UNEB de Conceição do Coité Realiza mais um SIPE/NEI
25 de Fevereiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaPara integralizar e disseminar os conteúdos vistos em sala de aula será realizado no Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia-UNEB de Conceição do Coité nos dia 02 a 05 de março, a apresentação de mais um Seminário de Pesquisa-SIPE e Núcleo de Estudos Interdisciplinar-NEI do curso de Letras. Segundo os alunos de Vernáculas Gildevam Moreira e Monica de Oliveira há uma boa expectativa para esteSeminário.
No término de cada semestre acadêmico o colegiado do curso de Letras do Departamento de Educação de Coité, sempre realiza o SIPE,para testar os alunos e expandir os conteúdos trabalhados em aula.
O aluno Gildevan Moreira Mota que participa pela quarta vez do Seminário ,espera que obtenha uma boa nota,e que realmente absorva o conhecimento a ser passado. Ele ainda argumenta que o aluno deve ter o máximo de cuidado e atenção.
Ainda segundo Gildevan, o qual irá apresentar seu trabalho na modalidade de comunicação, afirma também que os professores dão orientações não somente no momento da escolha do tema, mas também na apresentação das atividades.
Já para aluna do 4º semestre Mônica Oliveira Souza,que também irá apresentar na forma de comunicação seu artigo, vai analisar contos de Machado de Assis e de Dalton Trevisan,e afirma também que o momento de exposição do conteúdo é mais tenso em relação a preparação.
Foto:Léo Santos
Transmissão da Confecom ao vivo
16 de Dezembro de 2009, 0:00 - sem comentários ainda16.12.09 - Transmissão
Assista agora a 1ª CONFECOM
O evento acontece em Brasília até 17 de dezembro de 2009.
A programação completa da 1ª Confecom:
Dia 16 de dezembro de 2009
14h30 – Plenária final (turno I)
19h - Jantar
Dia 17 de dezembro de 2009
9h – Plenária final (turno II)
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Plenária final (turno III)
16h - Encerramento
EDUNEB lança o livro "Perfis do Semiárido"
15 de Dezembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaO livro-reportagem Perfis do Semiárido será lançado no dia 18 de dezembro de 2009, a partir das 19h, no Teatro UNEB, em Salvador. A proposta do Campus XIV da UNEB, em Conceição do Coité, foi registrar numa publicação os textos sobre perfis de pessoas da Região Sisaleira, que foram produzidos, no III Semestre do Curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV.
A professora Nisia Rizzo, coordenadora do projeto, informou que poderá acontecer um lançamento na Região Sisaleira. "Pedi à Editora da UNEB que realizemos um lançamento em Coité, para que possamos convidar as pessoas entrevistadas, a comunidade e familiares dos estudantes", informou Nisia.
Lançamento de 50 livros - “O lançamento coletivo dos livros da EDUNEB potencializa a política da disseminação do conhecimento produzido na universidade”, essa é a intenção do evento, segundo a diretora da editora Nadja Nunes. O lançamento coletivo, que é o resultado do trabalho de toda a equipe da EDUNEB junto com os autores, durante o ano de 2009, acontecerá O evento reunirá o reitor Lourisvaldo Valentim, autores, funcionários da editora e da universidade, estudantes, professores e a comunidade.
Além da cerimônia de lançamento dos cerca de 50 livros, estão previstas outras apresentações. No ano da França no Brasil, a cantora e professora Cris d'Avila, que já publicou um livro pela EDUNEB, mostra o espetáculo: Dans mon île: uma declaração de amor à cultura francesa com interpretações de músicas francesas e canções brasileiras em francês. Completando a programação será realizada uma mostra de esculturas e pinturas de arte afro-brasileiras de Marco Aurélio Luz, Ronaldo Martins e Januária Correia do Patrocínio, no foyer do Teatro UNEB.
Leia também
Assis do PT: Franciscano, Petista, Seguidor de Che e de Lula
Ao completar 45 anos de idade, o líder político do Partido dos Trabalhadores de Conceição do Coité terá seu perfil impresso em publicação da Universidade do Estado da Bahia
UESC faz curso de atualização para radialistas de Ilhéus e Itabuna
26 de Novembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaPaulo Marcos de Ilhéus - A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), realizou um curso de atualização para 87 radialistas de Ilhéus, Itabuna e região.
A capacitação ministrada por professores do Curso de Rádio e TV da universidade atraiu os profissionais das emissoras regionais por apresentar novas temáticas, conceitos e técnicas que possibilitam o entendimento das ferramentas de comunicação e nova linguagem do rádio na "era do conhecimento", ou mesmo como diz Marcus Aurélio na "era do empoderamento freiriano".
O radialista e sindicalista, Elias Reis, é presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e recebeu o certificado de participação no curso nesta quarta-feira (25), na UESC. Ele falou sobre este importante momento de aproximação dos profissionais e a universidade.
