Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Software livre Brasil

Minha rede

 Voltar a planetas
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Planeta do Gnome Brasil

11 de Fevereiro de 2010, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Gustavo Noronha (kov): II Encontro Nacional de Dados Abertos

24 de Novembro de 2013, 18:50, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Semana passada ficou curta, deixei de fazer um bocado de coisa que queria e apertei o passo em outras pra conseguir passar os dois últimos dias da semana em Brasília no II Encontro Nacional de Dados Abertos, organizado pela SLTI do Ministério do Planejamento e pelo escritório brasileiro da W3C. Valeu à pena!

Em 2010 eu comecei pra coçar uma coceira pessoal com um projeto para coletar e dar melhor visibilidade ao gasto dos parlamentares mineiros com as chamadas verbas indenizatórias. O resultado foi o softwae com nome-código “Montanha”, que era composto de duas partes: 1) um web scraper que entrava em cada uma das milhares de páginas que tinham os dados com uma grande granularidade e os colocava num banco de dados 2) uma aplicação web que exibia os dados em tabelas e gráficos para facilitar a leitura.

Mais pra frente resolvi renomear o projeto para ‘Olho Neles!’ pra ficar mais amigável e registrei um domínio* (http://olhoneles.org/). Em razão desse trabalho eu fui convidado para falar no primeiro ENDA, que aconteceu em 2011, mas infelizmente não deu certo a viagem para Brasília e eu acabei sendo representado pelo Marcelo “metal” Vieira, contribuidor do projeto, que por sorte estava por lá. Fui novamente convidado agora e dessa vez deu certo!

Eu apresentando o olhoneles

Eu apresentando o Olho Neles! foto da Raquel Camargo

A abertura foi muito boa e contou com o presidente da ESAF – Escola de Administração Fazendária, onde aconteceu o evento – que fez um primeiro discurso com um alto grau de auto-crítica governamental. Começou por falar que governo bom é governo que apanha de manhã, de tarde e de noite – o que ele acha que é essencial para manter a administração pública constantemente preocupada com a melhoria e para o quê os dados abertos tem muito a contribuir. Depois afirmou que a Receita Federal é uma instituição de excelência, que recolhe impostos muito bem, mas que falta muita qualidade no gasto dos recursos angariados por ela; “não podemos passar a conta das nossas ineficiências para a sociedade sempre”, disse ele, dando um tapa de luva no próprio governo.

Depois fomos para o evento. Eu confesso que inicialmente suspeitava que o evento seria uma série de palestras falando de projetos com lançamento no futuro, mas fui positivamente surpreso: muitas pessoas estava lá para mostrar suas iniciativas já em funcionamento, com dados já disponibilizados, até mesmo seguindo um princípio de não perseguir o ótimo que é inimigo do bom. Mais de uma apresentação teve um slide com uma variação de “publish early, publish often”, claramente inspirado no “release early, release often” d’A Catedral e o Bazaar, que é uma das pedras fundamentais do pensamento hacker. Alguns citaram o primeiro Encontro Nacional de Dados Abertos como marco inicial das suas iniciativas.

Outra coisa que eu senti é que a maioria das iniciativas não foi algo fortemente institucional – algum tipo de planejameto e definição estratégica sempre era citado, é verdade, e a adequação à Lei de Acesso à Informação certamente teve um papel importante, mas as iniciativas que iam além da mera compliance me deram a clara impessão de terem partido das áreas de tecnologia, com vontade fazer acontecer. Nunca é demais ser lembrado que no serviço público há muitas dessas pessoas que amam fazer acontecer, sou feliz de ter conhecido várias até hoje =).

E conhecer gente foi como sempre o ponto alto do evento pra mim. Apesar de eu não ter feito tudo que queria – acabei deixando de contribuir com a ideia de uma cryptoparty durante o evento, acabei ficando sem assistir à BR080 no final das contas e perdi alguns debates que eu achava importantes – não fiquei muito tempo sem estar com pessoas interessantes, com boas ideias e papo que acrescentou muito pra mim. Tive mais contato com o pessoal do ônibus hacker, do grupo transparência hacker, o que foi muito interessante e proveitoso pra mim.

