As pessoas gostam de baixar seus vídeos favoritos do YouTube e outros serviços de stream, para manter uma cópia local deles, não importa o quanto isso seja difícil. Felizmente, no Ubuntu existem muitas ferramentas para fazer isso sem complicações e irei mostrar cinco delas. A boa noticia é que quase todas as ferramentas citadas (exceto YouTube Downloader Script), além do YouTube, oferece suporte a outros sites populares como o Dailymotion, Vimeo, Metacafe, Liveleak, Blip.tv, Break.com e outros.
Conheça cinco maneiras fáceis de baixar vídeos do YouTube no Ubuntu e derivados
Minitube
Quando se trata de trata streaming “convencional” e download de vídeo do YouTube no Ubuntu, nada bate o Minitube. Você pode digitar qualquer palavra-chave, e Minitube lhe dará um fluxo interminável de vídeos para assistir, simples assim. Minitube não usa o Flash Player, o que significa menor consumo de CPU. E claro, você pode baixar vídeos do YouTube na qualidade que escolher com o clique de um botão. O que mais, o Minitube está disponível para download nos repositórios do Ubuntu padrão (para Ubuntu 12.04, Ubuntu 12.10 e Ubuntu 13,04).
apt:minitube
Youtube-dl
Ferramentas de linha de comando são consideradas por muitos usuários improdutivas e nada práticas, mas o Youtube-dl está aí para provar o contrário. O aplicativo é a maneira mais fácil e prática de baixar vídeos do YouTube no Ubuntu. É rápido e ágil, obviamente. E não se engane, ele tem uma gama bastante ampla de funcionalidades. Mas se tudo que você precisa é baixar a versão de melhor qualidade de um determinado vídeo, abra o Terminal e digite: “youtube-dl linkdovideo”. Isso parece complicado? A instalação e informações mais detalhadas do programa podem ser encontradas em nosso post anterior sobre o Youtube-dl.
Gmediafinder
Esse é uma boa alternativa ao Minitube, o Gmediafinder é um programa para encontrar os seus vídeos favoritos do YouTube e depois, fazer o download deles diretamente para o computador. Com ele, você acaba com o incômodo de tentar assistir um vídeo no navegador e não conseguir por causa dos travamentos de plugins, problemas com a internet ou qualquer outro tipo de inconveniente. Além disso, ele conta com um player integrado, o que dispensa trabalho de você precisar utilizar um segundo programa para aproveitar o vídeo baixado.
No entanto, ele não está prontamente disponível na Central de Programas do Ubuntu e por isso, para instalar o Gmediafinder no Ubuntu e derivados, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:s-lagui/ppa
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install gmediafinder
Depois disso, é só começar a baixar vídeos do YouTube tranquilamente.
Movegrab
Esse é uma ferramenta de linha de comando para baixar clipes de vídeo de sites como o YouTube, Daily Motion, Break.com, Vimeo, Blip.tv, Liveleak e outros. Esse aplicativo é outra excelente ferramenta que tem basicamente a mesma finalidade do Youtube-dl. Por conta dessa similaridade, muitos consideram que o Movgrab é uma alternativa superior ao Youtube-dl. O programa é escrito em linguagem C, e, portanto, não requer a instalação de perl, nem rubi, nem python, glib, gtk, qt, GNOME, KDE, X-windows ou qualquer outra dependência
Assim como o Gmediafinder, o Movgrab não está disponível na Central de Programas do Ubuntu e para instalar ele no Ubuntu e derivados, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install movgrab
YouTube Downloader Script
Aqui está um script simples e independente de navegador que irá adicionar um botão de download na página do YouTube, literalmente. Ele permitirá que você baixe seus vídeos favoritos no formato MP4 (HD, Full HD e até 4K é suportado).
Para instalar ele no Firefox você precisa baixar a extensão Greasemonkey para o Firefox primeiro. Depois, basta visitar a página de download do script e instalá-lo.
Já para instalar ele no Chrome/Chromium: Instale primeiro a extensão Tampermonkey. E então, como antes, visite a página de download do script e clique no botão “Install”.
Se você conhece alguma outra opção que permita baixar vídeos do YouTube, coloque nos comentários que ele poderá ser colocado e uma nova postagem sobre o mesmo assunto. Participe!
Compartilhe
Gostou da dica? Aproveite e conte sua experiência nos comentários e se quiser saber informações assine nosso feed, ele está na barra lateral direita do site. Com o feed você receberá as novidades sempre que forem publicadas. Assine e também compartilhe nossas postagens clicando nos botões do Google+, Twitter e Facebook.
Quer mais informações e dicas? Conheça também essas séries:
Edivaldo
Edivaldo Brito é um grande fã de tecnologia, desde sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes e programação, sendo que ultimamente também se tornou adepto dos produtos da maçã. Analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande de fã de sistemas operacionais, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia. Nas horas livres, é mantenedor do blog www.edivaldobrito.com.br.
Website: http://www.edivaldobrito.com.br
Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
blog comments powered byThis entry passed through the Full-Text RSS service - if this is your content and you're reading it on someone else's site, please read the FAQ at fivefilters.org/content-only/faq.php#publishers.
0sem comentários ainda