Indexando meus escritos sobre Software Livre.
Pensando alto sobre ferramentas de comunicação e produções coletivas em tempos de trabalho remoto
24 de Abril de 2020, 15:03 - sem comentários aindaContexto
O gatilho para esta reflexão pessoal sobre ferramentas de comunicação e "produção coletiva remota", para leigos, foi um caso real que presenciei nestes tempos de isolamento social devido às contigências da crise sanitária provocada pela COVID-19 - se você puder - fique em casa.
Equipes profissionais ou da área de tecnologia já usam ferramentas otimizadas para isso, como por exempo: slack, as várias opções do GIT, etherpad, etc. O foco deste texto são equipes com pouca (ou heterogênea) experiência no "informatiquês".
A Reflexão
Fonte da Imagem: Gestão de Projetos Digitais
Se você precisa aparar o excesso de folhas de uma planta, por exemplo, a escolha da ferramenta correta fará toda a diferença. Você não deveria usar uma "motoserra" na sua roseira, nem um alicate de jardineiro em seu abacateiro, por exemplo... Pegou a visão? Quase sempre existe uma ferramenta mais adequada para cada situação! É sobre isto que quero refletir!
Como o título sugere, são reflexões e opiniões pessoais, não absolutos! Sinta-se a vontade para usar os comentários para sugerir ferramentas!
Premissas tecnológicas
Não vou discutir as motivações das minhas premissas, em benefício da concisão do texto! Cada premissa, per si, já seria motivo para um textão :-) Abaixo apenas vou citá-las!
- Minimalismo tecnológico - Permaneça simples (KISS);
- Na ordem de preferência: Software Livre ou de Código aberto > software gratuito > Software que se preocupa com o respeito a privacidade.
Mensageiros Instantâneos
Se você tem um grupo com mais de 3 pessoas e precisa de avisos rápidos ou fazer discussões simples e com baixa urgência os mensageiros instantâneos são as melhores ferramentas! Se a sua comunicação é extensa ou a discussão é complexa (requer estudo, o tema é controverso ou não há consenso na equipe), esta ferramenta já começa a falhar miseravelmente! Em geral, os usuários não sinalizam (com #, por exemplo) o assunto da mensagem, o que no meio de várias mensagens atrapalha o fluxo do debate. E se o debate precisar se estender por muito tempo ou por muitas mensagens, a ferramenta já vira "um alicate de jardineiro aparando as folhas de uma abacateiro"! Se um integrante interessado em se envolver no debate abre o mensageiro e encontra 100 mensagens, ele, certamente, terá dificuldades de juntar-se à produção coletiva sem comprometer o fluxo do trabalho já produzido.
As minhas preferências de mensageiros instantâneos são: Conversation (só dois dos meus contatos usam), Telegram (muita gente entrou mas poucos usam). O Whatsapp é o mensageiro instantâneo que tenho planos de abandonar (em nome da defesa da privacidade minha e de meus contatos), mas é o que todo mundo usa, num efeito manada! É o mais perigoso dos três! Preciso pavimentar minha saída de modo planejado...
Ferramentas de Videoconferência
Pessoalmente acho que encontros síncronos (presenciais ou remotos) são pouco efetivos para a produção coletiva de materiais complexos ou extensos (uma das mudanças que esta crise sanitária pode provocar é a mudança deste paradigma...). Num mundo perfeito, deveria se usada apenas para reuniões curtas (não mais que 30 minutos), para se traçar "as diretrizes" do trabalho coletivo ou para resoluções urgentes e relativamente simples. Vou dar um exemplo exacerbado apenas para você, cara leitora ou leitor, pegar a ideia. Você considera que seria adequado, 4 autores de um livro, usarem videoconferências como ferramenta principal da produção do mesmo?
Videoconferências vem sendo usadas para julgamentos nos tribunais, para reuniões colegiadas e outras necessidades profissionais. Mas, nestes casos, há uma estrutura de profissionais e equipamentos na retaguarda! Para nós, usuários normais, considero que se deva usar somente nos casos apresentados acima! Para ser sincero, tenho pouquíssima experiência com videoconferências! Abaixo indico as duas ferramentas (das três que já utilizei) que recomendo! Aqui é o caso que as indicações dos leitores são muito bem vindas!