A minha apresentação (slides em PDF, slides em ODP) correu sem maiores problemas, tirando que eu fiz a apresentação sem meus óculos que estão sem uma das asinhas – fiquei com medo de ninguém conseguir prestar atenção no que eu estava falando por ficar incomodado com os óculos tortos. Fiquei um pouco mais nervoso que o normal de não conseguir sentir o que as pessoas estavam pensando =P.

A recepção foi boa, fiquei feliz de saber que o representante da ALMG gostou de ter um projeto utilizando o trabalho deles de expor os dados através de web services (o que simplificou muito o código do coletor da ALMG no olho neles). Também fiquei feliz de saber que a Câmara Municipal de SP já tem web services para as verbas indenizatórias – taí uma tarefa fácil pra contribuir com o Olho Neles! ;)

Durante a apresentação do representante do Senado, que parece ter uma relação bem estabelecida com o grupo Transparência Hacker, inclusive, fiquei sabendo um pouco mais sobre LexML e sobre as ferramentas que tem sido usadas para ajudar a automatizar o processo legislativo, como o LexEdit, e torná-lo mais transparente. O Jean Ferri, que foi o moderador da sessão me deu alguns detalhes de como funciona a coisa toda e eu fiquei bem impressionado, não achei que estivesse tão avançado assim.

Enfim, fiquei muito feliz de ter sido convidado e de ter participado, muito obrigado à SLTI do Ministério do Planejamento e ao escritório brasileiro do W3C pela iniciativa, keep ‘em coming!

* .org sem .br porque nossas políticas de registro de domínio são blergh e exigem que você seja uma organização formalmente registrada para registrar org.br



Fábio Nogueira: Como configurar o modem Huawei E173 no Ubuntu

24 de Novembro de 2013, 15:21, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Quem não teve problemas com o modem Huawei modelo E173 no Ubuntu, que atire a primeira pedra! Salvo nas versão anteriores a 12.04. ;)

A solução é utilizar o Sakis3g, um arquivo shell script que configura diversos modens (Modem, modems ou modens?? – Discussão sobre esse plural vai longe, o importante é que você entenda!). Infelizmente o www.sakis3g.org está fora do ar há tempos, mas ainda tenho a sua última atualização deste pra lá de útil script. Você irá baixá-lo diretamente da minha conta no Dropbox!

Para baixar e configurar o Sakis3g, abra o seu terminal e digite os comandos:

wget https://www.dropbox.com/s/tqsh09v748wtnv4/sakis3g.gz
echo "dda70fd95fb952dbb979af88790d3f6e sakis3g.gz" | md5sum -c
gunzip sakis3g.gz
chmod +x sakis3g
sudo ./sakis3g --interactive

Chegou a hora da configuração!

Sakis3g - 1

Logo em seguida, será exibida a tela de configuração do Sakis3g. Clique em “Connect with 3G”.

Sakis3g - 2
Agora escolha a opção “USB device”.

Sakis3g - 3
Nesse caso, por se tratar do modem HUAWEI, selecione a opção “HUAWEI Mobile”.

Sakis3g - 4
Ele automaticamente identifica a operadora do serviço, selecione então a mesma e clique em OK. Caso queria customizar a conexão com a sua operadora, basta clicar em “Custom APN”.

Sakis3g - 5
No caso da Claro, basta o usuário é claro e

Sakis3g - 6
e a senha também é claro.

Sakis3g - 8
Pronto! Modem conectado a internet com sucesso!

Eu nunca testei com outros modens, sugiro um teste e ao invés de selecionar HUAWEI, escolha o seu modelo na lista de modens do Sakis3g.Um outro detalhe importante: Na bandeja do sistema, não aparece nenhum ícone de conexão! (Vide imagem logo abaixo)

Sakis3g - 9

Espero que tenha ajudado. ;) Até a próxima!



