"Seres humanos trocam ideias", diz Marcus Aurélio de Carvalho durante uma palestra na 7ª Semana de Comunicação (Semacom) da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, nesta quarta-feira (25), em Ilhéus-BA.
Para o radialista, jornalista e professor, Marcus Aurélio, o rádio vive a terceira e "nova era". Ele defende que a mudança é na relação entre ouvintes e profissionais do rádio. "Podemos explicá-la com a expressão 'empoderamento dos ouvintes'. Empoderamento era a palavra freiriana - ou seja, utilizada pelo educador Paulo Freire - para definir a liberdade das pessoas de não apenas serem informadas, mas também de informar, participar, interagir e interferir", explicou Carvalho.
Marcus Aurélio de Carvalho na UESC
Veja mais fotos aqui
Entre os meios de comunicação tradicionais, o professor que tem 28 anos de carreira profissional e serviços comunitários, diz que o rádio é o mais adequado para a convivência com as plataformas desse "admirável mundo novo". "Não é por acaso que a participação do rádio no bolo publicitário teve um pequeno, mas sintomático, crescimento nos últimos anos. Não é por acaso que 42% dos brasileiros ouvem alguma emissora de rádio enquanto estão navegando na web", argumenta.
Ainda na palestra ele contou que a Internet criou o rádio e possibilitou o aceleramento desta nova era na relação radialista/ouvinte. Para ele as emissoras que não acordarem para esse fator perderão espaço para as pequenas rádios dos ouvintes.
Para entender mais sobre os pensamentos de Marcus Aurélio de Carvalho e conhecer o trabalho dele equanto professor de rádio ouça a entrevista realizada nesta quinta-feira (26), no Aeroporto Jorge Amado, em Ilheús-BA.
Ouvir a primeira parte da entrevista
Ouvir a segunda parte da entrevista
Baixar toda a entrevista em OGG
Saiba mais
Jornalista, radialista e professor, Marcus Aurélio de Carvalho, além de diretor da Unirr é gerente executivo e apresentador da Rádio Globo (rede). Trabalha em rádio há 28 anos. Atua como gestor no Sistema Globo de Rádio desde março de 2000, quando assumiu o cargo de coordenador nacional de esportes da Rede CBN, da qual também era âncora do programa CBN Total. Em 2003, foi promovido aos cargos de gestor e apresentador da Rádio Globo-Rede.
Tem 19 anos de experiência como professor, palestrante e consultor em projetos de rádio no Brasil e exterior. Desde 1991, promove uma média de 12 cursos por ano em diferentes regiões do Brasil e um curso por ano no exterior, a convite de entidades internacionais de rádio e cidadania. Marcus já deu palestras e cursos em 17 diferentes países. Foi o professor do curso para os funcionários brasileiros da Rádio BBC, em Londres (julho de 2004) e do curso preparatório de radialistas esportivos de língua portuguesa para a cobertura da Copa do Mundo de Futebol 2006, promovido pela Deutsche Welle Akademie (outubro de 2005).
Marcus chegou em Ilhéus na tarde de ontem (25), e embarcou às 10h20 da manhã para São Paulo. A noite apresentará o Quintal da Globo às 20h (horário de Brasília) na Rádio Globo Brasil (SP-Rio-Minhas).
A Unirr
O ano de 2005 tem, para a União e Inclusão em Redes de Rádio (Unirr), um significado especial. Em 9 de janeiro, a ONG completou dez anos de compromisso com a inclusão, capacitação e comunicação democrática. Foi numa segunda-feira, 9 de janeiro de 1995, que Valéria Mendonça, Marcus Aurélio e Albina Ayala começaram a ocupar uma sala nas instalações do estúdio Moinhos Produções, iniciando assim as atividades da comissão que, um ano mais tarde, realizaria a primeira assembléia geral da ONG.
Conheça a instituição no site: www.unirr.org.br
Clique no link abaixo e confira a apresentação realizada no IV Seminário Internacional de Radiojornalismo, no final de outubro. A segunda parte ele também usou na palestra na UESC:
Painel: O rádio em bytes: digitalização, cross media, webradio e podcasting Foto: Luciana Gabardo
Tema (Parte I): Para Botar Amizade no Admirável Mundo Novo
(Formato: PDF. Peso: 223 Kb)
Tema (Parte II): Jornalistas e radialistas na era do ouvinte comunicador
(Formato: PDF. Peso: 1.12 Mb)
0sem comentários ainda