O Jitsi é um software livre para videoconferência simples, seguro e efetivo. Porque tem seu código fonte auditado pela comunidade de software livre e de código aberto, aumenta nossa proteção contra o vigilantismo e falhas de segurança.
O Youtube permite que se faça transmissão ao vivo e videoconferências. O Youtube pertence à Google, e como até os ácaros sabem, ganha dinheiro com a mineração dos nossos dados de navegação! Por esse motivo nunca será minha primeira opção! Mas geralmente você participa com outras pessoas... então você precisa navegar com a maré :-(
Já participei de 3 videoconferências com o zoom! Há vários motivos para não usarmos esta ferramenta... Mas em um mundo em que (quase) todos usam facebook, whatsapp e outras ferramentas que violam, em larga escala, a privacidade dos usuários, convencê-las a não se exporem a mais um canal de violação de privacidade e exposição de roubo de dados e militarem por uma web aberta e livre é remar contra a maré...
Ferramentas de comunicação assíncrona
A melhor ferramenta quando se deseja debater ideias extensamente, com profundidade e sem limitação de tempo é o bom, eficiente e velho e-mail! É uma ferramenta eficiente, que organiza as mensagens por assuntos, incentiva a reflexão e revisão do texto da mensagens escritas.
Qualquer integrante que queira entrar no debate, ao longo do mesmo, poderá usar as ferramentas de pesquisa dos clientes de e-mail para entender o que já foi acumulado na discussão. O trabalho assícrono é a melhor forma de incluir o maior número de colaboradores! Cada integrante participa do debate no momento mais adequado para si e com a disponibilidade de tempo que lhe convier com menor risco de ser atropleado pela superdosagem de informações que um debate qualificado produz...
Estas duas características contribuem para a qualidade e profundidade de qualquer debate de ideias! Eu acho espantoso o fetiche que as pessoas têm por usar a última ferramenta da moda e não a ferramenta mais efetiva!
Infelizmente, este é um debate perdido!
É isso. Apreciaria boas indicações de ferramentas remotas para trabalhos de produção coletiva! Que sejam amigáveis para o público leigo! A maior parte dos meus colegas de trabalho se encontra neste perfil!
Texto escrito com b2evolution. Você pode participar das conversações comentando esse texto. Clique aqui pra comentar.
Indiweb - Por uma web de longo prazo
10 de Março de 2020, 0:53 - sem comentários aindaIntrodução
Muita gente começa a produzir conteúdo na web e se preocupa apenas com o presente. Mas será que aquele conteúdo relevante que você produziu estará disponível/acessível daqui a vários anos? Que estratégias devemos tomar para que isso aconteça?
Não sei se já aconteceu com você, mas eu já publiquei coisas que queria ter disponíveis hoje e não os tenho porque fui negligente com isso! É sobre isso que muita gente, ao redor do mundo tem pensado... e para isso surgiu o movimento Indieweb!
Indieweb?
Resumidamente: O conteúdo que você produz deve continuar pertencendo a você e você deve continuar sempre no controle do mesmo! Há, obviamente, questões tecnológicas envolvidas para implementar estas diretrizes!
Se você deseja saber porque isso é importante aponte seu navegador para cá: Por que IndieWeb (en)?
Se você desejar aprender como começar, aponte seu navegador para cá: Come agora com IndieWeb. (en).
E sobre seu conteúdo permanecer disponível por muito tempo?
Desde que eu comecei a escrever na web, por conta de algumas migrações de plataformas de publicação que fiz desde cedo, essa sempre foi minha preocupação! Mas depois que li este manifesto pela preservação do conteúdo na web, compreendi que preciso ser mais assertivo sobre este ponto. E, como o texto discute, a questão não é exatamente simples, mas algumas diretrizes podem ser tomadas... Abaixo vou citar as que eu vou implementar com meu conteúdo (algumas delas já faço há muito tempo!):
- Passarei a usar, tanto quanto possível, html estático para conteúdo estático!
- Sempre usar padrões abertos!
- Evitar, tanto quanto possível, publicar meu conteúdo em plataformas que não permitam exportá-lo ou que não tenha controle sobre o mesmo (esto falando com vocês Twitter, Facebook e correlatos!). Manter minhas publicações em ferramentas descentralizas e abertas!