Fábio Nogueira: Numix: Tema GTK e ícones

19 de Novembro de 2013, 15:03, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Mais uma vez chegou a hora de deixar o seu Ubuntu mais “biíto” :) É hora de conhecer o tema Numix, para GTK e ícones!

Clique para ampliar

Instalação

Para instalar, abra o terminal e digite:

sudo add-apt-repository ppa:numix/ppa
sudo apt-get update

Pronto! Adicionado o PPA do Numix ao repositório! Para instalar apenas o tema GTK, execute:

sudo apt-get install numix-gtk-theme

Para instalar apenas o tema de ícones do Numix:

sudo apt-get install numix-icon-theme numix-icon-theme-utouch

Pronto! Agora é só habilitar utilize o gnome-tweak-tool, a ferramenta de ajustes do GNOME.

Ps.: No Unity, utilize o Ubuntu Tweak, Unsettings ou Unity Tweak Tool para ativar!



Fábio Nogueira: Fórum Goiano de Software Livre

14 de Novembro de 2013, 14:18, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Para você que estará em Goiás entre os dias 29 e 30 de novembro, não pode perder este evento! A 10ª edição do Fórum Goiano de Software Livre juntamente com o 1º ERI – GO (Escola Regional de Informática de Goiás), um fórum para pesquisadores, professores, alunos e profissionais de Computação e áreas afins cujo objetivo principal é fomentar a troca de ideias e experiências através de palestras, workshops, minicursos e laboratórios.

O evento acontecerá na Faculdade de Tecnologia SENAC – Goiás – Av. Independência, N° 1002, Vila Nova. Goiânia-GO (Próximo ao Terminal Praça da Bíblia)

Para maiores detalhes, acesse o site do evento!



Fábio Nogueira: Tema de ícones Moka

14 de Novembro de 2013, 13:43, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Tá bom! Você gostou do Pacifica mas gostaria de experimentar coisas novas? Que tal o tema de ícones Moka?

Moka é um tema de ícones que utiliza o estilo minimalista, geometria simples e muita cor. Com o objetivo de ser um dos ícones mais completos dos temas disponíveis, Moka fornece um ícone para muitas aplicações Linux.

Para instalar, é super fácil! Abra o seu terminal e digite:

sudo add-apt-repository ppa:snwh/moka-icon-theme-daily -y
sudo apt-get update && sudo apt-get install moka-icon-theme moka-icon-theme-symbolic moka-icon-theme-extras -y

Pronto! Para ativar, utilize o gnome-tweak-tool, a ferramenta de ajustes do GNOME.

Ps.: No Unity, utilize o Ubuntu Tweak, Unsettings ou Unity Tweak Tool para ativar!



Fábio Nogueira: Tema de ícones Pacifica

26 de Outubro de 2013, 15:39, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

É hora de deixar o seu Ubuntu / Ubuntu GNOME ainda mais bonito! Além dos famosos ícones Faenza e também do Moka (ambos ensinarei posteriormente como instalar), agora é hora de conhecer o Pacífica.

Pacifica Icon Theme

Existem dois processos de instalação, o manual e através de PPA.

Instalação manual

Faça o download do arquivo zipado através do site do seu mantenedor, e descompacte a pasta Pacifica no diretório /home/user/.icons ou /usr/share/icons.

PPA

Este é o método mais fácil, indicado para os novos usuários! Adicione o PPA Oficial através do Launchpad, executando os seguintes comandos no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:fsvh/pacifica-icon-theme
sudo apt-get update
sudo apt-get install pacifica-icon-theme

Ativando o tema de ícones Pacifica

Ubuntu

Para ativar o tema, instalando manualmente ou através de PPA, se faz necessária a instalação pacote unity-tweak-tool, uma forma mais fácil de otimizar o Unity. Para instalar o mesmo, abra o seu terminal e execute:

sudo apt-get install unity-tweak-tool

Depois de instalado, basta executá-lo e ir em Aparência, Ícones e selecionar o Pacifica.

