Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

viasdefato.com

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Fatos jurídicos que trafegam nas vias da informação: um blog sobre Direito e Tecnologia da Informação


IV Seminário Nordestino de Propriedade Intelectual

27 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Estão abertas as inscrições para o IV Seminário Nordestino de Propriedade Intelectual (SENEPI), que será realizado nos dias 18 e 19 de maio, das 8h às 18h, no Teatro Casa do Comércio, na Av. Tancredo Neves - Pituba.

Tendo como público alvo estudantes e profissionais de Direito, além de escritores, compositores e artistas de modo geral, o evento contará com a presença de especialistas da área debatendo temas de Direito Autoral e Propriedade Industrial.

Os interessados podem se inscrever na sede da Escola Superior de Advocacia da OAB-BA (ESAD), na Rua do Carmo, nº 136, Ed. João Mangabeira, no Campo da Pólvora ou na Faculdade Baiana de Direito, localizada na Rua Visconde de Itaborahy, 989, Amaralina.

Até o dia 31 de abril a taxa cobrada será no valor de R$30; já profissionais terão taxa de R$60. Informações através do telefone (71) 3322-0579. Os participantes do evento receberão certificado correspondente a 20 horas-aula.

Para maiores informações (conteúdo programático, palestrantes etc.), acesse o site: http://4senepi.blogspot.com.



Instalação do Receitanet dá erro no Ubuntu

23 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ao tentar instalar o Receitanet no meu Ubuntu 10.04 LTS (Lucid Lynx), fui surpreendido com a seguinte mensagem de erro:

"The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)"

Felizmente, encontrei a explicação no site Linux-like, num post de um ano atrás, o que mostra que o pessoal da Receita já poderia ter previsto esse problema. 
É necessário instalar uma Máquina Virtual Java compatível, pois a que vem instalada no Ubuntu (10.04 LTS) parece não funcionar. Após a instalação, é preciso selecioná-la como a máquina java padrão a ser usada pelo sistema.

Segue abaixo a forma mais simples de resolver este problema e que funcionou bem para mim:

1 - Instale o pacote sun-java6-jre digitando o comando abaixo no Terminal do Ubuntu (menu Aplicativos > Acessórios > Terminal):

sudo apt-get install sun-java6-jre

2 - Configure o Ubuntu para usar esta máquina java como padrão:

sudo update-alternatives --config java

3 - O sistema irá prover algumas opções, digite o número correspondente a:

/usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java

Tente instalar novamente o Receitanet, conforme as orientações no sítio da Receita.

Explicação: o problema todo está no aplicativo Java usado pelo sistema operacional Ubuntu, que instala, por padrão, a Máquina Virtual Java OpenJDK. Ocorre que o Receitanet requer a utilização da Máquina Virtual Sun Java Runtime Environment (Sun JRE). Isso é um problema pois, ao acessar o sítio da Receita, ele reconhece normalmente o OpenJDK, mas não avisa que o mesmo pode ser incompatível. Entretanto, mesmo reconhecendo o Java do usuário, o sítio da Receita informa o caminho para instalar uma nova máquina virtual Java. O problema é que esse "caminho" leva para o sítio da Sun, que mais complica do que explica. A explicação acima dá mais conta do recado.


Referências:



Argentina quer Linux em PCs do governo

21 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A presidente argentina defende
 o Linux na administração
pública (Foto: Agência Brasil)
SÃO PAULO – O governo federal da Argentina anunciou, neste final de semana, um plano para equipar com Linux até dois terços dos computadores da administração federal e instalações públicas.

O anúncio foi feito dia após o governo local apoiar a Flisol, um festival de incentivo à adoção de software livre por usuários comuns.

De acordo com um porta-voz do governo local, a migração de plataformas proprietárias – notadamente da Microsoft – para distribuições Linux tem como principal objetivo economizar dinheiro público gasto com licenças.

Parlamentares de oposição à presidente Cristina Kirchner disseram ver com cautela a decisão. A oposição local evitou posicionar-se contra o software livre, mas afirmou que a substituição de plataformas deve ocorrer de modo gradual e apenas em áreas onde as distribuições aberta forem comprovadamente mais eficientes que as proprietárias.

A oposição acusou ainda o governo de Cristina de anunciar apoio ao Linux não por iniciativa própria, mas apenas para agradar ao governo venezuelano de Hugo Chávez, um crítico ferrenho da dependência latino-americana de produtos desenvolvidos nos Estados Unidos.

Autoria: Felipe Zmoginski, de INFO Online



Facebook lança novas opções de segurança na rede social

20 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Novas ferramentas procuram informar usuários sobre privacidade e criar novas maneiras de denunciar conteúdos ofensivos

O Facebook lançou nesta terça-feira (19/4) novos recursos de segurança e privacidade para usuários da rede social. As novas funções se encontram dentro de dois novos canais: o Centro de Segurança da Família" (Safety Family Center) e "Relato Social" (Social Report). Por enquanto os serviços ainda não estarão disponíveis em português.

No primeiro, os usuários terão acesso a uma série de vídeos e artigos sobre segurança e privacidade pela navegação no site. O conteúdo está voltado, principalmente, para pais e adolecentes que utilizam o Facebook. A rede social também deve implementar um guia para professores para que eles possam abordar temas relacionados a segurança e mídias sociais dentro de sala.

O Relato Social, por sua vez, deve servir como uma plataforma para que usuários alertem o Facebook e outras pessoas sobre conteúdo ilegal ou ofensivo dentro da rede social. É possível, por exemplo, reportar alguma foto, perfil, página ou grupo que te ofenda pessoalmente.

Um novo recurso chamado "Autenticação de Dois Fatores" também deve ser implementado em breve à rede social. Com ele, os usuários deverão digitar um código de acesso todas as vezes que tentarem se conectar ao Facebook. Assim, a rede social espera evitar acessos não autorizados às contas de usuários.

Fonte: Olhar Digital



Entendendo as redes sociais sob a ótica do xixi

12 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Piadinha... =))



Fonte: Corvo Assassino



Tags deste artigo: tecnologia software livre direito