- Passar a adicionar, tanto quanto possível, microformatos nos meus conteúdos.
Fechando a conversa
Pessoalmente compreendi que é melhor ter um pouquinho de trabalho no presente, para ter zero trabalho no futuro, para manter meu conteúdo acessível por muitos anos!
Indicações de leitura
- ArchiveBox - Faça sua própria cópia de segurança da web!
- Webqarchive - Projeto para arquiva a web! (Veja minha presença na web em 2003)!
- A web não está morrendo.
- Discussão sobre o tema na Hack News.
- Discussão sobre o tema na Reddit.
Texto escrito com b2evolution. Você pode participar das conversações comentando esse texto. Clique aqui pra comentar.
Moto360 - impressões após 2 semanas de uso
10 de Fevereiro de 2015, 8:42 - sem comentários aindaIntrodução
O conceito da computação vestível (wareble computing) está chegando, aos poucos, ao cotidiano dos seres humanos normais. Dos óculos que filmam e obedecem a comandos de voz aos relógios que fazem outras coisas além de mostrar (marcar) o tempo… Ainda não estão 100% funcionais ou acessíveis como os telefones inteligentes (smartphones). Mas estão a caminho… ao menos os relógios inteligentes já estão entre nós em vários modelos… E, dentre os vários que já estão no mercado brasileiro o mais bonito e discreto (EMHO) é o Moto 360 da Motorola. Então férias, tempo para ler resenhas e, dedo nervoso na loja virtual da Motorola…. resolvi me presentear com este dispositivo!
Estado da Arte dos relógios inteligentes (smartwatch para os colonizados!)
Para ser direto ao ponto, os relógios inteligentes ainda não estão num nível de inteligência que possamos considerá-los um produto acabado. Ou como diria o @cardoso, ainda são “uma solução a procura de um problema“. Mas, depois que você passa a usar um, você sente que os “problemas irrelevantes do seu dia-a-dia", são resolvidos mais elegantemente com estes dispositivos :-)
Por mais óbvio que seja tenha em mente que é uma mudança de paradigma! Você não está usando um relógio! Se é isso que você deseja, compre um relógio (dahn!). Você está usando um dispositivo computacional que, nas horas vagas, te mostra a hora (de uma maneira clássica ou estilosa, você decide!).
Não é o seu dispositivo computacional primário! Ele é um “Robin para o seu Batman ” :-) Isto é, ele incrementa sua experiência com seu telefone inteligente! Este é o ponto! Se você entender esse conceito, então um “relógio inteligente” pode ser uma ferramenta útil (e “tiradora de onda") no seu cotidiano :-)
Existem várias ótimas resenhas do Moto 360, por exemplo aqui e aqui, entre outras. Assim vou me ater, brevemente, aos pontos positivos e negativos do que encontrei no Moto 360 nessas duas semanas de uso:
Pontos Negativos
- Autonomia da bateria deixa a desejar;
- Sensor de batimentos cardíacos é meio temperamental!
Pontos Positivos
- É bonito e estiloso;
- Roda Android, logo você sempre pode hackeá-lo (chupa usuários de softwares fechados!)
- Bem configurado (e assimilado seu conceito) diminui sua dispersão, otimizando seu uso do telefone inteligente!
- Você quase que pode combinar o mostrador do seu relógio (watchfaces) com seu estilo. Você nunca vai enjoar (da aparência) do seu relógio!
- É um ótimo companheiro (e incentivador) de atividades físicas.
Dicas e truques
- Para carregar mais rápido coloque o Moto360 em modo avião e teatro;
- Nas faces que mostram sensores de batimento, só habilite quando for usar (exercícios);
- Desligue (usando o app android wear) os avisos dos aplicativos que você deseja. Por exemplo, eu desligo o aviso de chegada de e-mail. É insano a quantidade de e-mails sem importância que recebo!
- Leia o sítio web de ajuda do produto. Tem muitas dicas ótimas!
- Você pode acompanhar (graficamente) o consumo da bateria (e previsão de uso) no telefone através do aplicativo android wear.
- Você pode ouvir suas músicas armazenadas no relógio (sem celular) usando um fone bluetooth;
- Participe de comunidades ou listas de discussão do produto! Esta aqui no G+ é ótima!
