Já há quinze dias que uso o chromium-snapshot-64 do AUR do Arch linux. É o Chrome Open Source em 64 bits. Flash e Java funcionam sem problemas adicionais (como o do Banco do Brasil). Ao contrário, os applets para o curso de Física Estatística, que criei com o Processing, são mais rápidos no Chrome que no Firefox (para alguns eu usei a função framerate, outros quero que rodem o mais rápido possível). Um problema que tenho é que a barra de ferramentas do Dokuwiki, que uso para rodar este blog, não aparece. Como uso pouco, pois já decorei a sintaxe, é algo menor. Para os administradores de servidores Linux:o awstats do Debian e Ubuntu não está preparado para as visitas do Chrome. Eu tive que atualizar o mesmo para registrar as visitas dele no blog.
Para ajudar na comparação, coloco aqui um applet em Java, feito no Processing, que reproduz um DLA. O algoritmo é o seguinte: começamos com uma partícula no centro (que será o nosso agregado inicial). De um ponto um pouco distante da partícula, soltamos outra que faz uma caminhada aleatória até encontrar uma partícula do agregado. Quando encontrar é adicionada ao agregado e aí ela cola e outra partícula é sorteada. A formação que aparece não é intuitiva, com a formação de ramos (se regarregar a página, vai aparecer outra formação, por causa dos diferentes números aleatórios gerados). O que parece com raios no applet é exatamente a trajetória aleatória de cada partícula. Note que, à medida que o agregado cresce, fica mais difícil para a partícula penetrar no interior do mesmo, facilitando a criação e aparecimento dos ramos. A cor define o instante de agregação (sinal dos tempos: eu criei uma classe Particula com métodos move, testa se gruda e mostra: foi meu primeiro programa em uma linguagem OO).
Built with Processing
Você deve ter visto figuras assim: são comuns em rochas, crescimento de colônias de bactérias, relâmpagos, etc. Veja o artigo da Wikipedia para maiores detalhes. O post era sobre o Google Chrome mas acabei falando de física ….
0sem comentários ainda