Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Secretaria-Geral da Presidência promove oficina de gamificação do Noosfero

23 de Abril de 2015, 3:23 , por COLIVRE - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 453 vezes

Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR) vai promover no próximo sábado (25) uma oficina de participação social digital para aplicar conceitos de jogos na plataforma Participa.br - que adota o software livre Noosfero. A oficina faz parte da programação do Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (Flisol), realizado, ao mesmo tempo, em diversas da América Latina. No Brasil, haverá atividades em mais de 80 cidades.

A oficina da Secretara-Geral está aberta a 80 participantes e pretende estimular a mobilização e o engajamento nos processos participativos, por meio dos conceitos de jogos como desafios, rankings, pontuação e medalhas. As atividades terão a presença de palestrantes especializados em gamificação, desenvolvedores Noosfero da Colivre e outros atores vinculados ao processo de desenvolvimento da plataforma Participa.BR. A edição de 2015 do Flisol-DF será realizada na Faculdade Anhanguera (FACNET), no Taguatinga Shopping. A atividade é aberta e gratuita, assim como o FLISOL-DF. Qualquer pessoa pode participar e colaborar.

Premiação

Os autores das três sugestões priorizadas pela votação na consulta pública sobre gameficação, realizada pelo portal Participa.br, entre os dias 3 e 28 de fevereiro, vão participar do Flisol-DF. Eles também vão acompanhar a próxima etapa de desenvolvimento do Participa.br, que permite a participação social na construção da própria plataforma. Os vencedores são Diônifer Alan da Silveira, de Porto Alegre (RS), João Henrique Teixeira de Mendonça e Adriana Veloso Meireles, ambos de Brasília (DF).

Conceito

A gamificação ou ludificação, como o termo é conhecido no Brasil, é a aplicação de elementos e conceitos de design de jogos em outros contextos, que não são jogos eletrônicos. No contexto do Particpa.br, o conceito é utilizado para estimular a mobilização e engajamento de cidadãs e cidadãos em processos de interação e participação social.

Serviço:

Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (Flisol)

Data: 25 de abril (sábado)

Horário: 8h às 18h

Local: Faculdade Anhanguera (FACNET), no Taguatinga Shopping

Informações: http://flisoldf.blog.br ou http://flisol.info

Fonte: http://secretariageral.gov.br

 

 


Fonte: Colivre

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Eventos de Software Livre no Brasil