Para quem ainda não conhece, o FLISOL é o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre, e sempre acontece no último sábado do mês de abril. Este ano ele acontece no dia 25 de abril de 2015.
Como o próprio nome já diz, ele engloba toda a América Latina, e acontece simultaneamente em diversas cidades do continente.
Quem já esteve presente em um FLISOL, certamente já sabe que ele é uma excelente forma de conhecer outras pessoas entusiastas de software livre na sua região.
Além disso, como o próprio nome diz, ele é um festival de instalação de software livre. Assim, não é difícil encontrar pessoas que nunca tiveram contato com o software livre mas que gostariam de experimentar, que estão curiosas para instalar e testar uma distribuição Linux e outros softwares livres em seu dispositivo.
FLISOL sem Ubuntu? Não, obrigado.
Recentemente, um grupo de apóstolos do Richard Stallman deu início a uma campanha para que os coordenadores regionais do FLISOL adotassem uma postura contra a instalação do Ubuntu.
Com isso, resolvi filtrar os principais motivos alegados por eles e esclarecer alguns pontos.
- Ubuntu vem recheado de drivers e softwares privativos em sua instalação padrão
Para quem não acompanha o desenvolvimento do projeto, é possível encontrar o código-fonte dos aplicativos nativos do Ubuntu no Launchpad, a ferramenta de gestão de projetos usada pela distribuição. Dito isso, os drivers proprietários usados como argumento estão inclusos no kernel Linux e acompanham não só o Ubuntu, mas diversas outras distribuições que adotam o mesmo kernel. Ou seja, a menos que você esteja utilizando uma distro com o kernel Linux-libre – que é livre de quaisquer códigos proprietários -, muito provavelmente seu Linux conta com os mesmos drivers distribuídos pelo kernel utilizado no Ubuntu.
- Ubuntu coletava e vendia dados de seus usuários para empresas como a Amazon
O Ubuntu oferece nativamente uma função que ao pesquisar algo por meio do Unity – a interface gráfica que acompanha a distribuição -, ele lhe trará os resultados locais, da sua própria máquina, mas ao mesmo tempo fará uma pesquisa do termo na Amazon e trará produtos relacionados ao termo que buscou.
No entanto, dados dos usuários jamais foram vendidos para empresas. Além disso é possível desabilitar facilmente essa pesquisa por meio do menu Segurança e privacidade > Pesquisa nas Configurações do sistema.
Por fim, deixo o meu apelo: o que consigo enxergar é um grupo de pessoas que está preocupado em atingir uma distribuição específica, deixando de lado outras distribuições que trazem exatamente os mesmos drivers proprietários. Dito isso, não deixe o Ubuntu de lado no FLISOL da sua cidade. Ele tem sido a porta de entrada para muitos usuários no mundo do desktop Linux.
FLISOL com Ubuntu!
Se você está disposto a participar do FLISOL 2015 instalando e configurando o Ubuntu, bem como palestrando ou auxiliando outras pessoas no uso da distribuição, a Comunidade Ubuntu Brasil está disponibilizando o envio gratuito de uma mídia oficial do Ubuntu 14.04.
Para receber, basta preencher este formulário até o dia 06 de abril de 2015: http://goo.gl/forms/YI410SlSlr
E lembre-se: o FLISOL é um evento para promover o uso do software livre. Não deixe a opinião de algumas pessoas ferir a liberdade que tanto se prega no mundo livre. Seja Ubuntu, seja Fedora, seja o que for, respeite.
Um abraço, e até breve!
0sem comentários ainda