Vicente Aguiar: Workshop Internacional de Software Livre 2013

18 de Fevereiro de 2013, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Apresentação

Para além das pioneiras comunidades de compartilhamento de software criadas em torno do Unix e da comunidade de hackers do Emacs, o desenvolvimento de Software Livre e de fonte aberta (FOSS) tem crescido exponencialmente, seguindo a popularização e ampla disseminação do uso de computadores pessoais e da Internet. Não apenas as comunidades FOSS se expandiram globalmente, mas também o corpo de literatura a seu respeito, tornando-se extremamente relevante para cientistas e engenheiros da computação, bem como para pesquisadores das ciências humanas.

Na última década, a pesquisa em FOSS consolidou-se em torno de questões como motivações individuais, práticas colaborativas, questões de escala, governança e coordenação de esforços de desenvolvimento, assim como em torno de problemas de economia política envolvendo o estudo de modelos econômicos e formas de mobilização política em torno do Software Livre.
 
Nosso principal objetivo nesse workshop é avaliar o estado da arte da pesquisa interdisciplinar, explorando aspectos técnicos, legais, socioeconômicos e culturais do FOSS. Deteremo-nos sobre os tópicos de pesquisa mencionados, discutindo contribuições recentes à literatura.

Convidamos pesquisadores de qualquer disciplina acadêmica nos tópicos seguintes e assemelhados a submeterem seus artigos:
 

  • - Licenciamento e aspectos legais relacionados, disputas de direito autoral, patentes de software, adequação à GPL, propriedade individual ou coletiva de código;
  • - Engenharia de Software Livre, desenvolvimento de metodologias, métricas de código-fonte e avaliação da qualidade de software;
  • - Estudos culturais, sociais e econômicos envolvendo abordagens qualitativas e quantitativas de comunidades ativistas e de desenvolvimento;
  • - Estudos de caso: análise aprofundada de casos de implementação, migração, sucesso ou fracasso de projetos de FOSS em várias partes do mundo; 
  • - Expansão e transformação do Software Livre em curso: para além do desenvolvimento de software e em direção à Cultura Livre, Hardware Aberto, Open Access, jornalismo online independente e projetos colaborativos baseados na Internet.

 

Sobre o FISL e o WSL

O Workshop Internacional de Software Livre (WSL) é um evento científico que acontece no âmbito do Fórum Internacional Software Livre (FISL). Desde 2000, o FISL é organizado por ativistas do software livre em Porto Alegre, Brasil, e representa uma das maiores e mais importantes conferências de FOSS do mundo.
 
O WSL aceita papers advindos de diferentes tradições disciplinares, oferecendo oportunidade para professores, pesquisadores, estudantes e outros profissionais de apresentarem e discutirem pesquisas originais desenvolvidas em centros de pesquisas, empresas e universidades que usam, disseminam e/ou refletem criticamente sobre FOSS em seus aspectos técnicos, legais, socioeconômicos e culturais.

Informações para os Autores

   - Os papers devem ser escritos em Inglês, Português ou Espanhol
   - Os papers devem conter no máximo 20 páginas impressas, incluindo resumo, figuras e referências
   - As submissões devem ser feitas em PDF (utilizando o template da SBC: http://tux.gseis.ucla.edu/template_SBC/)
   - Os papers devem ser enviados por email a luisfelipe/*/arroba/*/ucla.edu
 
Os papers serão avaliados por pareceristas acadêmicos com experiência de pesquisa em FOSS, considerando seu conteúdo técnico e relevância para o workshop. Todos os papers aceitos serão publicados nos anais do WSL e estarão disponíveis em um repositório aberto contido na página da comunidade WSL (http://softwarelivre.org/wsl) sob a licença Creative Commons Attribution 3.0 unported (CC-BY-3.0).
 
Para os papers redigidos em co-autoria, os autores deverão definir um apresentador para o WSL. O apresentador receberá um código promocional para registrar-se gratuitamente no FISL. Despesas de hospedagem e acomodação não serão pagas pelo FISL ou pelo WSL.

