que possibilita uma melhor visibilidade para os produtos, mais facilidade de comunicação entre empreendimentos e clientes e, assim, maior capacidade de vendas, fortalecendo o comércio justo e solidário.



Empresa Espanhola cria alternativa livre para Google Trasnlator

4 de Julho de 2012, 0:00, por Desconhecido

A ideia da empresa é disponibilizar no mercado internacional de TI uma alternativa em software livre  para os sistemas proprietários como o Google Translator e o Babel Fish do Yahoo. Para isso, eles estão realizando parcerias com Universidades e Empresas em todo mundo, incluindo no Brasil.



Inscrições abertas para o III BlogProg em Salvador

14 de Abril de 2012, 0:00, por Desconhecido

Coloquem na agenda: o  III Encontro Nacional de Blogueir@s ocorrerá em Salvador, Bahia, nos dias 25, 26 e 27 de maio. O evento reunirá cerca de 500 ativistas digitais de todo o país! 

A programação foi definida na reunião da comissão nacional no dia 24 de março. Os contatos já foram feitos, mas nem todos os convidados confirmaram a presença. Segundo a comissão organizadora, o III BlogProg dará maior espaço para as oficinas autogestionadas – os interessados devem apresentar sugestões de temas e de debatedores até 4 de maio e ficam responsáveis pela iniciativa.

Também haverá maior espaço para reuniões em grupo com o objetivo de intercambiar experiências, fazer o balanço das atividades no último período e traçar os próximos passos da blogosfera.



Depois da SOPA, entenda porque o Brasil precisa se emancipar quando o assunto é produção de Tecnologia para Internet

10 de Março de 2012, 0:00, por Desconhecido

Uma das grandes reflexões que ficaram meio que "ocultas" no debate em torno dos projetos de Lei SOPA e PIPA, apresentados nos EUA, está muito além da questão dos diretos autorais e da publicação de conteúdo digital da internet. Sendo bem direto, uma das oportunidades trazidas pelo debate em tornos desses projetos está associada ao motivo pelo qual a aprovação de uma lei nos EUA impactaria tanto, de forma imediata, aqui no Brasil.   

No dia 17 de fevereiro de 2012, o site do Instituto Humanitas Unisinos – IHU publicou uma entrevista comigo, onde aproveitei a oportunidade para colocar essa questão [1] em pauta:

A SOPA e todas as leis que estão sendo debatidas nos Estados Unidos em relação ao conteúdo na internet acabam mostrando uma fragilidade: o quanto nós, brasileiros, somos dependentes tecnologicamente das soluções que são oferecidas nos Estados Unidos. “Hoje, do ponto de vista da produção tecnológica, existe um nível de desigualdade muito grande, porque a maioria da infraestrutura que garante o funcionamento da internet é dos Estados Unidos.



#SOPAblackoutBR: Brasil se mobiliza contra projeto de lei nos EUA que ataca a liberdade na Internet

16 de Janeiro de 2012, 0:00, por Desconhecido

No dia 18/01/12 diversos sites, blogs e redes sociais irão aderir ao #SOPABlackoutBR e ficar indisponíveis como forma de protesto!

Motivo: mostrar às autoridades Brasileiras e as grandes corporações a posição da sociedade brasileira em relação ao "SOPA" nos EUA e demais práticas, normas, medidas judiciais e leis que ameaçam a liberdade na Internet no mundo e no Brasil.