Fábio Nogueira: Feliz 2013!

2 de Janeiro de 2013, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Ano novo… e novidades: Seja bem vindo Ubuntu Phone OS!

Um vídeo vale mais que mil palavras! ;)

TwitterFacebookGoogle ReaderGoogle GmailShare



Lucas Rocha: Featured bug #1 in Firefox for Android

7 de Dezembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Keeping a list of good first bugs for new contributors is a common practice in some large open source projects. e.g. the Mozilla community marks these bugs with “good first bug” and the GNOME folks tag them with “gnome-love” in Bugzilla. The problem with these lists is that they tend to grow very quickly and become overwhelming to go through­—which kind of kills their original purpose of helping new contributors to find a task to get started.

I’d like to start a little experiment. What if we feature only one good first bug every other week? Featured bugs will have an assigned mentor and some initial overview of what has to be done. The effort to decide if you’re up for the task then gets much smaller, right? And if you don’t have time to work on the current featured bug, you can wait for the next one, no problem!

So, here we go: the first featured bug is bug 774309, mentored by Brian Nicholson (bnicholson). This bug is about adding support for Android’s voice search in Firefox. Brian has provided some initial code pointers in the bug. Interested? Just add a comment to the bug to take it. I strongly recommend joining us on IRC (irc.mozilla.org #mobile) to get some support on setting up your development environment.



Lucas Rocha: Humanufaturas

5 de Dezembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Tiago Rocha, my brother, has just released his first album, Humanufaturas! Humanufaturas is a delightful album. It’s sophisticated without sounding complicated.

You can download (and listen to) the complete album for free on the website. Spread the word about it! And while at it, why not donate any amount to help the project move forward? Go!



Og Maciel: Castálio Podcast: Julian Fernandes: Ubuntu BR SC

3 de Dezembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Demorou mais chegou!!! Devido a problemas pessoais eu infelizmente fiquei um pouco sem tempo para agendar as minhas entrevistas, mas te garanto que foi super difícil para mim deixar de publicar a cada 2 semanas. Mas nada como um pouco de tempo para colocar a vida de novo nos trilhos, e eu quero agradecer a todos que me enviaram mensagems de apoio aqui, por e-mail e pelas várias redes sociais que uso!

Então, para celebrar a nossa volta, quero dedicar este episódio ao André Gondim, que há um ano atrás nos deixou de uma forma tão súbita! O André foi parte da vida de muitas pessoas, e na minha opinião, a “cara” do Ubuntu no Brasil!

O convidado deste episódio é o Julian Fernandes, um dos criadores e mantenedores do Ubuntu BR SC, um dos sites mais visitados pelos usuários de Linux (e não só usuários do Ubuntu Linux, diz o Julian) brasileiros buscando notícias ou tutoriais para dar uma “perfumada” em seus sistemas ou configurar algum dispositivo ou serviço! Com uma média de 8 a 10 mil visitantes por dia, o Ubuntu BR SC conta com uma equipe super dinâmica que está sempre adicionando conteúdo ou respondendo os comentários e perguntas de seus visitantes.

Durante nosso bate-papo conversamos sobre como que o site Ubuntu BR SC nasceu, quais as ferramentas e tecnologias que são usadas, quem são os integrantes da equipe responsável pela geração e seleção de artigos, e quais os planos para 2013 (dica: grandes surpresas por vir em janeiro!!!). Também falamos sobre seu gosto por música (depois cheque o canal que ele tem no Youtube com algumas de suas apresentações, incluindo ele tocando Knocking on Heavens Door), o fato dele ter parado a universidade para trabalhar no site, seu Top 5, e como que vocês podem ajudar a manter o site no ar!

Escute agora: [MP3] [Ogg] [AAC] [Youtube]



Fábio Nogueira: Ajuste seu Unity com o Unsettings!

2 de Dezembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Unsettings é um programa de configuração gráfica para o Unity, que permite alterar algumas configurações do mesmo. Ele só pode alterar as configurações de usuários, ou seja, você não pode usá-lo para alterar as configurações globais ou fazer qualquer outra coisa que necessite dos privilégios de root! Então use e abuse. ;)

Você pode usar o Unsettings para alterar os temas GTK, ícones, cursores e gerenciadores de janela. Ele não realiza a instalação de novos temas. :(

Além de aplicar as configurações, o Unsettings permite que você salve tais configurações, para que assim você possa facilmente realizar o backup das definições ou copiá-las para uma conta diferente.

Algumas telas do Unsettings:

 

 

Para realizar o download do Unsettings, existem duas maneiras:

1) Através de PPA:

Abra o terminal e digite:

sudo add-apt-repository ppa:diesch/testing
sudo apt-get update
sudo apt-get install unsettings

2) Manualmente através do download do arquivo .deb de instalação:

unsettings_0.08ubuntu1_all.deb

Lembro que o Unsettings é BETA! Caso encontre algum bug, relate-o através do bugtracker do Launchpad.

Até a próxima!

TwitterFacebookGoogle ReaderGoogle GmailShare



Fábio Nogueira: A Byte of Python (Em português)

29 de Novembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Voltado para iniciantes, o livro A Byte of Python foi escrito por Swaroop C. H. Sua finalidade é ser um tutorial para pessoas que têm vontade de aprender a programar mas ainda não conhecem nenhuma linguagem. Segundo o autor, “se tudo o que você sabe sobre computadores é como salvar arquivos de texto, então este livro é para você.”. A edição traduzida contempla as mudanças trazidas pela versão 3.x de Python.

Versões para download:

Fonte: Site do Rodrigo Amaral

Parabéns a todos os envolvidos na tradução. Até a próxima!

