O Brasil faz parte do planejamento estratégico de desenvolvimento da Wikimedia, associação sem fins lucrativos responsável por diversos projetos de divulgação de conhecimento, principalmente, no que diz respeito à Wikipedia.
É o que afirma Barry Newstead, Chefe Global de Desenvolvimento da maior enciclopédia virtual do mundo, em entrevista concedida à Radio Software Livre na manhã de quinta-feira. Foi reforçado o interesse da associação em estabelecer o movimento da “livre informação” no país como prioridade.
“ Estamos querendo aprender mais sobre o Brasil” revela, Newstead.
A Wikipedia lidera um programa inovador realizado em universidades dos Estados Unidos. Professores incluíram no currículo a criação ou manutenção de artigos do site, o que promoveu uma experiência “divertida e prazerosa” no aprendizado.
“As universidades são incrivelmente importantes para a Wikipedia, tanto no Brasil como no mundo, pois um grande número de colaboradores são estudantes. A idéia é tentar algo similar no Brasil. Já temos acordos com um professor de São Paulo e outro do Rio de Janeiro”, explica.
Mesmo diante do plano de popularização para o Brasil, a ideia é que grupos participantes sejam criados espontaneamente e que toda a condução da Wikipedia no país seja moldada de acordo com as características naturais da população, não necessariamente reproduzindo um padrão estabelecido.
“Sabemos que cada país tem suas particularidades. Sintam-se livres para inovar e promover o compartilhamento do conhecimento da forma que acharem correta. Nos ajudem a fazer o quinto site mais acessado do mundo ainda melhor!”, afirma Barry.
Entre os principais desafios encontrados na realidade brasileira está a dificuldade em encontrar e fidelizar editores de artigos em português. Muitos usuários preferem colaborar na língua inglesa, o que acaba enfraquecendo a versão brasileira do site.
“Temos muito o que crescer no Brasil. Muitas pessoas ainda não tem acesso a computadores, o potencial é imenso. Está sendo desenvolvido um programa catalisador com o objetivo de ajudar a comunidade brasileira a se organizar,com a coordenação de Carolina Rossini” analisa Fábio Azevedo, um dos voluntários brasileiros mais ativos e que busca expandir o número de participantes no país. A idéia principal é a criação de uma rede brasileira em contato com a Wikimedia que promova ações em prol da cultura e educação, como a digitalização de obras e parcerias com museus.