Antes de passar a apostila decidi por aqui algo básico do que é o INKSCAPE.
Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo sodipodi no qual teve origem. Trata-se assim de um fork considerado de sucesso.
Utiliza o método vetorial, ou seja, gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo suas coordenadas, de forma transparente ao usuário. Imagens vetoriais têm maior aplicação em desenho técnico ou artístico e são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro, em oposição aos formatos bitmap, pese embora o facto dos formatos vectoriais ainda não possuem capacidade directa para lidar com captação de fotografias em tempo real, pelo que na maior parte das aplicações tecnológicas de captação de imagem, os formatos bitmap ainda são considerados standard.
O Inkscape trabalha nativamente com o formato SVG (Scalar Vectorial Graphics), um formato aberto de imagens vetoriais, nomeadamente, uma subdefinição (DTD) da linguagem XML definido pela W3C. O aplicativo também exporta para o popular formato da Internet PNG e importa vários formatos vectoriais ou bitmap, como por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, entre outros.
Bem acima está um breve texto dizendo o que é este software.
Então para você que está migrando para o Linux, eis uma ferramenta maravilhosa para você esquecer o Corel-Draw ou até mesmo o Photoshop.
Muitos conhecidos na internet usam o inkscape para fazer tirinhas.
Então vamos dar espaço para o Software Livre.
Abaixo segue o link da apostila para você baixar...
Li a apostila e achei ela maravilhosa para quem quer migrar de vez para o Linux.
Fonte: Wikipedia e Br-Linux.
0sem comentários ainda