Farid Abdelnour : Cio da Terra
6 de Agosto de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA Cio da Terra produz alimentos integrais de forma artesanal. Trabalhando com pães e bolos integrais, pão de queijo, pão de mel e roscas artesanais. Uma fabrica que traz aromas, sabores e saberes para o Mercado Sul em Taguatinga.
Cliente: Cio da Terra
Serviço: Identidade visual, papelaria e sinalização
Softwares utilizados: Inkscape, FontMatrix e Gimp
Farid Abdelnour : Festival Invenção Brasileira
6 de Agosto de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO Festival Invenção Brasileira veio reunir para celebrar, culturas populares e tecnologias colaborativas, oficinas, rodas de prosa, artistas como público, espectadores como artistas, mestres e aprendizes, curiosos, diletantes, profissionais, pesquisadores, amadores e amantes.
Cliente: Cine Teatro Invenção Brasileira
Serviços realizados: Projeto gráfico, papelaria, estamparia e ilustração
Softwares utilizados: Scribus, Inkscape, Gimp e Mypaint
Marcelo Cavalcante - kalib : Dica Rápida - Linux - Forçar Usuário A Trocar Senha Após Primeiro Login
6 de Agosto de 2013, 0:00 - sem comentários aindaÉ natural encontrar pessoas que utilizam linux a pouco tempo (ou que nunca utilizaram) questionando aspectos simples que seguem o jargão: “Mas no Windows eu consigo fazer isso, enquanto que no Linux….”
Isso não é novidade alguma e, de fato, é um comportamento esperado, embora demonstre apenas uma mera falta de boa vontade para pesquisar um pouco. O fato é que por vezes encontro pessoas me questionando sobre alguns destes recursos em falta no mundo Linux, quando na verdade eles, na grande maioria das vezes, não estão em falta.
Um exemplo recente disto se deu quando um colega (não se preocupe, seu nome está a salvo) me perguntou:
Porque o Linux não tem um recurso para forçar um usuário a alterar sua senha após o primeiro login? Isso me ajuda muito como SysAdmin em servidores Windows.
Devo concordar com ele no sentido de que este recurso ajuda muito a vida de um SysAdmin. Sejamos justos, as pessoas vivem esquecendo suas senhas. Segunda-feira? Dia mundial do “esqueci minha senha, você pode gerar outra por favor?”
Porém, devo acrescentar que o Linux possui sim este recurso (e não é uma novidade). O chage é apenas uma das formas de o fazer.
Supondo que seu usuário esqueceu sua senha e você deseja possibilitar que ele crie uma nova. Você pode mudar a senha dele para qualquer coisa que venha em sua mente, por exemplo: 123mudar456
Em seguida, digite o seguinte comando:
1
|
|
Supondo que eu tenha alterado a senha do usuário linus.torvalds para 123mudar456, o comando seria:
1
|
|
O parâmetro -d determina quando a senha do mesmo expira, ou deverá ser trocada. Você pode determinar uma data específica, a qual deve ser indicada no formato AAAA-MM-DD, porém, ao invés da data, o 0 indica que a senha deverá ser trocada após o primeiro login daquele usuário.
Simples certo?!
Luís Henrique : Django: como salvar no Amazon S3 uma imagem pela URL
5 de Agosto de 2013, 0:00 - sem comentários aindaAqui vai uma dica bem simples para quem utiliza o Amazon S3 e precisa salvar imagens obtidas de alguma URL. Em primeiro lugar, recomendo o uso do django-storages, que faz parte do django-skel (que eu também recomendo).
Esse código funciona com outros storages, mas eu testei apenas com o storage padrão (local) e S3BotoStorage. Qualquer comentário a respeito de outros storages será muito bem-vindo. ;)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 |
from django.core.files.storage import default_storage from django.core.files.base import ContentFile import os import uuid import urllib def save_image_from_url(url): path = 'uploads/' try: filename = os.path.basename(url) extension = os.path.splitext(filename)[1] format = uuid.uuid1().hex + extension path = os.path.join(path, format) f = urllib.urlopen(url) saved = default_storage.save(path, ContentFile(f.read())) return saved except IOError, e: print e |
Utilizei o uuid1 para gerar um nome de arquivo único. Qualquer dúvida sinta-se à vontade para perguntar.
