Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Minha rede

 Voltar a planetas
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Planeta do Ubuntu Brasil

11 de Fevereiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Fim do suporte ao Ubuntu 8.10

29 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Email disponibilizado na lista. Tradução parcialmente automatica por falta de tempo. :D

O Ubuntu liberou a versão 8.10 a quase 18 meses atras, em 30 de outubro
de 2008. Tal como acontece com as versões anteriores, o Ubuntu manteve
atualizações de segurança e correções críticas para um período de 18 meses. O período de suporte está
chegando ao fim e o Ubuntu 8.10 vai chegar ao fim da vida na sexta-feira 30 de abril de 2010. Nessa data, o “Ubuntu Security Notices”
não incluem mais informações ou pacotes de atualização para o Ubuntu 8.10.

O caminho para atualização com suporte do Ubuntu 8.10 é através do Ubuntu 9.04.
Instruções e advertências para a atualização podem ser encontradas em
https://help.ubuntu.com/community/JauntyUpgrades. Observe que as atualizações
para a versão 9.10 e superiores só são suportadas em várias etapas, através de
uma primeira atualização para 9.04, em seguida, para 9.10. Ambos Ubuntu 9.04 e Ubuntu 9.10
continuar a ser ativamente suportada com atualizações de segurança e a seleção de correções de erros de alto impacto. Todos os anúncios de atualizações de segurança oficial para Versões do Ubuntu são enviadas para a lista de email ubuntu-security-announce, informações que podem ser encontrado em https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-security-announce.

Desde o seu lançamento em outubro de 2004 o Ubuntu tornou-se uma das mais
conceituadas distribuições Linux, com milhões de usuários em residências,
escolas, empresas e governos ao redor do mundo. O Ubuntu é Software de código-fonte aberto (OpenSource),
não custa nada para baixar, e os usuários são livres para
personalizar ou alterar o seu software para atender suas necessidades.

Possibly Related Posts:




Atenção usuário do Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex)

29 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Se você ainda utiliza o Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex) chegou a hora de atualiza-lo, pois amanhã 30/03/2010 termina o suporte a essa versão, ou seja, não serão mais lançadas atualizações para a mesma.

Os usuários dessa versão são encorajados(palavra estranha) a migrarem para a versão 9.10, mas vale lembrar que esses devem fazer primeiro o upgrade para a 9.04 e depois para 9.10.

A versão 8.10 marcou a comunidade, pois foi a primeira a apresentar o suporte a LiveUSB e a criptografia da pasta pessoal já na instalação.

Abs



Arduino Hack n' Beer (sun)Day foi sensacional!

29 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ontem tivemos o segundo Arduino Hack Day ou, mais precisamente, o Arduino Hack n' Beer (sun)Day - a variação no nome é por conta da cerveja e por ter sido em um domingo. ;-)

Arduino Duemilanove
Arduino Duemilanove

Estiveram presentes:

  1. Álvaro Justen - Turicas (eu)
  2. Pedro Menezes
  3. Oscar Bacelar
  4. Flávio Amieiro
  5. Mariana Bedran
  6. Bernardo Botelho
  7. Henrique Bastos

O objetivo do encontro, assim como do primeiro, é difundir e aprendermos mais sobre o Arduino. No primeiro Arduino Hack Day fizemos uma espécie de piano; nesse dei a ideia de reproduzirmos o sistema de aviso de senha que encontramos em restaurantes: basicamente, esse tipo de sistema necessita de um teclado para que o atendente entre com a senha, um visor para que a senha seja exibida e algum tipo de caixa de som para disparar um aviso sonoro quando uma senha for colocada; esse tipo de sistema é utilizado em várias redes de fastfood para avisar aos clientes quando o pedido fica pronto.

Antes de metermos a mão na massa fizemos um churrasco e teve cerveja. :-)

Churrasco no Arduino Hack n' Beer (sun)Day
Churrasco no Arduino Hack n' Beer (sun)Day

Depois de abastecidos seguimos as seguintes etapas:
  • Planejamento
    Comecei apresentando os componentes eletrônicos que tínhamos disponíveis:

    Então fizemos um brainstorm para listar todas ideias que os participantes tinham para esse projeto. Essas ideias passaram por um filtro para eliminar as impossíveis de serem implementadas (por falta de hardware, falta de tempo etc.); para finalizar o planejamento dividimos as tarefas em categorias, repassamos todas tarefas para verificar se nenhuma faltava e, dentro de cada categoria, priorizamos as tarefas mais importantes.

