Blog destinado a difusão de tecnologias que envolvem Software Livre e para postagens aleatórias sobre tudo que me interessa...
Instalar plugin Aptana no Eclipse 3.5
2 de Abril de 2010, 0:00 - 4 comentários
Bem amiguinhos, hoje me deu a louca de usar o Aptana Studio, mas não estava afim de baixa-lo, já que eu já possuia o Eclipse instalado aqui no meu note (Ubuntu KK 9.10), sendo assim fui baixar o plugin do Aptana... Tive alguns problemas, então encontrei uma forma tosca e fácil de fazer isso.
Antes vamos nos familiarizar com Eclipse e Aptana para quem não conhece... Vejam o que nossa amiga Wikipedia diz a respeito:
Eclipse é uma IDE desenvolvida em Java, com código aberto para a construção de programas de computador. O projeto Eclipse foi iniciado na IBM que desenvolveu a primeira versão do produto e doou-o como software livre para a comunidade. O gasto inicial da IBM no produto foi de mais de 40 milhões de dólares[carece de fontes]. Hoje, o Eclipse é a IDE Java mais utilizada no mundo. Possui como características marcantes o uso da SWT e não do Swing como biblioteca gráfica, a forte orientação ao desenvolvimento baseado em plug-ins e o amplo suporte ao desenvolvedor com centenas de plugins que procuram atender as diferentes necessidades de diferentes programadores.
Com o uso de plugins, pode ser usado não só para desenvolver em Java, mas também em C/C++,PHP e até mesmo Python. |
Aptana ou Aptana Studio é um software open source gratuito para IDE (Integrated Development Environment) desenvolvido em Java que suporta as linguagens CSS, HTML, JavaScript, ScriptDoc, XML e texto comum, embora também seja possível configurá-lo para suportar PHP,Ruby on Rails,Adobe® AIR e Bibliotecas AJAX. É baseado no Eclipse, programa similar que por sua vez desenvolve linguagens de programação.
É distribuído em multiplataforma, ou seja, pode ser rodado em Windows, Linux e Mac OS X. Também é possível se integrar ao Eclipse através de um plugin. |
Legal, partindo do princípio de que você já instalou o Eclipse 3.5 usando o Synaptics, apenas faça isso:
Abra o Eclipse
Vá em Help - Install New Software
Vá em ADD e coloque o endereço do repositório: http://download.aptana.org/tools/studio/plugin/update/studio/
Aguarde alguns segundos e ele vai encontrar o menino... Feito isso siga as instruções (avançar, avançar e avançar...), aceite o contrato e clique em Finish...
Aguarde ele completar o Download e seja feliz...
Caso não tenha o Eclipse instalado, baixe o Aptana Studio no site direto do desenvolvedor: http://www.aptana.org/studio/download
Dúvidas? Manda ai pra gente ver!
Deu certo? Comenta pra gente saber também!
Cairo-Dock com fundo preto - Habilitando efeitos visuais no Ubuntu com placa de vídeo vagabunda do Notebook Positivo
20 de Março de 2010, 0:00 - 16 comentáriosOlá galera! Hoje veremos como habilitar pelo menos algum efeitinho visual no Ubuntu 9.10 mesmo sem possuir uma placa de vídeo maneira.
Meu notebook infelizmente é um Positivo, que deveria se chamar Negativo, pois ele não presta para nada e a empresa que faz ele, menos ainda!!!
O lado bom é que a cada dia que passa aprendo mais coisas no Linux!! hahahahhahha!!
Chega de papo, vamos ao que interessa...
Muita gente (eu por exemplo) gosta do Cairo-Dock, para quem não conhece, ai vai uma palhinha dos sites amigos a respeito:
O Cairo-Dock é um daqueles desklets que simulam o funcionamento da barra do MacOsX, bem ao estilo do Object Dock, do Windows. Nele, você constrói uma barra, com os seus atalhos e ela fica ali no desktop, muito útil. Fonte: http://mudandoparaolinux.blogspot.com |
Bem, já conhecemos o Dock, e possívelmente você já o instalou, se não instalou, abra o Synaptic e escreva cairo-dock e manda instalar tudo que aparece a respeito dele na lista...
