Olá a todos, como vão?
Antes de mais nada o texto abaixo representa uma opinião MINHA, uma visão MINHA. Se você não concorda, você é totalmente livre para expor suas opiniões me ofendendo ou não, espero que não me ofenda rs, e realmente eu gostaria de saber sua opinião sobre este assunto.
Com as acusações do Snowden sobre a espionagem feita pela NSA o Governo Brasileiro ficou totalmente desorientado e ofendido pela espionagem sofrida pelo EUA. A Presidenta pediu explicações ao Obama sobre o ocorrido e até o momento nada foi esclarecido realmente. Com isso, começou uma preocupação sobre a espionagem, agora explicita, sofrida pelo EUA.
Falou-se sobre a soberania, sobre crime e ninguém foi culpado ou assumiu a culpa do ocorrido, então o Governo Brasileiro para não “sair por baixo” iniciou sua empreitada por políticas de segurança e privacidade. Como as denuncias informaram que ocorreu a quebra no sigilo do e-mail da Presidenta a mesma exigiu medidas de comunicação mais seguras. Ai vos apresento a SERPRO.
A SERPRO tem uma projeto de e-mail Expresso Livre totalmente “esquecido” e “mal configurado”. O sistema de e-mail não tinha uma utilidade propriamente dita, foi feito e era usado por uma pequena parcela do Governo. Aproveitando o “ranço” de quebra de privacidade e glamour por uma comunicação segurança a SERPRO então decidiu fazer uma atualização do seu sistema de e-mail, a V3, atendendo todos os requisitos para a Presidenta poder ver seus Power Point animados em paz.
Sim, é uma medida louvável e “correta” tendo em vista as acusações feitas pelo Snowden porém a mentalidade do Governo ainda está errada, e vou dizer o motivo. Não adianta o Governo Federal ficar falando que vai usar Software Livre para se prevenir contra espionagem se os demais estados estão na contramão. A mentalidade sobre Software Livre que o Governo tem é totalmente errada e tonta. Software Livre só é lembrado para cortas custos e se livrar de espionagem? Não! Tem-se que implantar a filosofia do Software Livre em todas as esferas do país, chamar os hackers do país para construir um sistema seguro, confiável e colaborativo. Não podemos ter atitudes como Governador do Paraná que entregou o estado para a empresa que está diretamente ligada a espionagem feita pela NSA.
Não podemos ver isso, isso e isto e reclamarmos ou ficarmos surpresos que estamos sendo vigiados, e o pior, pagando para sermos vigiados e pagando muito caro!!
Usar apenas o Expresso Livre e usar o Windows (aqui, aqui e aqui) não vai mudar em nada a espionagem, temos que implementar o Software Livre de forma real, em todas as esferas, promover treinamentos, oficinas e aproximar os hackers do Governo. Desta forma vamos evitar ser espionados, vamos economizar dinheiro público, não vamos ficar presos a políticas de Uso abusivas e protegeremos nossas informações não porque queremos esconder, e sim porque é nossa!
Até a próxima
0sem comentários ainda