    Álvaro Justen escrevendo os post-its com as tarefas
    Álvaro Justen escrevendo os post-its com as tarefas

  • Execução
    Tendo as tarefas bem definidas, começamos então a executar o projeto. Tínhamos dois Arduinos disponíveis (meu e do Flávio Amieiro), então nos dividmos em duas equipes para paralelizarmos o processo e maximizar o aprendizado individual. Uma das equipes ficou focada em mostrar a senha no display e outra na entrada de dados (botão) e na parte sonora.

    Equipes implementando o projeto
    Equipes implementando o projeto
    Equipes implementando o projeto
    Equipes implementando o projeto

  • Integração Para finalizar o projeto, as duas equipes se uniram para integrar tanto o software quanto o hardware que criaram.

    Álvaro Justen unificando os componentes eletrônicos
    Álvaro Justen unificando os componentes eletrônicos

  • Final

    Para finalizar, fizemos um vídeo explicando o projeto e demonstrando o sistema criado; tem até making-of no final!

    Infelizmente não temos um esquema elétrico/eletrônico do circuito disponível, mas disponibilizamos o código-fonte no BitBucket - é software livre: baixe, aprenda, aprimore e envie de volta pra gente!

    hg clone https://turicas@bitbucket.org/turicas/arduino_hack_day/

E não pensem que paramos por aí. Depois dessa bagunça divertida, fomos pra casa do Bernardo Botelho estudar Python! Veja mais detalhes sobre o que rolou no grupo de estudos sobre Python do DojoRio.

Gostaria de agradecer a presença de todos, a ideia do Flávio Amieiro de nos encontrarmos ontem e ao Pedro Menezes pelas fotos e pelo vídeo!

Se você não foi e ficou com vontade, não deixe de ir no próximo! Acompanhe meu blog (siga-o via RSS) para mais novidades - como sobrou carne, teremos um outro encontro logo logo. ;-) Aproveite também para ver todas as fotos no Flickr do Pedro Menezes.



Revista Espirito Livre ed. 12

29 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Pedras pelo caminho… batalhas. A gente sempre as encontra. Mais cedo ou mais tarde. Não é e nem seria diferente com a Revista Espírito Livre. Ainda mais quando estamos a completar nosso primeiro ano, não mais um recém-nascido… De qualquer forma, aqui estamos, firmes e fortes, já comprando as velinhas do bolo, com a certeza que ainda há muito a se fazer, muito a mostrar, muito a ensinar, a proporcionar.

Nossa capa ilustra um tema bem polêmico, bem/mal falado, muito discutido e pouco conclusivo. A liberdade na Internet, seja através da liberdade de expressão, seja no uso de softwares e alternativas ainda é alvo de muita discussão. Muitas delas produtivas como esperamos apresentar ao leitor. Para tanto trouxemos como principal entrevistado alguém que conhece bem a internet, Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation, que está no negócio de ligar as coisas: pessoas, ideias, tudo. Um ativista comunitário de tecnologia há quase 20 anos, com foco em inventar novas maneiras de promover a abertura e as oportunidades na Internet. Mark convoca discussões sobre “tudo aberto” em sua cidade natal de Toronto e em todo o mundo. Em sua passagem pelo Brasil neste mês de março para a divulgação do Mozilla Drumbeat, Mark concedeu esta entrevista exclusiva à Revista Espírito Livre, que você confere aqui. Na mesma linha vários de nossos colunistas também atingiram a internet como seu principal foco. Jomar Silva levanta um questionamento interessante: até que ponto a internet é culpada pelas falhas do usuário? Será que a rede tem culpa? Francilvio Alff faz uma análise sobre as restrições feitas pelo dragão chinês em relação a grande rede. Fernando Leme apresenta em detalhes questões sobre DRM – Digital Rights Management. Walter Capanema apresenta ainda um manual de sobrevivência sobre a liberdade de expressão na Internet.

