Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a viasdefato.com
Tela cheia

A batalha contra a reprodução indevida de obras na Internet não visa o interesse dos artistas

7 de Abril de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 450 vezes
Sony Music proíbe Beyoncé de postar seus clipes do youtube

A gravadora Sony Music proibiu a cantora Beyoncé de disponibilizar seus clipes no youtube. O selo bloqueou os vídeos postados no canal da popstar no site por infringir direitos autorais. É a primeira vez que uma gravadora adota sanções contra um artista com quem possui contrato. As informações são da "Efe".

No perfil de Beyoncé no youtube é encontrado apenas uma tela negra com a mensagem da Sony explicando a proibição. "Este vídeo tem conteúdos da Sony Music Entertainment, que o bloqueou em seu país por temas de direitos autorais".

Fonte: esquina da música

Isso apenas mostra o que todos já sabiam: a batalha contra a reprodução indevida de obras na Internet não visa o interesse dos artistas, mas sim dos intermediários, que lucram às custas do artista. O artista sequer pode tentar divulgar sua obra por conta própria como vinha fazendo a cantora. Vê-se que ela perdeu praticamente todo controle sobre suas criações, sobre as quais apenas lhe diz respeito uma pequena parcela dos lucros, enquanto a gravadora embolsa a maior parte. Essa é a realidade da maioria dos artistas nesse meio.

A verdade é que, com a evolução da Internet, esses intermediários estão cada vez mais desprestigiados, já que o próprio artista tem ao seu alcance ferramentas simples e baratas de divulgação. É o momento dos autores começarem a "restringir as restrições" contratuais que lhe são impostas, tomando de volta o que é seu de direito. Seria legal ver os contratos com gravadoras virem com uma cláusula BY-NC-SA daqui pra frente!

Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/viasdefato/~3/O2MTS-jpglw/sony-music-proibe-beyonce-de-postar.html

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.