Banco Pretende Distribuir Ubuntu Live CD para Evitar Fraudes
Os CDs foram seriam levemente customizados para acessar, através do Mozilla Firefox, o serviço de internet banking do banco. Eles pretendem com isso reduzir consideravelmente os riscos de malwares, spywares e keyloggers.
Fonte: Doses Diárias
A medida se baseia no fato de que os sistemas operacionais derivados do GNU/Linux, a exemplo do UBUNTU, são considerados mais seguros. Achei acertada a escolha do Ubuntu, já que está entre as mais fáceis de usar, comparado com outras distribuições Linux. É a que eu utilizo em casa, inclusive.
Os problemas mais sérios são trojans baseados em Windows. Usar Mac ou Linux pode ser uma opção. Em termos de vírus, o Windows reina soberano: existem 500 mil pragas para o sistema, enquanto o Linux contabiliza algo como 30 mil.
Fonte: Mikko Hyppönen, em entrevista a Caio Terreran do UOL Tecnologia
Pesquisas indicam que o Brasil é o país que mais sofre ataques a bancos pela Internet. Por isso, não seria má ideia distribuir Ubuntu Linux para os clientes de banco brasileiros também. Ainda assim, o elo mais fraco em termos de segurança da informação é sempre o usuário. Por isso, o mais importante mesmo é a educação no uso de tais ferramentas. Recomendo a leitura desse pequeno texto sobre como evitar golpes on-line, disponível no sítio do SERASA.
Para uma leitura mais completa e aprofundada sobre o assunto, uma boa dica é a Cartilha de Segurança para Internet, desenvolvida pelo CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil).
0sem comentários ainda