Datas Importantes

   - Prazo para submissão dos textos:
     Dias 20 de fevereiro de 2013
     
   - Divulgação dos papers aceitos:
     Dia 29 de abril de 2013
     
   - Fórum Internacional Software Livre (FISL), Porto Alegre, Brasil
     De 3 a 6 de julho de 2013 
   
   - Workshop Software Livre (WSL), Porto Alegre, Brasil
     De 4 a 5 de julho de 2013
 

Comitê Organizador

Coordenador Geral

   Carlos D. Santos (Universidade de Brasilia, Brazil) 

Coordenador de Programa

   Luis Felipe R. Murillo (University of California, Los Angeles, USA)

Coordenador de Publicações e Organização Local

   Paulo Meirelles (Universidade de Sao Paulo, Brazil) 

Coordenadores de Publicidade

   Imed Hammouda (Tampere University of Technology, Finland)
   Gregorio Robles (Universidad Rey Juan Carlos, Spain)
   Rafael Evangelista (Universidade Estadual de Campinas, Brazil)
   Veronica Xhardez (Flacso/CONICET - SoLAr, Argentina)
   Yuri Takhteyev  (University of Toronto, Canada)

 

Mais informações: http://softwarelivre.org/wsl



Lucas Rocha: Firefox for Android Talk in London

15 de Fevereiro de 2013, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Chris and I will be giving a talk about Firefox for Android next Friday on the 22nd of February at the London Mozilla Space. Join us to learn a bit more about the current state of Firefox for Android and our plans for 2013.

We’ll talk in detail about how we run Gecko on Android, the past and future UI iterations, our graphics/rendering platform, and more!

The schedule is pretty simple. The doors will be open at 18h30 and we’ll start at 19h. The talk will be followed by free drinks and pizza in our community space. Interested? Register now at the event page. Hope to see you next week!



Og Maciel: Castálio Podcast: Luciano Ramalho: Oficinas Turing

5 de Fevereiro de 2013, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

imageUm dias destes eu estava procurando documentação sobre umas coisas da linguagem python quando me deparei com uma apresentação do Luciano Ramalho, o entrevistado deste episódio deste episódio. O que me chamou atenção não foi nem tanto a qualidade do material ou a didática do mesmo, mas sim o fato do autor ser brasileiro E por ter feito tudo em inglês. Claro que, se você vive no Brasil e trabalha ou convive com quem trabalha com python, o nome do Luciano não lhe deve ser estranho. Mas para mim, que moro há 21 anos no exterior, foi uma descoberta super maneira!

Quanto mais eu pesquisei sobre ele, mais animado eu ficava em conhecer “a pessoa por trás dos slides” das apresentações “Python: Encapsulation with Descriptors“ e “Iterators & generators: the Python Way”. Mais gostoso ainda foi descobrir que estas apresentações são inéditas no público brasileiro e serão apresentadas na PyCon americana este ano! Durante nosso bate-papo, o Luciano me contou como que foi a criação da Associação Python Brasil, quais foram seus primeiros objetivos e como foi o seu primeiro mandato como presidente da mesma. Também discutimos sobre os vários frameworks que existem para quem quer ser programador web com python, alguns fatos interessantes sobre o ZopePloneFlask, e Web2Py, e quais delas ele recomenda para quem está iniciando no mundo de programação.

Para quem estiver interessado a aprender a programar, o Luciano também oferece cursos online na Oficinas Turing para iniciantes e programadores com mais experiência, como “Objetos Pythonicos” e “Python para quem sabe Python”.

Por último falamos sobre o Garoa Hacker Clube (fotos), um HackerSpace que ele criou em São Paulo com uma proposta bem interessante: um espaço onde você pode ir para conhecer gente interessante e aprender a programar, usar tecnologias recentes como Arduino e Rasberry Pi usando a metodologia “mão na massa”, e para quem virar sócio, sua própria chave para usar o espaço/laboratório qualquer hora do dia!