Para achar themes mais animadinhos como o que estou usando dê um pulinho no http://gnome-look.org que tem bastante coisa por lá!
Após instalado e tudo mais ele tem que ficar como na imagem acima, ou não... Se infelizmente sua placa de vídeo é uma bosta como minha Sis671 que vem na porcaria do #Positivo seu compiz não vai ficar paquitão com os efeitos maneiros que vemos por ai... vide a imagem de como ficou no meu
Bem temos que resolver isso... tentei de tudo, afinal meu belo wallpaper é branco! Mas nada funcionou!
Coletando informações por ai fui juntando meu quebra cabeças e na cagada acabei descobrindo com um comentário de um cara em um fórum que dizia "Já tentou habilitar o metacity?"... Como não sou nenhum gênio do software livre pesquisei a respeito e eis a solução de nossos problemas:
Abra o terminal e digite: gconf-editor
Depois vá em apps -> metacity -> general
e clique na caixinha que habilita o compositing_manager
Pronto, aguarde uns instantes e você terá transparência real e umas sombrinhas meia boca pra dar uma alegria a sua vida!
Testem ai, se não der certo pode perguntar que farei o possível para responder!
Só pra constar, isso consome um tantinho bom de memória da máquina, no meu caso tenho 4Gb, se o seu é fraquinho não faça...
NOTA: Pra quem estiver curioso, estou usando Ubuntu Studio 9.10 e meu papel de parede com as japas gostosas não está disponível na net, fui eu que fiz (com uma imagem que peguei na net)... O software pode ser livre, mas o papel de parede não! hahahaha!
NOTA: NÃO CUSTA NADA DEIXAR UM COMENTÁRIO PELO MENOS
Revista Espírito Livre
5 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaBem, para quem não conhece, agora vai conhecer a Revista Espírito Livre! Não estou com tempo para falar muito, então veja o que a própria equipe tem a dizer:
A Revista Espírito Livre A Iniciativa Espírito Livre, que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009. A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal. |
Faça o Download das edições em formato PDF! Vale a pena ler...
Revista Espírito Livre - Ed. n #011 - Fevereiro 2010
Revista Espírito Livre - Ed. n #010 - Janeiro 2010
Revista Espírito Livre - Ed. n #009 - Dezembro 2009
Revista Espírito Livre - Ed. n #008 - Novembro 2009
Revista Espírito Livre - Ed. n #007 - Outubro 2009
Revista Espírito Livre - Ed. n #006 - Setembro 2009
Revista Espírito Livre - Ed. n #005 - Agosto 2009
Revista Espírito Livre - Ed. n #004 - Julho 2009
Revista Espírito Livre - Ed. n #003 - Junho 2009
Revista Espírito Livre - Ed. #002 - Maio 2009
Revista Espírito Livre - Ed. n #001 - Abril 2009
Quem gostou comenta, quem não gostou é porque não é um geek!
Configurar a resolução da Placa de Vídeo Nvidia Geforce Fx 5200 no Ubuntu 9.10 [Resolvido]
5 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaNo fim do ano passado publiquei um artigo onde ensinava a configurar a maldita placa de vídeo SIS671 no Ubuntu 9.10, ai o amigo Dennis, que possui uma Geforce Fx 5200 e caiu aqui por acaso (acreditoeu) tinha uma dúvida quanto a instalação da placa dele.
Não possuo uma dessas ai, mas me comprometi a procurar algo a respeito. Para minha surpresa ele encontrou uma solução e compartilhou conosco.
Sendo assim, ai está a solução que Dennis me passou via comentário no artigo:
Resolvido! - Video sis671 no Ubuntu 9.10 - Notebook Positivo
Vide nossa conversa:
[Início da conversa]
Dennis: Amigo, estou tendo o mesmo problema de resolução, que só fica em 800x600. Minha placa de video é nvidia, já tentei instalar o driver proprietário mas não funcionou.
Como posso proceder?
grato
Titão: Esse módulo é específico para as malditas SIS, você tem que ver qual a sua placa de vídeo, não bsta saber que é apenas Nvidia, tem que saber o modelo...
