Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

banner, blog, titao, software livre

 Voltar a Blogadas do ...
Tela cheia

Instalar plugin Aptana no Eclipse 3.5

2 de Abril de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 44 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 6453 vezes

 

 

Bem amiguinhos, hoje me deu a louca de usar o Aptana Studio, mas não estava afim de baixa-lo, já que eu já possuia o Eclipse instalado aqui no meu note (Ubuntu KK 9.10), sendo assim fui baixar o plugin do Aptana... Tive alguns problemas, então encontrei uma forma tosca e fácil de fazer isso.

 

Antes vamos nos familiarizar com Eclipse e Aptana para quem não conhece... Vejam o que nossa amiga Wikipedia diz a respeito:

Eclipse é uma IDE desenvolvida em Java, com código aberto para a construção de programas de computador. O projeto Eclipse foi iniciado na IBM que desenvolveu a primeira versão do produto e doou-o como software livre para a comunidade. O gasto inicial da IBM no produto foi de mais de 40 milhões de dólares[carece de fontes]. Hoje, o Eclipse é a IDE Java mais utilizada no mundo. Possui como características marcantes o uso da SWT e não do Swing como biblioteca gráfica, a forte orientação ao desenvolvimento baseado em plug-ins e o amplo suporte ao desenvolvedor com centenas de plugins que procuram atender as diferentes necessidades de diferentes programadores.

 

Com o uso de plugins, pode ser usado não só para desenvolver em Java, mas também em C/C++,PHP e até mesmo Python.

 

Aptana ou Aptana Studio é um software open source gratuito para IDE (Integrated Development Environment) desenvolvido em Java que suporta as linguagens CSS, HTML, JavaScript, ScriptDoc, XML e texto comum, embora também seja possível configurá-lo para suportar PHP,Ruby on Rails,Adobe® AIR e Bibliotecas AJAX. É baseado no Eclipse, programa similar que por sua vez desenvolve linguagens de programação.

 

É distribuído em multiplataforma, ou seja, pode ser rodado em Windows, Linux e Mac OS X. Também é possível se integrar ao Eclipse através de um plugin.

Legal, partindo do princípio de que você já instalou o Eclipse 3.5 usando o Synaptics, apenas faça isso:

 

Abra o Eclipse

Vá em Help - Install New Software

Vá em ADD e coloque o endereço do repositório: http://download.aptana.org/tools/studio/plugin/update/studio/

Aguarde alguns segundos e ele vai encontrar o menino... Feito isso siga as instruções (avançar, avançar e avançar...), aceite o contrato e clique em Finish...

 

Aguarde ele completar o Download e seja feliz...

 

Caso não tenha o Eclipse instalado, baixe o Aptana Studio no site direto do desenvolvedor: http://www.aptana.org/studio/download

Dúvidas? Manda ai pra gente ver!

Deu certo? Comenta pra gente saber também!


Tags deste artigo: linux software aptana studio plugin eclipse software livre ubuntu

33 comentários

Enviar um comentário
  • 8b9694d3cb9cae85ac766507c8a19a26?only path=false&size=50&d=404Gisele(usuário não autenticado)
    18 de Abril de 2010, 11:16

    aptana

    Gente... preciso de ajuda... eu instalei o aptana e o eclipse... ele aparentemente deu certo, mais não roda os programas... não da nada... nem erro nem acerto...


  • Titão21 minorTitão
    18 de Abril de 2010, 11:52

    Procede

    Amiga Gi, pode ser mais especifica com sua dúvida? postar o erro ou mandar um link com um print da sua tela com o ero e tals... isso se houve algum erro... ou ele apenas nao esta abrindo nada? vc ja instalou os plugins do aptana para php e tudo mais?


  • E14e2821630d3f580df23dc0598411f4?only path=false&size=50&d=404alex(usuário não autenticado)
    27 de Agosto de 2010, 11:25

    mesmo problema

    tou com o mesmo problema da gisele. instalei o aptana no eclipse helios, aparentemente tudo ok, instala tudo e pede para reiniciar o eclipse. faço isso mas aparentemente o aptana nao existe. nao encontrei nenhuma menção nele da IDE inteira.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.