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]



Vicente Aguiar: WikiSalvador 2.0 - encontro de voluntários, fãs e usuários da Wikipédia na Bahia

31 de Janeiro de 2013, por Desconhecido - 0sem comentários aindaWikiSalvador 2.0

O movimento Wikimedia Brasil e a Wikimedia Foundation vão organizar, no domingo, dia 03/02, e segunda, dia 04/02, WikiEncontros no Digitália 2013, em Salvador.

Durante o encontro, será apresentado o  Projeto Wikipédia na universidade, onde professores e estudantes ao redor do mundo inteiro estão contribuindo para a melhoria da Wikipédia, e realizaremos um mutirão de edição da Wikipédia e um café de debates sobre cultura livre, cultura da permissão e do remix. Voluntários do movimento Wikimedia, editores novos e experientes, bem como interessados e curiosos em geral são muito bem-vindos. Quem nunca editou e quiser conhecer como faz terá oportunidade de ouvir dicas de voluntários e conhecerá mais da comunidade em torno dos projetos Wikimedia no Brasil. Com debates e atividades práticas de edição, o encontro quer contribuir para o crescimento do conhecimento livre e da comunidade.

São diversos os projetos abrigados pela Wikimedia Foundation. Além da já conhecida Wikipédia, Wikibooks, Wikiversidade, Commons, Wikivoyage são alguns dos outros projetos desenvolvidos por comunidades do movimento Wikimedia. Participe!

  • Local: Teatro Vila Velha, na sala Mário Gusmão.
  • Data e horário: 03 de fevereiro (domingo), das 14h às 18h,

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Encontros/WikiSalvador_2.0



Vicente Aguiar: Digitália 2013: Salvador será a capital mundial da música e da onda digital!

25 de Janeiro de 2013, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

 

De 01 a 05 de fevereiro (pré-carnaval) de 2013, Salvador será também a capital mundial da música e da onda digital, pois sediará a segunda edição do DIGITALIA – Festival/Congresso/Observatório Internacional de Música e Cultura Digital. Esse grande evento articula diversas iniciativas do Brasil e do Mundo que relacionam o campo da música às novas tecnologias da informação e da comunicação, notadamente aquelas conformadas pela chamada Cultura Digital! Serão conferências, mesas redondas, workshops e, claro, muita música!!

Confira abaixo parte da programação...

 

Conferências 01/02 (Sábado)

Palco | 19h30 às 20h30 - Mesa de Abertura

  • Gilberto Gil
  • Albino Rubim (SECULT/BA)
  • Derrick de Kerckhove (McLuhan Program)
  • Márcio Meirelles (TVV)
  • Nelson Pretto (FACED/UFBA)
  • Oona Castro (Wikimedia)
  • Vinicius Pereira (ABCIBER).

Palco | 20h30 às 21h15 - Conferência de Abertura

“McLuhan and The Digital Culture: (Fore)Sight, Sound and the Fury”.

Derrick de Kerckhove (McLuhan Program/Univ. Napoli):

 

Conferências 03/02 (Domingo)

Cine-Teatro | 9h às 10h30 | Conferência

  • “Tecnologías de la Información y las Músicas del Mundo”; - Xavier Serra (Univ. Pompeu Fabra/Barcelona) 
  • “La cultura libre, las guerras tranquilas y las armas silenciosas” - Martin Groisman (Univ. Buenoas Aires) – ; Mediador: Javier Bustamante (Univ. Complutense de Madrid).
  • “O Futuro da Internet no Brasil: Marco Civil, Tratados Internacionais e Outros Temas” - Ronaldo Lemos (FGV-Rio).

 

Emicida, Original Olinda Style e Daganja no Digitalia!

Emicida e Banda (completa) se apresentam no #Digitalia2013, na Concha Acústica, em 5 de fevereiro. O artista também convida Rael da Rima para o show e faz desconferência no Digitalia. Autogestão da carreira, “faça você mesmo” e i

emicida

niciativa são termos sempre associados a Emicida. Ele participaou de vários festivais, a exemplo do Coachella, Sónar, Black2Black e Montreux.

