Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Minha rede

 Voltar a Planeta do G...
Tela cheia Sugerir um artigo

Leonardo Ferreira Fontenelle: A gota d’água em aplicativos GTK+

6 de Março de 2016, 1:20 , por Planeta GNOME Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 0 vezes

Não, eu não estou com a paciência esgotada! 🙂 Hoje estou comemorando que um antigo erro na verificação ortográfica do gedit foi corrigido, de forma que palavras hifenizadas (“corrigi-la-ia”) ou contendo apóstrofo (“d’água”) poderão ser verificadas por inteiro pelo verificador ortográfico.

O corretor ortográfico do LibreOffice para português do Brasil, chamado VERO, já contém palavras hifenizadas há muito tempo. Esse corretor pode ser utilizado por outros aplicativos através da biblioteca de verificação ortográfica Hunspell, e durante algum tempo eu mantive uma adaptação do VERO para Aspell e para Vimspell. (A propósito, ainda preciso de quem me substitua na manutenção dessas adaptações.) Qualquer aplicativo pode usar diretamente o Hunspell ou o Aspell, mas frequentemente os aplicativos utilizam essas bibliotecas através de uma biblioteca intermediária, o Enchant. Tanto o Enchant quanto o Aspell e o Hunspell sabem lidar com apóstrofos e hífens.

Infelizmente, o plugin de verificação ortográfica do gedit não sabia lidar tão bem assim com hífens e apóstrofos no meio de palavras, mesmo utilizando o Enchant. Pode parecer um problema trivial para quem está de fora, mas os desenvolvedores do gedit precisam fazer com que o aplicativo funcione bem para todos os idiomas ao mesmo tempo (com direito a mais de um idioma no mesmo texto), além de contar com destaque de sintaxe e outros recursos.

Em setembro do ano passado, um novo desenvolvedor resolveu adotar o plugin de verificação ortográfica do gedit, e trabalhar nele como uma biblioteca externa, chamada gspell. O gspell poderá ser utilizado por qualquer aplicativo baseado em GTK+, e sua versão 0.2.x deverá estar disponível com o GNOME 3.20.

Ainda não tive a oportunidade de testar o gspell, e não sei quais aplicativos do GNOME efetivamente utilizarão o gspell em sua nova versão. Mesmo assim, fico feliz em saber que o gspell aprendeu a lidar com hífens e apóstrofos no meio da palavra! Merci beaucoup, Sébastien Wilmet! Thank you!


Fonte: https://leofontenelle.wordpress.com/2016/03/05/a-gota-dagua-em-aplicativos-gtk/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.