Também criei um Gist com esse código: https://gist.github.com/luish/6127082.
Compartilhe:Magnun Leno : Criandeiros: Particularidades do Python
5 de Agosto de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO Criandeiros é uma rede multidisciplinar de profissionais que juntos ajudam o crescimento de startups e projetos de empreendedorismo social e valor compartilhado, e eu tenho orgulho de dizer que faço parte do grupo de fundação desta rede.
A palavra Criandeiros é um neologismo. Uma pessoa CRIANDEIRA é uma pessoa criativa, mas não apenas na forma filosofal, um CRIANDEIRO acredita que criar algo real – tangível ou não – é parte intrínseca do processo criativo. Isto é, não adianta só ter a ideia, tem que botar pra fazer. Desta forma, Criandeiros é nome dado ao conjunto destas pessoas.
Related posts:
Marcelo Cavalcante - kalib : Rails Girls em Fortaleza - Um palco para a criatividade feminina
4 de Agosto de 2013, 0:00 - sem comentários aindaE se sua namorada/esposa/irmã/mãe/vizinha/filha da vizinha/… pudesse finalmente entender que tanto código é esse que você digita no computador?
Talvez esta seja a sua oportunidade.. ou melhor, a dela!
Rails Girls
O vídeo acima é da primeira edição, ocorrida na Finlândia, em 2010.
O Rails Girls é um evento mundial, o qual acontece em datas diferentes em diversas cidades pelo mundo, inclusive Fortaleza.
Seguindo a descrição oficial do evento…
Nosso objetivo é dar ferramentas e uma comunidade para que as mulheres entendam tecnologia e desenvolvam suas próprias ideias. Fazemos isto fornecendo uma grande experiência em construção de coisas e tornando a tecnologia mais acessível.
Aprenda a desenho, prototipação, programação básica e seja apresentada ao mundo da tecnologia. O Rails Girls nasceu na Finlândia, mas hoje em dia é uma comunidade global de voluntários, sem fins lucrativos.
Mais uma vez Fortaleza será a sede de um Rails Girls no Brasil.
Venha participar desse curso, totalmente gratuito, com dois dias intensivos onde poderá aprender muito sobre o mundo do desenvolvimento de software utilizando Ruby on Rails e ver que computador não é “coisa de menino”.
E o melhor, você não precisa saber nada sobre programação! Basta ter vontade de aprender coisas novas.
Quando? 16-17 de Agosto, 2013
Venha aprender como desenvolver aplicativos web com a ajuda de excelentes coaches.
Você precisa de um laptop, curiosidade e imaginação.
Maiores informações, programação e inscrições podem ser feitas através deste link.
Abraços!
Marcelo Cavalcante - kalib : Renascimento...de cara nova
1 de Agosto de 2013, 0:00 - sem comentários aindaEinstein dizia:
“O tempo é relativo e não pode ser medido exatamente do mesmo modo e por toda parte.”
É claro, isto não justifica o fato de eu ter abandonado o blog por mais de um ano, mas me dá uma certa sensação de…conforto. Se Albert Einstein afirmava que o tempo é relativo, quem sou eu para questionar isto? 1 ano sem postar… 1 mês sem postar… 1 semana sem postar.. o tempo é relativo, certo?! :p
O fato é que, se é para voltar depois de tanto tempo inativo, que seja com alguma novidade.
Novidade?
Nosso amigo Einstein também dizia, “Faça as coisas o mais simples que você puder, porém não se restrinja às mais simples.”
Para os que não lembram/conheciam meu antigo blog, se é que existe razão para não lembrar (1 semana sem postar não é nada…¬¬), abaixo segue uma pequena imagem do mesmo.
Colorido, certo?! Um tanto quanto… cheio?! Ou, como dizem meus parceiros de surf: Mó crowd velho
Novamente seguindo os sábios pensamentos de Einstein, pensei: Porque não algo simples? Cá estamos nós. Um blog mais limpo, menos colorido, etc. Mas, a aparência não é tudo o que mudou. Toda a arquitetura e código por baixo do blog também mudaram.