Ouça aqui
Nane Albuquerque, professora da UESC, foi quem coordenou o curso de atualização dos profissionais. Ela explica como surgiu esta parceria com os comunicadores.
Ouça aqui
Entrevista: Marcus Aurélio de Carvalho, jornalista, profesor e radialista da Unirr
26 de Novembro de 2009, 0:00 - sem comentários ainda"Seres humanos trocam ideias", diz Marcus Aurélio de Carvalho durante uma palestra na 7ª Semana de Comunicação (Semacom) da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, nesta quarta-feira (25), em Ilhéus-BA.
Para o radialista, jornalista e professor, Marcus Aurélio, o rádio vive a terceira e "nova era". Ele defende que a mudança é na relação entre ouvintes e profissionais do rádio. "Podemos explicá-la com a expressão 'empoderamento dos ouvintes'. Empoderamento era a palavra freiriana - ou seja, utilizada pelo educador Paulo Freire - para definir a liberdade das pessoas de não apenas serem informadas, mas também de informar, participar, interagir e interferir", explicou Carvalho.
Marcus Aurélio de Carvalho na UESC
Veja mais fotos aqui
Entre os meios de comunicação tradicionais, o professor que tem 28 anos de carreira profissional e serviços comunitários, diz que o rádio é o mais adequado para a convivência com as plataformas desse "admirável mundo novo". "Não é por acaso que a participação do rádio no bolo publicitário teve um pequeno, mas sintomático, crescimento nos últimos anos. Não é por acaso que 42% dos brasileiros ouvem alguma emissora de rádio enquanto estão navegando na web", argumenta.
Ainda na palestra ele contou que a Internet criou o rádio e possibilitou o aceleramento desta nova era na relação radialista/ouvinte. Para ele as emissoras que não acordarem para esse fator perderão espaço para as pequenas rádios dos ouvintes.
Para entender mais sobre os pensamentos de Marcus Aurélio de Carvalho e conhecer o trabalho dele equanto professor de rádio ouça a entrevista realizada nesta quinta-feira (26), no Aeroporto Jorge Amado, em Ilheús-BA.
Ouvir a primeira parte da entrevista
Ouvir a segunda parte da entrevista
Baixar toda a entrevista em OGG
Saiba mais
Jornalista, radialista e professor, Marcus Aurélio de Carvalho, além de diretor da Unirr é gerente executivo e apresentador da Rádio Globo (rede). Trabalha em rádio há 28 anos. Atua como gestor no Sistema Globo de Rádio desde março de 2000, quando assumiu o cargo de coordenador nacional de esportes da Rede CBN, da qual também era âncora do programa CBN Total. Em 2003, foi promovido aos cargos de gestor e apresentador da Rádio Globo-Rede.
Tem 19 anos de experiência como professor, palestrante e consultor em projetos de rádio no Brasil e exterior. Desde 1991, promove uma média de 12 cursos por ano em diferentes regiões do Brasil e um curso por ano no exterior, a convite de entidades internacionais de rádio e cidadania. Marcus já deu palestras e cursos em 17 diferentes países. Foi o professor do curso para os funcionários brasileiros da Rádio BBC, em Londres (julho de 2004) e do curso preparatório de radialistas esportivos de língua portuguesa para a cobertura da Copa do Mundo de Futebol 2006, promovido pela Deutsche Welle Akademie (outubro de 2005).
Marcus chegou em Ilhéus na tarde de ontem (25), e embarcou às 10h20 da manhã para São Paulo. A noite apresentará o Quintal da Globo às 20h (horário de Brasília) na Rádio Globo Brasil (SP-Rio-Minhas).
A Unirr
O ano de 2005 tem, para a União e Inclusão em Redes de Rádio (Unirr), um significado especial. Em 9 de janeiro, a ONG completou dez anos de compromisso com a inclusão, capacitação e comunicação democrática. Foi numa segunda-feira, 9 de janeiro de 1995, que Valéria Mendonça, Marcus Aurélio e Albina Ayala começaram a ocupar uma sala nas instalações do estúdio Moinhos Produções, iniciando assim as atividades da comissão que, um ano mais tarde, realizaria a primeira assembléia geral da ONG.
Conheça a instituição no site: www.unirr.org.br
Clique no link abaixo e confira a apresentação realizada no IV Seminário Internacional de Radiojornalismo, no final de outubro. A segunda parte ele também usou na palestra na UESC:
Painel: O rádio em bytes: digitalização, cross media, webradio e podcasting Foto: Luciana Gabardo
Tema (Parte I): Para Botar Amizade no Admirável Mundo Novo
(Formato: PDF. Peso: 223 Kb)
Tema (Parte II): Jornalistas e radialistas na era do ouvinte comunicador
(Formato: PDF. Peso: 1.12 Mb)