 

TwitterFacebookGoogle ReaderGoogle GmailShare



Vicente Aguiar: O Guerreiro

27 de Novembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Guerreiro*

Guerreiro é quem ainda acredita em sonhos
e luta contra o irrealizável das utopias,

Guerreiro é quem vive na carne
a arte das fantasias de ideais,

Guerreiro é quem consegue sair das ruas
e ocupar o picadeiro da vida!

Guerreiro é Anselmo Serrat que sobrevive
da fantasia de fazer circo na Bahia.

Guerreiro é Glauber Rocha que viveu na carne
a poesia e a dor de parir o baiano cinema novo.

Guerreiro é o espetáculo novo
da companhia Picolino de arte circense.

Guerreiro que inspira no poeta quase morto
a liberdade ainda viva e pulsante!

Salve então Guerreiro! Salve Picolino! Salve Glauber Rocha!


Salvador, 16/11/2012.

* Verso que "improvisei" após assistir o novo espetáculo da Companhia Picolino em Salvador. 



Fábio Nogueira: GNOME Shell 3.7.2

25 de Novembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Foi liberado há poucos dias o GNOME Shell 3.7.2! Com mais de 20 encantos visuais, além diversas correções de bugs, não posso deixar de mencionar o seu maior (e novo) recurso: O suporte para provedor de pesquisa!

Por ter várias mudanças, não será possível apresentá-las aqui, mas sinta um pouco desta nova versão assistindo o vídeo:

 

Vídeo por Alex Bill

Até a próxima!

TwitterFacebookGoogle ReaderGoogle GmailShare



Fábio Nogueira: FASOL – IV Fórum Amazônico de Software Livre

9 de Novembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Neste mês de novembro o que não falta são os eventos de Software Livre! E nesta segunda (12/11/2012) até a quarta (14/11/2012) você está convidado para o IV Fórum Amazônico de Software Livre, o FASOL!

O Fórum é um evento promovido anualmente pela Comunidade OpenTapajós sempre em parceria com diversas instituições de ensino, ONGs, empresas e os governos municipal, estadual e federal, além da sociedade civil organizada.

A Comunidade OpenTapajós, instituição sem fins lucrativos, acredita no potencial social, econômico e tecnológico do “Software livre” para o desenvolvimento da região amazônica e procura através do FASOL promover a democratização no uso da tecnologia da informação através de tecnologias livres.

O FASOL, tem o objetivo de, esclarecer a comunidade sobre o Software Livre e sua utilidade, através de palestras e minicursos, mesas redondas, workshops e exibição de filmes. Nas palestras, mostraremos um panorama político e técnico sobre o uso do software livre, a fim de mostrar uma melhor forma de contribuição para o desenvolvimento tecnológico e social na região.

O Fórum Amazônico é um importante evento para o desenvolvimento da região, principalmente no Pará, se destacando no cenário nacional pelas participações consistentes através de Minicursos, palestras e outros métodos de ensino, de Profissionais Qualificados e conhecidos no Brasil e no Mundo por sua grande contribuição com o software livre no desenvolvimento das diversas áreas de atuação.

Palestras, mini-cursos e muitos mais esperam por você neste grande evento! O Fórum acontecerá na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, que fica situada na Rua Vera Paz, s/n  Bairro Salé  CEP 68035-110 – Santarém, Pará, Brasil.

Até a próxima!

TwitterFacebookGoogle ReaderGoogle GmailShare



Fábio Nogueira: HackingDay Salvador – Para hackear, aprender e FAZER!

9 de Novembro de 2012, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Domingo é dia de cachimbo e de HackingDay em Salvador!

O que é HackingDay?

HackingDay é um dia dedicado a solução de um bug ou implementação de uma feature em um projeto de SL, usando a metodologia Coding Dojo, onde todos aprendem, mas o objetivo central é contribuir com um projeto e solucionar um problema do mundo real.

Como é que funciona?

Nos reunimos em uma sala, com wireless para notebooks e computadores extra, para quem não puder levar o seu. Conversaremos e apresentaremos ideias com o auxílio de um projetor, que se tornará a tela principal quando começarmos a hackear. O evento é transmitido via Hangout e a prioridade da participação é dada a desenvolvedores.

No primeiro momento os tickets (bugs ou features) disponíveis serão apresentados, defendidos e numa rápida votação schulze definiremos qual será trabalhado.

Antes do Dojo começar o(s) conhecedor(es) do projeto, do problema e/ou das tecnologias relacionadas explanam sobre o caso e sobre a metodologia mais apropriada para a solução.

O Coding Dojo corre como de costume.

Com a conclusão da solução um patch deve ser enviado ao projeto up-stream, em nome do coletivo, diante do grupo, para que todos tenham completa compreensão do processo. No encontro seguinte esse patch pode e deve ser re-trabalhado no caso de ter sido rejeitado pelo projeto.

Quando? Onde?

O HackingDay será neste domingo 11/11/2012, das 13:30 às 19:00 na sede da COLIVRE, que fica na Rua Marechal Floriano, nº 28, Ed. Norma Camozzato, sala 301, Canela, Salvador-BA.

Paga quanto? É preciso se inscrever?

É de grátis! E não precisa de inscrição… basta aparecer! ;)

Não se esqueçam também que no sábado 10/11/2012, das 14:00 às 16:00 na Faculdade AREA1 (também em Salvador), vai rolar o Coding Dojo da AREA1! Saiba mais, visitando a página do evento no Facebook.

Até a próxima!

TwitterFacebookGoogle ReaderGoogle GmailShare