Já experimentou abrir o Gerenciadoe de pacotes Synaptics e escrever no campo de busca a palavra nvidia? Verá que aparecerão mais de 2 tipos de pacotes, clique neles e leia as especificações, lá encontra os modelos compativeis de cada módulo... se não conseguir, me manda um e-mail com o seu problema mais detalhado e com o modelo de sua placa
Dennis: Obrigado pela resposta cara. Então, o ubuntu já vem com um driver mais "genérico" para nvidia. Mesmo eu instalando o proprietário, pelo synaptc, o problema não é resolvido. Aliás, piorou, caiu para 600x400 a resolução. Então, voltei atrás e estou usando o genérico mesmo. Minha placa é GF Fx 5200, aparece certinho quando dou lspci. O monitor que não reconhece... será que não é esse o problema, ao invés da placa de video?
Algumas coisas que já tentei (após matar o gdm): dpkg-reconfigure xserver-xorg. Não adiantou nada.
E, Xorg -configure, que gera um xorg.conf.new, que eu copio como xorg.conf para a pasta /etc/X11/
Também não adiantou nada. Será que o 9.10 sequer usa o xorg.conf?
Eis a sulução dele!!! Dennis:
Olá amigo, obrigado pela atenção. Já resolvi o problema. Fiz o seguinte:
matei o gdm: sudo stop gdm
gerei um xorg.conf automaticamente: Xorg -configure
movi o xorg.conf.new criado para /etc/X11/xorg.conf
adicionei as seguintes linhas:
Section "Monitor" Section "Screen" |
obrigado novamente pela atenção
[Fim da conversa]
Sendo assim, não sei se isso resolve todos os problemas do mundo com relação a essa placa, como por exemplo habilitar recursos especiais do Gnome, mas pelo menos você poderá usar uma resolução bem mais agradavel! Caso o amigo Dennis queira me mandar mais detalhes de como esta a usabilidade da placa dele eu posto aqui com o maior prazer!!!
Termino o artigo agradecendo novamente ao Dennis que compartilhou seu conhecimento e que tenho certeza que vai ajudar muita gente por ai!
Se alguém tiver dúvida posta ai que tenteremos resolver juntos!
Instalando JDownloader no Ubuntu
16 de Novembro de 2009, 0:00 - 44 comentáriosPara quem não conhece o JDownloader, vejam o que a wikipedia diz:
JDownloader é um gerenciador de download de código aberto, independente de plataforma e completamente escrito em Java. Ele simplifica o download de arquivos de servidores One-Click-Hosters como Rapidshare.com ou Megaupload.com - não somente para usuários premium, mas também para usuários que não pagam. Oferece download com multiplas conexões em paralelo, reconhecimento de captcha, extração automática de arquivos e muito mais. Claro, o JDownloader é absolutamente livre de pagamento. Além do mais, muitos sites com link encriptado são suportados - então você cola os links encriptados e o JD faz o resto. Pode-se importar CCF, RSDF e o novos arquivos DLC.
ATENÇÃO!
Tem um tutorial atualizado no blog onde sou colunista:
http://www.ubuntudicas.com.br/blog/?p=2812
Sigam ele que está mais fácil e melhor!!
Pronto, já conhecemos o menino, agora mãos na massa:
1 - Vá no site e baixe o menino: jDownloader (clique no pinguim)
2 - Na mesma página baixe o script de instalação, a não ser que vc seja bonzão de instalar na munheca: Instalador
3 - Vá até a pasta onde baixou os arquivos (o zip + o sh)
4 - Descompacte o zip
(em terminal)
5 - Dê permissão ao script chmod +x jd.sh
6 - Execute o script ./jd.sh
7 - Espera ele atualizar (demora um pouco) e cria um lançador pra ele!
Criando o lançador:
1 - Botão direito no menu
2 - Editar Menus > Internet
3 - Novo Item
4 - Em "nome" coloque jDownloader
5 - Em comando coloque /home/pasta_onde_salvou_o_sh/./jd.sh
6 - Se preferir coloque um comentário
Prontinho, agora é só desfrutar de downloads sem preocupação.
Dúvidas? softwarelivrenow@gmail.com
Um abraço aos amigos do UbuntuDicas!