Eu sempre disse que o Home Banking do Banco do Brasil era o melhor. Eu sempre achei muito concisa a apresentação, com uma página inicial personalizável com os links para o que você mais usa bem a mão. Até o pequeno probleminha que o tal do “Teclado Virtual” (em Java) representava não me afetava suficiente para mudar a minha opinião. Mais importante que tudo, funcionava perfeitamente no meu Debian.
Há alguns dias fiquei ainda mais feliz com o sistema, quando substituiram o teclado virtual por uma caixa de texto… Finalmente eu podia digitar a minha senha no bloco numérico do teclado “real”. No entanto essa felicidade acabou hoje…
Hoje tentei acessar a minha conta, como sempre faço nessa época do mês. O acesso era ainda mais importante, já que tenho de fazer uma pequena transferência para saldar uma dívida que vence hoje. Uma transferência entre contas BB resolveria o problema… Mal sabia o que me esperava…
Logo após digitar minha agência e conta recebo o aviso que não foi possível instalar o “Módulo de Segurança”, sugerindo que instalasse o Java, junto com um 0800 caso continuasse com problemas. Liguei às 15:55 e depois de 8 minutos na espera, Luciane me atende. Após as confirmações de agência, conta, etc, eis o diálogo:
BB: O Java está instalado? Eu: Sim (pensamento: obviamente).
BB: Desinstalou e instalou novamente? Eu: (p: não… não estou em Windows.) Sim (menti).
BB: Qual a versão do Internet Explorer? Eu: (p: ahh… ela pensou q eu estava no Windows) Nenhuma, eu uso Firefox.
BB: Firefox… sei… Qual a versão do Windows? XP? Eu: Não. Eu uso Linux (p: isso está ficando chato).
(longos segundos depois…) BB: O senhor precisa instalar o Java então. Eu: (p: ai meu Deus!) Eu já instalei o Java! Tenho a versão 1.6.0.15!
(longos segundos depois…) BB: Mas a última versão é a 1.6.0.17… o senhor precisa atualizar. Como o senhor usa Linux, o senhor não precisa do Módulo de Segurança… é só instalar a última versão do Java e pronto. Eu: (p: pouco provável que faça alguma diferença) Ok… Eu vou instalar o negócio… se continuar não funcionando ligo de volta.
Eu sei… eu sei. Pouco provável que uma sub-sub-sub-versão do Java faça qualquer diferença. Ainda mais considerando que essa versão foi lançada no finalzinho de 2009! E que papo é esse de que “Não preciso do Módulo de Segurança”? Mas, vamos lá…
Muito bem… instalada a versão que o BB quer… Vamos a ligação. Agora são 16:42… fico na espera por mais 9 minutos e sou atendido pela mesma Luciane (espantosamente). Verificações de rotina, dou o número do protocolo de atendimento anterior e eis o curto diálogo:
Eu: Bem, atualizei o Java conforme foi solicitado, mas persiste o mesmo erro. BB: Senhor Pablo, eu vou abrir o chamado para o segundo nível entrar em contato com o senhor por que não temos mais procedimentos.
Eu: E quando eles estrarão em contato? BB: Não sei lhe informar já que é outro setor.
Bem… Longos minutos depois ela me pergunta tudo de novo (qual versão disso, qual versão daquilo, blá, blá, blá), me dá um novo número de protocolo e reafirma que o “segundo nível” vai entrar em contato comigo.
Resultado: não paguei a dívida e resolvi blogar a respeito na esperança que o credor se compadeça de mim e perdoe os juros… Enquanto isso não consigo acessar a minha conta, algo que há apenas 10 dias tinha realizado com sucesso, sem atualizar ou instalar nada.
Pra aderir ao Twitt-speech: BB #FAIL!
Eu volto a blogar sobre isso, se (1) encontrar uma solução independentemente; (2) Voltar a funcionar espontâneamente; (3) Na improvável hipótese de ser contatado por um “segundo nível”. Enquanto isso, se alguém souber a solução, comenta aí!
33 comentários
Enviar um comentárioAtualzação do java
estou també enfrentando o mesmo problema seu, só me dê uma luz sobre o processo para atualizar para a sub, sub, sub versão do java 1.6.0_17 .
Obrigado
E continua ... ...
Mesmos problemas...
Banco do Brasil acesso pelo linux ta osso. Se eles prestassem um pouco mais de atenção, a segurança para os usuarios linux é bem maior que para o ruindows.