Como convidado especial, o sociólogo Sérgio Amadeu, já conhecido pela comunidade de software livre do Brasil, fala de como a indústria do copyright ataca a privacidade e as redes P2P. Também temos colunista nova na área. Krix Apolinário estará conosco nas próximas edições trazendo ainda mais feminilidade nas discussões já apresentadas aqui na publicação. O time feminino está aumentando…

Cristiano Furtado apresenta as novidades da última versão do Ekaaty Linux, um GNU/Linux feito por mãos brasileiras e um time bem coeso. Farid e Nara, figuras conhecidas nas comunidades onde se encontram designer e ilustradores, trazem um panorama sobre as ferramentas de código aberto para computação gráfica em suas várias óticas. Jorge Augusto e o estreante Fernando Medeiros falam sobre empregabilidade, tema importante que precisa ser recorrentemente mencionado. Leandro Leal Parente termina seu artigo sobre o Jack e Patrick Amorim também finaliza seu artigo sobre o Linux FTDK.

André Farias estreia a seção de quadrinhos com a tira SUPORTE_, que retrata o dia-a-dia de muitos que leem a revista. A agenda de eventos ainda não apresenta tantos eventos e em nossa busca pela web não conseguimos sondar outros além daqueles publicados na seção.

E na próxima edição, de número 13, que para muitos é um numeral amaldiçoado, um símbolo de supertição, sorte e tantos outros predicados, para nós, da equipe da Revista Espírito Livre, e principalmente para mim, será só alegria, uma vitória alcançada.

Baixe aqui.

Agradecimentos a todos os que participaram na edição. Sem vocês nada disso seria possível.

Att,

Abraço a todos!


João Fernando Costa Júnior
Coordenador GUBrO-ES – Grupo de Usuários de BrOffice.org do ES / Iniciativa Espírito Livre / Equipe Bestlinux
Linux User #422133
Ubuntu User #16167

Meu twitter: @AndreGondim

Abraços e boa sorte!! ;)
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe




The Big Bang Theory

28 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O seriado The Big Bang Theory é muito bom, e para mostrar isso, vai três capturas de telas:

Meu twitter: @AndreGondim

Abraços e boa sorte!! ;)
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe




Actualize o OpenOffice para a versão 3.2!

28 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


openOffice 3.2O Open Office é a suite de escritório que vem por padrão no Ubuntu. Tem as ferramentas mais usadas para a sua área, nomeadamente um processador de texto, uma folha de cálculo, uma aplicação para fazer apresentações e uma aplicação de desenho vectorial. O Open Office é, por isso, uma ferramenta indispensável ao utilizador que precisa de fazer trabalhos de escritório, pois consegue satisfazer todas as necessidades substituindo muito bem o tão conhecido Microsoft Office. Apesar de o Ubuntu já ter o OpenOffice instalado por padrão, este não tem a última versão, que tem mais funcionalidades e é mais rápido. Assim, neste artigo explica-se como pode actualizar o OpenOffice para a versão 3.2.


Actualize o OpenOffice para a versão 3.2!



Java e Ubuntu 10.04

28 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Muitos usuários que estão testando o Ubuntu 10.04 estão reclamando que a máquina virtual java não está mais presente nos repositórios do Ubuntu.

Como estamos em época de entrega das declarações de imposto de renda e o programa disponibilizado pela receita exige a máquina virtual da Sun, veja neste vídeo o que aconteceu e como instalar a máquina virtual da.

Caso você tenha instalado outra máquina virtual como a Open JDK, este vídeo também mostra como escolher a máquina padrão para o sistema.


Java e Ubuntu 10.04 from Ivan Brasil Fuzzer on Vimeo.

Recomendo que assistam o vídeo em tela cheia.



Arduino Hack n' Beer (sun)Day

27 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No pós-dojo dessa quinta Flávio Amieiro e eu marcamos de brincar um pouco com nossos Arduinos nesse domingo (amanhã) - o do Flávio chegou há pouco tempo e ele quer fazer algo legal :-)

Marcamos aqui em casa. O espaço é limitado e o número de pessoas também. Veja no final do email como conseguir a sua! Caso alguém não consiga vir amanhã, não se preocupe: a ideia é sempre fazer esse tipo de evento - já estou começando a me organizar pra em abril ou maio fazer algo maior sobre Arduino na UFF, reunindo professores e tal, aí tem como levar a galera toda.

