O kernel, em se tratando de sistemas operacionais, é o núcleo e componente mais importante da maioria dos computadores. Basicamente, serve de ponte entre os aplicativos e o processamento real de dados feito a nível de hardware. É ele o responsável por gerenciar os recursos do sistema, podendo oferecer uma camada de abstração de nível mais baixo para os recursos, como processadores e dispositivos de entrada/saída, que os softwares aplicativos devem controlar para realizar sua função. Com o GNU/Linux não é diferente. O núcleo Linux (Linux Kernel) forma a estrutura do sistema operacional GNU/Linux.
Como é de se esperar, o kernel possui diversos parâmetros configurados que definirão as características do seu sistema, controle de dispositivos, módulos, drivers, etc. Por vezes faz-se necessário alterar algum parâmetro do kernel para alguma tarefa ou rotina específica, portanto que tal ganhar tempo e alterar um ou mais parâmetros do kernel on the fly?!
O comando sysctl pode ajudar nesta tarefa. Ele ajuda a configurar os parâmetros do kernel em tempo de execução.
Para listar os atuais parâmetros de seu kernel digite:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 |
|
O retorno deste comando é bastante extenso, portanto colei aqui apenas algumas linhas aleatórias de meu resultado.
Para alterar temporariamente um parâmetro, utilize o parâmetro -w do sysctl, indicando a variável que deseja alterar e o novo valor que será utilizado para a mesma.
1
|
|
No caso acima a(s) alteração(ões) será(ão) perdida(s) após a reinicialização do sistema.
Caso deseje realizar alterações permanentes, edite o arquivo /etc/sysctl.conf e em seguida aplique suas modificações com o parâmetro -p do sysctl.
1
|
|
Desta forma, após a reinicialização suas modificações permanecerão ativas.
Happy Hacking!
0sem comentários ainda