Se você usa o virtualizador desktop da Oracle e quer estar sempre com as últimas funcionalidades a sua disposição, veja nesse tutorial como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux.
VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle. Ele pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados, incluindo mas não limitado ao Windows (NT 4.0, 2000, XP, Server 2003, Vista, Windows 7, Windows 8), DOS/Windows 3.x, Linux (séries 2.4, 2.6 e 3.x), Solaris e OpenSolaris, OS/2 e OpenBSD.
Além disso, o programa também é a única solução profissional de alto desempenho que está disponível gratuitamente como software de código aberto sob os termos da GNU General Public License (GPL) versão 2.
Nesse tutorial, você verá como instalar a versão mais recente do Virtualbox no Linux, pois embora não seja garantido, o procedimento abaixo deverá funcionar na maioria das distribuições Linux.
Outros assuntos
- Como instalar a versão mais recente do VMware Player no Linux
- Como instalar o VMware Player 6.x no Linux
Conheça melhor o VirtualBox
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
O aplicativo foi atualizado recentemente e por isso, esse tutorial está sendo republicado com os links atualizados.
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:
uname -m
Passo 3. Se você estiver usando um sistema de 32 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página (opção “All distributions”) e baixe a última versão e salve-o com o nome virtualbox.run:
wget http://download.virtualbox.org/virtualbox/5.0.4/VirtualBox-5.0.4-102546-Linux_x86.run -O virtualbox.run
Passo 4. Se você estiver usando um sistema de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página (opção “All distributions”) e baixe a última versão e salve-o com o nome virtualbox.run:
wget http://download.virtualbox.org/virtualbox/5.0.4/VirtualBox-5.0.4-102546-Linux_amd64.run -O virtualbox.run
Passo 5. Torne o arquivo executável com o comando abaixo;
chmod +x virtualbox.run
Passo 6. Inicie a instalação do programa, com o seguinte comando;
sudo ./virtualbox.run
Passo 7. Siga os passos do instalador e se necessário, responda as questões feitas por ele, que em pouco tempo o programa estará instalado e pronto para ser usado.
Instalando a versão mais recente do VirtualBox no Linux Ubuntu e derivados
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do aplicativo, usando o seguinte comando (para Linux Mint, substitua o “$(lsb_release -cs)” no código pelo codinome do lançamento do Ubuntu que ele se baseia, como trusty, precise, raring e etc):
sudo sh -c 'echo "deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian $(lsb_release -cs) contrib" >> /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list'
Passo 3. Agora instale a chave do repositório usando o seguinte comando:
wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -
Passo 4. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 5. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install virtualbox-5.0
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite virtualbox
em um terminal, seguido da tecla TAB. Já se a sua distribuição suportar, use um atalho para iniciar o programa. Se quiser, você também pode usar o gerenciador de arquivo para executar o programa, apenas clicando em seu ícone, dentro da pasta dele.
O que está sendo falado no blog hoje
Não está aparecendo algo?
Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.
Compartilhe
Gostou da dica? Aproveite e conte sua experiência nos comentários e se quiser saber mais informações assine nosso feed, pois com ele você receberá as novidades sempre que forem publicadas. Assine e também compartilhe nossas postagens clicando nos botões do Facebook, Twitter e Google+, para ajudar a divulgar essas informações. Muito obrigado por visitar o blog e participar dele!Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
blog comments powered by
0sem comentários ainda