Ir para o conteúdo
29 JUN / 02 JUL 2011
Centro de Eventos PUCRS - Porto Alegre - Brasil
Agende-se para o fisl13! De 25 a 28/07/2012
ou

<a href='/fisl12/patrocinadores'><span>Patrocinadores</span></a>

<a href='/fisl12/mostra-de-solucoes-e-negocios-livres'><span>Mostra de Negócios Livres</span></a>

Transmissão

Nossa Rede!

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Wikipedia no Brasil

30 de Junho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 588 vezes
Traduções

 

MediaO Brasil faz parte do planejamento estratégico de desenvolvimento da Wikimedia, associação sem fins lucrativos responsável por diversos projetos de divulgação de conhecimento, principalmente, no que diz respeito à Wikipedia.

É o que afirma Barry Newstead, Chefe Global de Desenvolvimento da maior enciclopédia virtual do mundo, em entrevista concedida à Radio Software Livre na manhã de quinta-feira. Foi reforçado o interesse da associação em estabelecer o movimento da “livre informação” no país como prioridade.

“ Estamos querendo aprender mais sobre o Brasil” revela, Newstead.

A Wikipedia lidera um programa inovador realizado em universidades dos Estados Unidos. Professores incluíram no currículo a criação ou manutenção de artigos do site, o que promoveu uma experiência “divertida e prazerosa” no aprendizado.

“As universidades são incrivelmente importantes para a Wikipedia, tanto no Brasil como no mundo, pois um grande número de colaboradores são estudantes. A idéia é tentar algo similar no Brasil. Já temos acordos com um professor de São Paulo e outro do Rio de Janeiro”, explica.

Mesmo diante do plano de popularização para o Brasil, a ideia é que grupos participantes sejam criados espontaneamente e que toda a condução da Wikipedia no país seja moldada de acordo com as características naturais da população, não necessariamente reproduzindo um padrão estabelecido.

“Sabemos que cada país tem suas particularidades. Sintam-se livres para inovar e promover o compartilhamento do conhecimento da forma que acharem correta. Nos ajudem a fazer o quinto site mais acessado do mundo ainda melhor!”, afirma Barry.

Entre os principais desafios encontrados na realidade brasileira está a dificuldade em encontrar e fidelizar editores de artigos em português. Muitos usuários preferem colaborar na língua inglesa, o que acaba enfraquecendo a versão brasileira do site.

“Temos muito o que crescer no Brasil. Muitas pessoas ainda não tem acesso a computadores, o potencial é imenso. Está sendo desenvolvido um programa catalisador com o objetivo de ajudar a comunidade brasileira a se organizar,com a coordenação de Carolina Rossini” analisa Fábio Azevedo, um dos voluntários brasileiros mais ativos e que busca expandir o número de participantes no país. A idéia principal é a criação de uma rede brasileira em contato com a Wikimedia que promova ações em prol da cultura e educação, como a digitalização de obras e parcerias com museus.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.