Infra-estrutura que tenho pra brincarmos:

  • Velox 1Mb/s
  • Roteador Wi-Fi
  • Arduino
  • Multímetro (não tá 100%, seria legal se alguém trouxesse um)
  • Muitos componentes (resistores, capacitores, infinitos LEDs de todas s cores possíveis, LCD 16x2, diodos, transistores, buzzers, caixinhas de som, placas-mãe e outras de computador velhas (leia-se que podem ser depenadas) e e outras coisas que eu devo estar esquecendo) - traga o que achar útil
  • N64 com 007, Mario Kart e 4 controles
  • Churrasqueira elétrica
  • Geladeira (com ímãs com telefones de muitas pizzarias)
  • Desktop com monitor de 22"
  • Netbook
  • Post-its
  • Janelas de vidro liso + caneta p/ escrever em quadro branco
  • Ventilador (que não dá muita conta =/)
  • Muita bagunça

O legal seria executarmos um projeto que tivesse certa utilidade pra aprender com ele; tive a ideia de reproduzir um sistema que vejo em várias lojas (Habibs, Parmê, Giraffas etc.): você ganha uma senha e quando sua refeição fica pronta alguém vai lá, digita um número em um teclado numérico, então toca um sinal e aparece o número num visor. A ideia seria reproduzir esse sistema com:

  • Teclado PS/2 para entrada de dados (conversa bem com o Arduino)
  • Buzzer/caixa de som para o sinal sonoro
  • Arduino para se comunicar com os dois caras acima e fazer a "inteligência" do sistema
Tenho todos esses componentes aqui.

Podemos comprar umas cervejas e/ou carne - rola um churrasquinho maneiro.

Se tiver churrasco, podemos começar no horário do almoço (~13h), senão, começamos um pouquinho mais tarde (14-15h).

Pra quem não sabe, moro bem perto do campus de Engenharia da UFF, em Niterói. O campus é esse aqui: http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=en&geocode=&q=Rua+Passo+da+P%C3%A1tria,+156&sll=-22.903539,-43.209587&sspn=0.891835,1.428223&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+Passo+da+P%C3%A1tria,+156+-+Boa+Viagem,+Niter%C3%B3i+-+Rio+de+Janeiro,+24210-240,+Brazil&t=h&z=17
Passarei os detalhes para os que confirmarem.

***ATENÇÃO*** Confirmem presença enviando email diretamente pra mim (alvaro arroba justen ponto eng ponto br).



Na correria… mas sem esquecer da Quinta-Livre

27 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Andam sendo semanas corridas essas últimas. Viagem a trabalho, acabei participando do Encontro Livre em Recife (fato que gostaria de comentar com mais calma), mal acabei de chegar de viagem e já estou partindo para outra.

Muita coisa legal acontecendo com o Ubuntu também, como o projeto do manual, as últimas declarações do Mark Shuttleworth e a nova loja de músicas do Ubuntu, a versão Lucid, etc… mas estas terão que ficar para outra hora. Agora só tenho tempo para lembrar da próxima Quinta-Livre, no dia 1º de abril às 19h. Mais informações: http://www.ubuntu-sp.org/2010/anunciando-a-quinta-livre/

Como sempre, a participação nela está aberta a todos.

Até a volta,

Kemel Zaidan aka Legendario

Post to Twitter



Software Livre é tema do programa Brasilianas.org

26 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O software livre foi tema do programa Brasilianas.org na última segunda-feira, dia 22 de março de 2010. Sinceramente, acho que o programa tratou o tema de forma justa, o que em se tratando de TV (canal Brasil), já me deixa feliz. Pena que tão pouca gente tenha acesso a este canal. Agora é preciso divulgar o programa na internet. E vocês, o que acharam do programa? Deixem comentários com suas opiniões aqui no blog.

Abraços,

Kemel Zaidan aka Legendario

Assista o vídeo abaixo:

Post to Twitter