Conclusões
Acredito que na próxima geração do Moto 360 a Motorola deve mudar o processador e bateria (ou só a bateria). Não espero um dispositivo com bateria para uma semana! Mas um dispositivo com 24h de autonomia da bateria (sem hacking) seria bem desejado.
No mais, como um geek, estou bem satisfeito com meu dispositivo :-)
PS1: Minha filha comentou que nos primeiros dias fiquei bem chato falando “Ok Google” toda hora com o Moto360 :-( Acredite, isso vai passar :-)
PS2: Tenha em mente que ao usar um dispositivo inteligente da Google, você abriu mão da sua privacidade! Você foi avisado! Pessoal do “mimimi privacidade", eu assumo os riscos das minhas escolhas :-)
Texto escrito com b2evolution. Você pode participar das conversações comentando esse texto. Clique aqui pra comentar.
Apresentação na Latinoware 2014
23 de Outubro de 2014, 17:28 - sem comentários ainda<p> <a href="https://www.scribd.com/doc/244153199/colaboracao-contra-hegemonias-latinoware-2014-odp" title="View colaboração-contra-hegemonias-latinoware-2014.odp on Scribd">colaboração-contra-hegemonias-latinoware-2014.odp</a> by <a href="https://www.scribd.com/oigreslima" title="View oigreslima's profile on Scribd">oigreslima</a></p><p><iframe scrolling="no" src="https://www.scribd.com/embeds/244153199/content?start_page=1&view_mode=scroll&access_key=key-bmeCPBIdTAguue0stcFY&show_recommendations=true" frameborder="0" height="600" width="100%"></iframe></p> <p>Um resumão das ideias que foram apresentadas podem ser lidas <strong><a href="http://arede.inf.br/edicoes-anteriores/244-edicao-n-100-setembro-outubro-2014/7118-livre-saber-menos-ensino-mais-aprendizagem" title="Menos Ensino Mais Aprendizagens">neste artigo na Revista A Rede</a></strong>. Se desejar você pode baixar o arquivo da apresentação (em odp - LibreOffice) <a href="https://sfl.pro.br/nv/public.php?service=files&t=08321f505b19b8804809cd535ecdc019">aqui</a>.</p> <blockquote><div><div> <div></div><p></p></div> margin:8px 0 0 0; padding:0 4px;"> <a href="https://instagram.com/p/uOTHgCwEkP/" target="_top">#PhotoGrid #Palestra #latinoware2014 #FerramentasLivres</a><p>Uma foto publicada por Sérgio Lima (@oigreslima) em Out 10, 2014 at 11:27 PDT</p><p></p></div>te></blockquote><div><p><small><a href="http://sfl.pro.br/blogs/index.php/sergio-blog/apresentacao-na-latinoware-2014">Texto</a> escrito com <a href="http://b2evolution.net/" title="melhor motor de blogue">b2evolution</a>. Você pode participar das <b>conversações</b> comentando esse texto. <a href="http://sfl.pro.br/blogs/index.php/sergio-blog/apresentacao-na-latinoware-2014#comments" title="Clique aqui">Clique aqui pra comentar.</a></small></p></div>
Latinoware2014 - dia3
17 de Outubro de 2014, 14:18 - sem comentários aindaPalestra Educação com tecnologias livres.
- Hoje o Prof. Não precisa saber tudo, mas sim, gerenciar as aprendizagens.
- Experiência com crianças em vulnerabilidade social.
- Uso de Robótica Livre Educacional (pedagogia da sucata)
- Robótica como “ferramenta” educacional.
- Ao se propor fazer robores se mobilizam alguns sabores (ler, escrever, medir, calcular, desenhar, cortar, furar, montar…)
- “pensar o artefato é ressignificar o conhecimento”
- Educação pela descoberta.
- Discussão sobre gênero e sexo na adolescência.
Ferramentas utilizadas.
- http://www.corais.org (em desenvolvimento)
- http://www.robolivre.org (comunidade livre sobre robótica aberta)
- www.gambiologia.net
- rede.metareciclagem.org
- sala de aula deveria se transformar num centro multi-referencial de aprendizagens.
Texto escrito com b2evolution. Você pode participar das conversações comentando esse texto. Clique aqui pra comentar.