Câmara torna São Carlos (SP) capital nacional da tecnologia
Osmar Serraglio recomendou a aprovação da proposta.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na quarta-feira (14) o Projeto de Lei 6532/09, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que concede ao município de São Carlos (SP) o título de capital nacional de tecnologia. Como tramitava em caráter conclusivo, a proposta agroa será encaminhada para o Senado, caso não haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara.
Para Lobbe Neto, a cidade merece o título porque possui a maior densidade de profissionais com doutorado do País. "Enquanto a média brasileira é de 1 doutor para cada 5.423 habitantes, em São Carlos este número é de 1 para cada 180 habitantes da cidade", afirmou.
O deputado citou centros de pesquisa, como a Universidade Federal de São Carlos, a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Parqtec, mais antiga incubadora da América Latina, que explicam a alta quantidade de doutores no município.
O parlamentar lembra que São Carlos registra também um dos maiores índices de registro de patentes do País. São 14,5 patentes por 100 mil habitantes a cada ano, quase cinco vezes a média nacional (3,2).
O relator na CCJ, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), recomendou a aprovação do texto. A CCJ analisou apenas a constitucionalidade e a adequação jurídica e de técnica legislativa da proposta.
Íntegra da proposta:
PL-6532/2009
Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Pierre Triboli
Fonte: Agência Câmara
Cidade paulista será nomeada capital nacional da tecnologia
21 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 219 vezes
0sem comentários ainda