Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a viasdefato.com
Tela cheia

A verdade sobre o filme Contatos de 4º Grau (The Fourth Kind)

23 de Março de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 726 vezes
Atenção! Contaremos trechos do filme (spoilers). Caso não tenha assistido, sugerimos que assista primeiro.

O filme Contatos de Quarto Grau realmente se baseia em fatos reais? As filmagens em forma de documentário são verídicas? As pessoas que aparecem no filme existem na vida real?

Eu desafio aquele que terminou de assistir ao filme e não correu para a Internet para confirmar a veracidade das imagens ali exibidas e encontrar a resposta para tais perguntas.

Eis a verdade...

Trata-se de um falso documentário! Sinto decepcionar os "believers", mas é tudo parte de uma produção hollywoodiana desse gênero de filme cada vez mais explorado. O interessante é que, quase sempre, a produção de tais filmes se utiliza da Internet como veículo para tentar respaldar os "fatos" narrados na obra. Isso ocorreu, por exemplo, com "A Bruxa de Blair" (The Blair Witch Project), que foi um dos primeiros casos bem sucedidos de marketing viral antecipado através da Internet.

Em "Contatos de 4º Grau" (The Fourth Kind), o diretor nos faz crer que o filme é inteiramente baseado e sustentado por filmagens reais, realizadas durante as pesquisas de uma fictícia Dra. Abigail Tyler (interpretada por Milla Jovovich) na não-fictícia cidade de Nome, Alaska. Curiosamente, essa cidade de fato existe e a origem de seu estranho nome tem duas versões, conforme a Wikipedia. Na primeira versão, ele teria se originado de um erro de leitura, quando um cartógrafo britânico leu a expressão "? Name" como se fosse "C. Nome", escrita por um oficial britânico para marcar no mapa uma região localizada a 19 Km da cidade, então denominada de Cape Nome (Cabo Nome). A outra versão atribui a denominação à fundadora da cidade, Jafet Lindeberg, que teria se baseado numa região próxima à sua cidade natal Kvænangen, na Noruega, chamada de Nome Valley ("Nomedalen" em norueguês).

Entretanto, parece que a cidade é o que há de mais verdadeiro no filme. Isso e também uma série de desaparecimentos e/ou assassinatos que de fato ocorreram na cidade, todos investigados pelo FBI. Inclusive, o filme se aproveita de tais incidentes para dar ainda mais credibilidade à sua história. Os atuais residentes da cidade já estão cansados de responder a ligações perguntando sobre os fatos narrados no filme, declarou a Prefeita Denise Michels. Isso sem contar com o envolvimento emocional que ainda há com tais incidentes pelos habitantes da cidade.

Para tentar embasar ainda mais os supostos acontecimentos do filme, foi feita uma campanha na Internet para criar falsas credenciais profissionais para a Dra. Abigail. Em um site chamado "Alaska Psychiatry Journal" havia a biografia de uma psicóloga com tal nome que teria investigado comportamento do sono na cidade. Já o site www.alaskanewsarchive.com narrava a história de uma Dra. Tyler que se mudara para Nome para realizar pesquisas. Os sites falsos foram tirados do ar após a farsa ser revelada pelo repórter investigativo Kyle Hopkins, do Anchorage Daily News.

Uma questão que nos vem à mente sobre os filmes do tipo falso documentário é se tais campanhas e produções não são verdadeiras fraudes, podendo até resultar em ações judiciais neste sentido. Mas essa discussão fica para uma outra postagem.

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/viasdefato/~3/xVlDHLFyUj0/verdade-sobre-o-filme-contatos-de-4.html

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.