Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Rádio Software Livre

23 de Abril de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - | 1 pessoa seguindo este artigo.

Curta o som autoral de João Zabaleta na #RádioLivreNaFeira

12 de Novembro de 2014, 21:31, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

ESCUTE o som e a entrevista:


 



Livro recupera histórias engraçadas e verídicas do rádio gaúcho

12 de Novembro de 2014, 20:56, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

Os causos mais curiosos e divertidos que foram ao ar pelas ondas do rádio do Rio Grande do Sul são o mote do livro que os jornalistas Luciano Klöckner e Plínio Nunes escreveram em parceria. Com ilustrações do chargista Santiago, a publicação Anedotário do Rádio Gaúcho, 90 Anos de História, foi lançada nesta quarta-feira (12) na Feira do Livro de Porto Alegre.

Para contar como foi o processo de pesquisa e produção do livro, a #RadioLivreNaFeira recebeu hoje o professor Klöckner para um bate-papo. "Muitas das histórias foram encaminhadas por amigos via Facebook", ressaltou o professor. De acordo com Klöckner, a publicação é uma homenagem aos ouvintes, emissoras e colegas de profissão.


CONFIRA a entrevista COMPLETA:


 

 



Conheça a história da primeira torcida de futebol LGBT do Brasil!

12 de Novembro de 2014, 17:21, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

A história da primeira torcida organizada integrada exclusivamente por homossexuais do Grêmio, na década de 70, foi resgatada pelo jornalista Leo Gerchmann no livro "Coligay, tricolor e de todas as cores".

A Coligay foi criada em 1977 e durou seis anos. Ou seja, além de enfrentar os preconceitos de um Brasil conservador, encarou também a ditadura. As nuances desta trajetória foram contadas pelo Leo durante entrevista para a #RadioLivroNaFeira. No bate-papo, Leo também falou sobre como o livro foi recebido pelo público em geral e pela comunidade tricolor.

Confira a entrevista COMPLETA:


 



Como aplicar a criptografia ao seu cotidiano?

12 de Novembro de 2014, 16:37, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

A criptografia é um conjunto de técnicas que possibilita decodificar mensagens com o objetivo de impedir o acesso de pessoas não-autorizadas. Autor da publicação “Uma introdução à criptografia”, lançada nesta edição da Feira do Livro, o professor Vinicius Gadis Ribeiro conversou conosco sobre este assunto.

"Segurança absoluta não existe", alertou Vinicius, acrescentando que é preciso redobrar o cuidado com senhas de e-mails, sites de serviços e redes sociais. "Senha é coisa séria, não use senhas fáceis!".

ESCUTE a entrevista COMPLETA:

 

 



A Lei da Anistia é uma farsa, defende Maria do Rosário

12 de Novembro de 2014, 13:43, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

O programa [INCENDIÁRIO] conversou com a deputada federal Maria do Rosário sobre a situação dos Direitos Humanos no Brasil e também sobre a sua participação na Feira do Livro

 

Em entrevista à #RadioLivreNaFeira, a deputada federal Maria do Rosário defendeu a revisão da Lei da Anistia. "Esta Lei é completamente obsoleta. Ela é um manto de impunidade sobre os crimes da ditadura militar. O estado não podia ter se auto-anistiado. Ela e uma farsa que precisa ser desmontada. O Brasil precisa enfrentar isso", ressaltou.

A ex-ministra dos Direitos Humanos também falou sobre o conservadorismo do Congresso Nacional. "A sociedade precisa saber que cada vez que alguém desrespeita a história e a luta dos brasileiros, essa violência se volta contra todo cidadão. Os que agem assim não merecem consideração e respeito, mas nosso contraponto severo e indignado", ressaltou.

Maria do Rosário falou ainda sobre o trabalho da Comissão da Verdade, as parcerias comerciais entre o Brasil e países cujos governos violam os direitos humanos, como é caso da Rússia, que persegue a população LGBT, e sobre o livro "50 anos do Golpe de 1964" (Martins Livreiro Editora), lançado esta semana na sexagésima edição da Feira do Livro de Porto Alegre.