O Original Olinda Style vai reunir no palco da Concha Acústica dois dos mais expressivos grupos da cena pernambucana. Pela primeira vez em Salvador, Eddie e Orquestra Contemporânea de Olinda tocam juntos, num show que promete ser histórico.

Nome emergente do rap nacional, o artista baiano DaGanja prepara um show especial para a festa do Digitalia. Soul, dub, samba e ritmos caribenhos se misturam às batidas pesadas do rap, conformando uma musicalidade que já transcendeu as fronteiras do seu estado. 

 

Festa Digitalia 2013

Concha Acústica do TCA

05 de fevereiro de 2013 – 17 h

Emicida e Banda + Rael

Original Olinda Style (Eddie + Orquestra Contemporânea de Olinda)

Daganja e Convidados

Ingresso: troca por um livro infanto-juvenil, na bilheteria do TCA, a partir de 29.01,  das 12 às 18h.

O Digitalia é organizado pela comunidade Audiosfera — uma rede social dedicada à relação entre música e cultura digital, tendo como âncora o grupo de pesquisa de mesmo nome, hospedado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia — e tem o patrocínio de: Fundo de Cultura da Bahia (por meio do edital “Projetos Estratégicos em Cultura”), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Governo da Bahia e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).



Lucas Rocha: New Blog Design

25 de Janeiro de 2013, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

New year, time for a long overdue design refresh on my blog! The new WordPress theme that I’ve been slowly working on is now live. Here are some quick notes about the making of it.

Design

The main goal of the new design is to bring focus to the content, nothing else. My main source of inspiration was definitely Opoloo’s Squirel Park blog. You’ll notice quite a few similarities in terms of content structure. Other relevant sources: Signal vs. Noise, Simon Foster, and Ian Storm Taylor.

Typography

The new theme uses FF Tisa Web Pro, FF Tisa Sans Web Pro, and Futura PT. Tisa has a subtle modern character without getting on the way. I love it. The fonts are served by Typekit. Their Personal plan is not that expensive and I got to choose the fonts from a fairly large library.

Implementation

My previous WordPress theme had some serious issues: it was full of weird hacks, looked broken on certain browsers, and wasn’t responsive at all. The new theme is based on Bootstrap and adapts the content for different screen sizes nicely. Responsive images are implemented using picturefill. Some DB caching is done on the front page using WordPress’ Transient API. I’m using the Hypercache plugin for an extra performance boost.

Comments

I decided to disable comments as part of the switch to the new theme. I usually don’t get a lot of value from them anyway. Also, I don’t feel like spending any time moderating comments anymore. You can always find me on Twitter and Google+ if you got something to add or discuss.

The source code of the new theme is available on Github. Enjoy!



Lucas Rocha: Featured bug #2 in Firefox for Android

23 de Janeiro de 2013, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Before bringing up the next featured bug, it’s probably a good time for a quick update on the state of Firefox for Android’s coding community. Long story short: we have never had as many coding contributors as we have now! Here’s what some of them have been working on.

Sriram Raghuraman implemented a “set wallpaper” context menu option for images in web content. Greg Roodt added mouse wheel scrolling support. Mark Capella fixed a handful of bugs in different parts of our UI. Alex Nagacevschi implemented preliminary support for RTL content in Reader Mode. Ian Patterson fixed some weirdness in how downloaded images are named. Ravisankar Sivasubramaniam fixed  a bug on our input handling when switching tabs. And the list continues!

Want to have your name on this list? Here you go: bug 807990 is our second featured bug. It’s about a small but very useful feature in Reader Mode: adding a double-tap gesture to scroll the article a “screenful” distance. You’ll be mentored by yours truly. I’ve just added some background information to the bug report to get you started. Comment on the bug to take it!

