Olá a todos, como vão?
E mais uma vez aqui estou eu para falar de instalação de arch linux.. sim, novamente :)
Se você for montar o pendrive no Windows utilize o programa Win 32 DiskImager, ele é bem tranquilo de se usar. Se estiver no Linux pode usar o comando dd ou o unetbootin.
Lembrando que essa instalação vai ser feita toda via wireless, porque o pessoal tem a boa mania de apenas explicar em ethernet e apenas citar o modo wireless que é MUITO simples de configurar.
Caso você queira fazer a instalação usando o teclado em layout pt_br basta digitar loadkeys br-abnt2
ps: Isso é apenas para a instalação OK?
Deu o boot e está na linda tela preta sem internet não é? Então vamos descobrir o seu dispositivo wireless.
Digite o comando iw dev
e irá ser mostrado a interface da sua placa.
Feito isso digite wifi-menu INTERFACE
e certamente vai aparecer o nome de sua rede wireless. Basta selecionar, colocar o nome/password e pronto. Sim, apenas isso e você tem wireless para fazer a instalação.
Vamos particionar o HD?
Digite fdisk -l
que ele vai te mostrar o seu HD e o seu pendrive que está fazendo a instalação. Preste atenção para não selecionar a parte errada, se o seu HD tiver um outro sistema, para não se cagar todo.
O Básico do básico é você ter uma partição / e uma swap. AH… eu quero uma /home e uma /boot e etc. Cara, isso aqui é para iniciantes então se você souber o que está fazendo e quer um sistema todo organizadinho crie. Se não sabe e quer saber basta ler aqui e aprender.
Pronto, você criou a partição raiz e a swap. Agora temos que formatar a raiz e escolher o seu sistema de arquivos e ativar a swap.
Na raiz você vai digitar, se quiser usar o ext4, o comando mkfs.ext4 /dev/sdX
e aguarde que se tiver algum problema de bad block irá ser notificado. No swap você vai digitar 1 comando que vai fazer duas coisas, porém pode digitar um de cada vez se quiser.
Digite mkswap /dev/sdX && swapon /dev/sdX
. O primeiro comando vai configurar uma área de swap e o segundo vai ativar os arquivos de paginação para swap.
Agora você vai montar a partição criada para instalar as coisas. Digite mount /dev/sdX /mnt
Agora é digitar o comando para fazer a instalação do sistema base, base-devel e o grub-bios. Com um comando você resolve isso, basta digitar pacstrap /mnt base base-devel grub-bios
e ao terminar você digita genfstab -p /mnt >> /mnt/etc/fstab
que ele vai configurar seu /etc/fstab para montar sua partição.
Agora, para fazermos alterações no sistema que acabamos de instalar vamos utilizar o arch-chroot para isto. Digite arch-chroot /mnt
para fazer alterações diretamente na partição que estamos instalando.
Para nomear a sua máquina basta digitar echo NOMELEGAL > /etc/hostname
e sua máquina terá um nome, depois se quiser pode modificar fique tranquilo.
Agora vamos editar o hosts que é o local que transforma IP em nome. Caso você queira acessar sua máquina para configurar um web server local por exemplo você pode digitar o nome de sua máquina. Acesse o arquivo /etc/hosts com seu editor preferido e acrescente a direita do nome localhost o nome de sua máquina.
Exemplo simplificado:
Original localhost / Modificado localhost NOMELEGAL
Salve e pronto.
Caso queira deixar seu sistema em pt_br basta você entrar no arquivo /etc/locale.gen e remover o # das seguintes linhas:
#pt_BR.UTF-8 UTF-8
#pt_BR ISO-8859-2
Em seguida você digita locale-gen
que a modificação será feita. Agora crie o arquivo /etc/locale.conf e insira o seguinte conteúdo:
LANG=pt_BR.utf-8
LC_COLLATE=C
LC_TIME=pt_BR.utf-8
Digite o comando export LANG=pt_BR.utf-8, pois como o arquivo não existia não surtirá efeito a sua criação sem digitar este comando.
Para preparar o ramdisk inicial digite: mkinitcpio -p linux
.
Para instalar o grub 2 basta digitar o seguintes comandos:
grub-install /dev/sda
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Antes de terminar instale os pacotes dialog e wpa_supplicant, eles são importantes para configurar sua rede wireless usando o wifi-menu e/ou netctl, pois quando der boot vai voltar a ficar sem internet.
Insira uma senha no seu login root com o comando passwd e digite exit para finalizar o arch-chroot. Depois é desmontar o /mnt com o comando umount /mnt
e reniciar.
Pronto, agora tem um archlinux. Só instalar os programas que necessita, você que escolhe e nada além do que deseja é instalado como em outras distribuições.
Até a próxima ;*
0sem comentários ainda