O antigo blog era mantido com o CMS WordPress, o que me serviu muito bem durante alguns anos, mas resolvi experimentar algo novo. Octopress, cujo lema é: A blogging framework for hackers, ou, Um framework de blogs para hackers.
O Octopress é um framework para o Jekyll, o gerador de páginas estáticas usado pelo Github Pages. O mesmo funciona de forma bastante simples, lembrando a filosofia KISS (Keep It Simple Stupid), ou seja, simples do sentido de simplicidade e não de facilidade de uso. Como bom usuário de Arch Linux, defendo a filosofia KISS em vários aspectos, portanto resolvi trazê-la para meu blog também.
“A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e toda arte.”
Quem acha que a frase acima é de Albert Einstein, acertou…
Por nunca ter utilizado o Octopress antes, nem mesmo a linguagem de marcação “markdown”, a qual é utilizada para criação de páginas e posts no Octopress, me senti tentado a experimentar e ver no que isso pode dar.
Vamos ver no que isso vai dar…
Abraços,
Marcelo Cavalcante - kalib : Morrendo e Nascendo…
1 de Agosto de 2013, 0:00 - sem comentários aindaSaudações pessoal,
Após completo abandono o blog finalmente respira.
A ideia é que ele volte a ser como antes, com posts mais frequentes.
Depois de tanto tempo parado, nada mais justo do que um renascimento completo para simbolizar a nova fase.
Estou mudando completamente a aparência e arquitetura do blog, deixando o WordPress de lado e adotando o Octopress como arquitetura principal como forma de manter as coisas mais elegantes, mais… porque não.. KISS (Keep It Simple Stupid)!!
Este post é basicamente para alertar aos que possuem meu endereço em seus agregadores de feed.
O endereço deve ser reconfigurado caso desejem continuar seguindo meu blog.
Apesar de o domínio continuar sendo o mesmo (www.marcelocavalcante.net), o endereço do blog, bem como de seu feed, foi alterado.
Novo endereço? http://blog.marcelocavalcante.net
Vamos que vamos…
Farid Abdelnour : Vozes@Sul
18 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaRealizado com Software Livre e com entrevistas gravadas durante a XIV Cúpula Social do Mercosul em Dezembro de 2012 na cidade de Brasília, o vídeo aborda as questões do monopólio e democratização da comunicação, da integração social, política e cultural do continente sul-americano e a importância das redes e de uma internet neutra e acessível para os povos da América do Sul.
Mais um fruto da parceria entre Estúdio Gunga e Cerratense.
Arch Linux Brasil : Atualização do TeXLive 2013 requer intervenção do usuário
14 de Julho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaLeandro Inácio escreveu:
O pacote do TeXLive 2013 será disponibilizado no [extra]
: usuários atualizando do TeXLive 2012 provavelmente vão encontrar a seguinte mensagem de erro quando tentar usar uma engine TeX (como latex, xelatex, luatex):
(Fatal format file error; I'm stymied)
É possível identificar tal situação na saída do pacman durante a instalação:
>>> texlive: recreating all formats...
/usr/bin/fmtutil: line 395: /usr/share/texmf/texconfig/tcfmgr: No such file
or directory
fmtutil: config file `fmtutil.cnf' not found.
done.
Para solucionar este inconveniente, a solução mais simples se você não fez nenhuma mudança no arquivo /etc/texmf
, é sobreescrever o arquivo de configuração com o arquivo .pacnew
instalado pelo pacman
. O utilitário pacdiff
pode ser usado para esse fim.
Depois de mesclar os arquivos de configuração, execute o comando a seguir:
fmtutil-sys --all > /dev/null
Não deve retornar nenhuma mensagem de erro: por favor, reporte um bug se você encontrou algum problema.
Remover o TeXLive 2012 antes de instalar o TeXLive 2013 por ser uma solução.
URL da notícia: https://www.archlinux.org/news/texlive-2013-update-may-require-user-intervention/