I strongly recommend joining us on IRC (irc.mozilla.org #mobile) to get some support on setting up your development environment.



Og Maciel: Castálio Podcast: Fabiano Fidêncio: Red Hat

23 de Janeiro de 2013, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

image

Para o primeiro episódio de 2013 eu tive o prazer de entrevistar o Fabiano Fidêncio, recém contratado pela Red Hat! Durante nosso bate-papo o Fabiano conta como que ele aprendeu a programar “de verdade” na ProFUSION e como que de usuário GNOME, ele se transformou em desenvolvedor quando começou a trabalhar no GNOME Boxes e libosinfo pelo Google Summer of Code. Sua participação neste projeto foi muito interessante, já que ele teve de aproveitar um código base escrito por uma pessoa da Red Hat e refatorar para que ficasse mais limpo e genérico, algo que não é super fácil de fazer. O projeto acabou virando mais que um hobby, e devido ao seu trabalho o Fabiano acabou sendo contratado para trabalhar na Red Hat a partir de março! Não vou revelar qual o projeto que ele vai trabalhar (você vai ter de escutar o episódio), mas além de trabalho novo, ele também vai se mudar do Brasil para uma cidade européia, onde cerveja é mais barato que água!

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]



Vicente Aguiar: USP e Fundação Blogoosfero realizarão oficina para uso do Noosfero

12 de Janeiro de 2013, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fundação Blogoosfero, STOA, TIE-Brasil e USP promovem oficina para usuários das rede sociais livres Blogoosfero e STOA que adotam a plataforma Noosfero, desenvolvida pela Colivre. A oficina será no dia 23 de janeiro de 2013, na sala 2 do CEC (Centro de Ensino de Computação, Bloco B, IME-USP), que tem 35 computadores e capacidade para 54 pessoas sentadas.

Horário: das 9h às 18h. Entrada gratuita, Participe!



Fábio Nogueira: Traduzindo o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

3 de Janeiro de 2013, por Desconhecido - 0sem comentários ainda


Já estão abertas as traduções da próxima versão do Ubuntu, o Raring Ringtail 13.04!

Como líder da equipe de tradutores da Ubuntu Brasil, esta não é a primeira (e nem será a última) convocação para esta tarefa tão importante e fundamental para deixar o nosso querido Ubuntu 100% Português do Brasil! Aproveito agora para tirar algumas dúvidas a respeito de todo o processo:

Como faço para ajudar nas traduções?

- Simples! Primeiro convido você a conhecer um pouco melhor sobre o Time de Tradução, acessando a nossa Wiki (http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeTraducao). Nela você conseguirá sanar muitas dúvidas a respeito de todo o processo! Não se esqueça de se registrar no Launchpad e assinar a lista de discussão dos tradutores. ;)

Onde estão os pacotes a serem traduzidos?

- Para ter acesso aos pacotes com strings sem tradução, basta acessar o seguinte link do Launchpad:

https://translations.launchpad.net/ubuntu/raring/+lang/pt_BR

Se eu tiver alguma dúvida sobre algum termo, como devo proceder?

- O nosso time, bem como outras equipes de tradução como a do GNOME, XFCE, KDE, etc… utilizam os seguintes dicionários de termos:

Não se esqueça de levar a sua dúvida também para a lista de discussão dos tradutores. Ela pode ser de outros também… ;)

Mesmo depois de tanta informação, continuo com dúvidas. Quem pode me dar um “help”?

- Além de tirar suas dúvidas na lista de discussão, eu e o Tiago Hillebrandt estamos à disposição para resolver qualquer problema.

Ah… mas eu não sei traduzir. Existe outra forma de ajudar a comunidade e principalmente os usuários do Ubuntu aqui no Brasil?

- Claro que tem! Basta conhecer os outros Times do Ubuntu Brasil e assim ajudar do jeito que puder! Acesse http://www.ubuntu-br.org/participe e… participe! ;)

Até a próxima!

TwitterFacebookGoogle ReaderGoogle GmailShare