CONFIRA a entrevista COMPLETA:






Os efeitos especiais de Carina Levitan na #RadioLivreNaFeira

11 de Novembro de 2014, 19:14, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

Sempre em busca de sonoridades inusitadas, a multiartista Carina Levitan foi a convidada do programa [PALHINHA] desta terça-feira.  Carina tocou e cantou suas composições e conversou conosco sobre seus trabalhos mais recentes.

ESCUTE e a entrevista completa:

 

 



Como anda o mercado PHP no Brasil?

11 de Novembro de 2014, 18:50, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

 

A #RadioLivreNaFeira entrevistou hoje o diretor da PHP Brasil, Er Galvão Abbott. No bate-papo, Er falou sobre o cenário PHP no Brasil e sobre os limites e potenciais desta linguagem, entre diversos outros temas. "O PHP é uma linguagem de programação um pouco mais fácil pra se começar a aprender", destacou.

CONFIRA a entrevista COMPLETA:




Ocupação poética na #RadioLivreNaFeira

11 de Novembro de 2014, 17:26, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

O programa [LICENÇA POÉTICA] conversou com os poetas Mario Pirata e Pedro Junior nesta terça-feira (11).

 

 



 ESCUTE e se DELICIE:




Você sabe como funciona a Wikipédia?

11 de Novembro de 2014, 16:37, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

Criada em 2001, a Wikipédia se transformou em um dos maiores sites de consulta de informação na internet e já é considerada a maior enciclopédia do mundo.



Quem edita o conteúdo da Wikipédia? Será que o conteúdo é confiável? Para saber a resposta destes e outras perguntas, o programa [HASHTAG] desta terça-feira (11) conversou com Fabio Azevedo e Esequía Sauter, ambos editores da enciclopédia colaborativa.

ESCUTE a entrevista COMPLETA:




Conheça a história do Jornal Panfleto!

11 de Novembro de 2014, 14:33, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

Publicação circulou por poucas semanas e contribui para construir o brizolismo

 

A historiadora Elenice Szatkoski recuperou a breve trajetória do jornal Panfleto, que circulou no Brasil entre fevereiro e março de 1964 e colaborou para a construção do brizolismo. A pesquisa, realizada para a tese de doutorado de Elenice, deu origem uma publicação, que será lançada durante a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre.

De acordo com a historiadora, o Panfleto era vinculado ao partido comunista e tinha um conteúdo muito crítico. "O  Panfleto era conhecido como 'o jornal do homem da rua', ele nasceu para falar para essa população e chegou ao fim com o Golpe de 64", destacou.

Serviço:
Lançamento do livro O jornal panfleto e a construção do brizolismo

Quarta, 12/11 - Praça de Autógrafos . 16h
Elenice Szatkoski
Editora Rigel



ESCUTE a entrevista COMPLETA:




Curta o som autoral de Leo Aprato!

11 de Novembro de 2014, 0:00, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

O programa [PALHINHA] desta segunda-feira recebeu o músico e compositor gaúcho Leo Aprato. Confira!

 



Editora de Porto Alegre publica livro com licença Creative Commons

10 de Novembro de 2014, 23:33, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

Saiba mais sobre o trabalho realizado pela Tomo, uma editora diferente


Recentemente, a Tomo Editorial lançou o livro "Do regime de propriedade intelectual: estudos antropológicos" e, junto com os autores, decidiu licenciar a publicação em Creative Commons. "É preciso entender que existe todo um mundo para além do copyright", defendeu João Carneiro, proprietário da Tomo.

Organizado pelas professoras Ondina Fachel Leal e Rebeca Hennemann, o livro está disponível para download gratuito no site da editora, mas também obteve bons resultados de vendas. A gente tem condições de fazer com que se democratize cada vez mais o conhecimento. Muitas vezes esse engessamento (na licença) impede que a economia criativa se desenvolva" ressaltou João.

ESCUTE a entrevista COMPLETA:

 



Moradores de rua lutam para manter escola de portas abertas em Porto Alegre

10 de Novembro de 2014, 17:09, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

A notícia caiu como uma bomba na vida dos estudantes: a Prefeitura quer encerrar o trabalho realizado pela Escola Municipal Porto Alegre. Dedicada à educação de pessoas em situação de rua, a EPA é referência nacional e internacional na área e está mobilizando a cidade pela sua manutenção. Este foi o tema do programa [AÇÃO DIRETA] desta segunda-feira.