Ubuntu GNOME

Através da Ferramenta de ajustes (gnome-tweak-tool), que já vem instalado por padrão no seu Ubuntu GNOME, clique na seção Tema e depois na lista de ícones, escolha o Pacifica!

Até a próxima!



Vicente Aguiar: Rede Social baseada em Noosfero é premiada no Japão

22 de Outubro de 2013, 17:46, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Colivre

Da Bahia, do Brasil para o Mundo! Um ambiente pedagógico que usa o Noosfero para promover a interação de professores e estudantes de pelo menos dez países foi premiado com o “Excellent Workshop Award” do Canvas Workshop Collection, evento realizado em 2012 no Japão. É o World Museum Project, rede coordenada pelo professor japonês Yoshiro Miyata com a proposta de estimular o poder criativo e a liberdade de expressão de crianças e adolescentes.

Segundo Miyata, World Museum Project é uma “rede mundial de pessoas interessadas em atravessar fronteiras culturais e geracionais para criações colaborativas que possam ampliar visões e aumentar paixões”.  Reúne usuários do Japão, Austrália, Taiwan, Hong Kong, Filipinas, Rússia, Grécia, Espanha, Estados Unidos, Honduras, entre outros países.

Com ferramentas básicas de criação, a rede permite o desenvolvimento de diferentes tipos de projetos, como animações, obras de arte e histórias. Tudo de forma compartilhada e conectada para propiciar um ambiente de aprendizagem criativa.

Yoshiro Miyata é professor da Universidade de Chukyo e pesquisa ambientes e teorias de aprendizagem. Realiza oficinas interculturais em escolas, museus e comunidades no Japão e em outros países.

 



Jorge Pereira: OpenWRT – Primeiros Passos!

18 de Outubro de 2013, 14:27, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

OpenWrt

Recentemente boa parte do meu trabalho ou talvez 95% do tempo tem sido com a plataforma OpenWRT, e tem sido feito diversos hackings, melhorias e afins. pretendo ao decorrer do tempo livre desenvolver materiais falando sobre o assunto desde como montar um “Media Center” utilizando seu roteador de internet a outros diversos hacks!! ;)



Lucas Rocha: “Mozilla on Android” talks in London

14 de Outubro de 2013, 10:20, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Mark Finkle and Margaret Leibovic are flying to London next week to attend Droidcon and the Mozilla Festival. So we thought it would be a good opportunity to give a series of tech talks on the present and future of Mozilla products and web platform on Android in our London MozSpace.

We’ll be talking about Firefox for Android, our beloved mobile browser; GeckoView, the upcoming API for embedding Gecko in Android apps; the latest add-on APIs to extend Firefox for Android; as well as some cool demos of Mozilla’s runtime platform and developer tools for Open Web apps on Android.

The talks will be followed by free drinks and pizzas in our community space. Interested? Register now at the event page.

And by the way, if you’re attending Droidcon this year, I’ll be giving a talk covering some of the most interesting technical details behind Firefox for Android.

Hope to see you next week!



Vicente Aguiar: Inscrições abertas para cursos de disseminação do Cirandas.net no Recôncavo Baiano

27 de Setembro de 2013, 10:01, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

 

Estão abertas as inscrições para os cursos de disseminação e fortalecimento da plataforma Cirandas.net na região do Recôncavo baiano.

As aulas são voltadas para estudantes, profissionais, integrantes de empreendimentos de economia solidária e interessados no tema.

Entre os tópicos abordados estão as possibilidades oferecidas pelo Cirandas.net, que permite o desenvolvimento de sites para empreendimentos de economia solidária, com lojas online e vitrines virtuais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente nos locais de realização das oficinas ou pelo email cursocirandas@colivre.coop.br.

Os cursos são uma realização da Colivre, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com fomento do Fundo de Cultura/Secretaria de Cultura da Bahia.



Tags deste artigo: gnome planet planeta