Fundada há 19 anos, atualmente a EPA atende mais de 100 alunos. São jovens e adultos que encontraram neste colégio a oportunidade de aprender e buscar uma vida melhor. Em nome disso, eles estão determinados a manter a EPA de portas abertas e organizaram diversas manifestações nas últimas semanas. De acordo com o estudante Edisson José, o movimento tende a aumentar. "A gente tá provando que tem condições de lutar. A gente quer uma explicação da Secretaria Municipal de Educação. Estão tratando a gente como bicho e não como ser humano. Para tratar como ser humano precisa ter conversa", desabafou.

A professora Carla Almeida explica que a escola não é exclusiva para a população de rua, mas conta com uma proposta pedagógica especial para este público. "Contamos com um acolhimento diferenciado. Muitas vezes, o morador de rua não possui documentos ou endereço fixo. Para a maioria dos colégios, isso é uma exigência. Na EPA, facilitamos a entrada do estudante, encaminhamos para a assistência social, resgatamos o projeto de vida dele, investigamos quais são os seus sonhos e estimulamos que eles corram atrás destes sonhos".

Na vida do aluno Deivyd Soares, a EPA é mais que uma escola. "Através da EPA eu passei a acreditar mais em mim. Eu voltei a ser gente. A EPA é nossa casa e os professores, colegas e funcionários são a nossa família", destacou o estudante. Para Deivyd, a possibilidade de compartilhar o que aprende é o maior estímulo para seguir estudando. "Eu gostaria de trabalhar com publicidade, vídeos, imagens. Eu quero mostrar para as pessoas a realidade do morador de rua. Eu quero estudar para levar conhecimento para outras pessoas".

Fechar uma para abrir outra?

A ideia da Prefeitura é transformar a EPA em uma escola infantil. Com isso, os alunos da EPA seriam transferidos para a CMET Paulo Freire, que possui outro perfil pedagógico, além de estar distante do local atual. "Esta outra escola fica do lado de uma boca de craque. Se for transferido pra lá, só um e outro vai continuar estudando", ressaltou Edisson.

Outro receio dos estudantes é o preconceito. "Muitas vezes um morador de rua não tem um chinelo para ir para a aula e na EPA isso é tratado como normal. Às vezes a gente não tem onde tomar banho e na EPA isso é visto como normal. Lá nesta outra escola não vai ser assim", pontuou Deivyd.

Na avaliação de Carla, tratar o caso da EPA como "transferência" revela um desconhecimento da Prefeitura acerca do trabalho realizado ali. "Não é uma transferência, é um fechamento. É um desconhecimento da dinâmica desta população e sua relação com o território".

A EPA funciona na rua Washington Luiz e também oferece oficinas de cerâmica e papel reciclado, no turno inverso, além de atividades de inclusão digital ao meio-dia.

A próxima manifestação está marcada para quarta-feira (12), às 13h30, em frente a escola.

Acesse a página da escola no Facebook.

OUÇA a entrevista completa:

 


 



Liberte sua saúde da indústria farmacêutica e médica

10 de Novembro de 2014, 15:48, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

Você é do tipo que recorre à farmácia ao menor sintoma de resfriado? Costuma se auto-medicar? Então, escute esta entrevista!

 

Assumir a responsabilidade pela própria saúde pode ser o primeiro passo para ampliar a qualidade de vida. A "saúde livre" foi o tema do programa [INCENDIÁRIO] desta segunda-feira, que conversou com o engenheiro e ativista Thomas T. Soares.

Na avaliação de Thomas, é preciso superar a dependência da indústria médica e farmacêutica. "A indústria do lucro tem interesse em produzir pacientes crônicos, não em curar. Eu tinha um círculo vicioso de problemas de saúde e resolvi estudar o assunto. Há 15 anos não tenho problemas de saúde", contou.

ESCUTE a entrevista COMPLETA:

 

 

 



Parceria entre a ASL e o Serpro fortalece software livre

10 de Novembro de 2014, 15:12, por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda

A #RadioLivreNaFeira é resultado de uma parceria entre a ASL e o Serviço Federal de Processamento de Dados. Para falar sobre este e outros assuntos, conversamos com o diretor-presidente da empresa, Marcos Mazoni.

CONFIRA a entrevista COMPLETA: