Introdução
O conceito da computação vestível (wareble computing) está chegando, aos poucos, ao cotidiano dos seres humanos normais. Dos óculos que filmam e obedecem a comandos de voz aos relógios que fazem outras coisas além de mostrar (marcar) o tempo… Ainda não estão 100% funcionais ou acessíveis como os telefones inteligentes (smartphones). Mas estão a caminho… ao menos os relógios inteligentes já estão entre nós em vários modelos… E, dentre os vários que já estão no mercado brasileiro o mais bonito e discreto (EMHO) é o Moto 360 da Motorola. Então férias, tempo para ler resenhas e, dedo nervoso na loja virtual da Motorola…. resolvi me presentear com este dispositivo!
Estado da Arte dos relógios inteligentes (smartwatch para os colonizados!)
Para ser direto ao ponto, os relógios inteligentes ainda não estão num nível de inteligência que possamos considerá-los um produto acabado. Ou como diria o @cardoso, ainda são “uma solução a procura de um problema“. Mas, depois que você passa a usar um, você sente que os “problemas irrelevantes do seu dia-a-dia", são resolvidos mais elegantemente com estes dispositivos :-)
Por mais óbvio que seja tenha em mente que é uma mudança de paradigma! Você não está usando um relógio! Se é isso que você deseja, compre um relógio (dahn!). Você está usando um dispositivo computacional que, nas horas vagas, te mostra a hora (de uma maneira clássica ou estilosa, você decide!).
Não é o seu dispositivo computacional primário! Ele é um “Robin para o seu Batman ” :-) Isto é, ele incrementa sua experiência com seu telefone inteligente! Este é o ponto! Se você entender esse conceito, então um “relógio inteligente” pode ser uma ferramenta útil (e “tiradora de onda") no seu cotidiano :-)
Existem várias ótimas resenhas do Moto 360, por exemplo aqui e aqui, entre outras. Assim vou me ater, brevemente, aos pontos positivos e negativos do que encontrei no Moto 360 nessas duas semanas de uso:
Pontos Negativos
- Autonomia da bateria deixa a desejar;
- Sensor de batimentos cardíacos é meio temperamental!
Pontos Positivos
- É bonito e estiloso;
- Roda Android, logo você sempre pode hackeá-lo (chupa usuários de softwares fechados!)
- Bem configurado (e assimilado seu conceito) diminui sua dispersão, otimizando seu uso do telefone inteligente!
- Você quase que pode combinar o mostrador do seu relógio (watchfaces) com seu estilo. Você nunca vai enjoar (da aparência) do seu relógio!
- É um ótimo companheiro (e incentivador) de atividades físicas.
Dicas e truques
- Para carregar mais rápido coloque o Moto360 em modo avião e teatro;
- Nas faces que mostram sensores de batimento, só habilite quando for usar (exercícios);
- Desligue (usando o app android wear) os avisos dos aplicativos que você deseja. Por exemplo, eu desligo o aviso de chegada de e-mail. É insano a quantidade de e-mails sem importância que recebo!
- Leia o sítio web de ajuda do produto. Tem muitas dicas ótimas!
- Você pode acompanhar (graficamente) o consumo da bateria (e previsão de uso) no telefone através do aplicativo android wear.
- Você pode ouvir suas músicas armazenadas no relógio (sem celular) usando um fone bluetooth;
- Participe de comunidades ou listas de discussão do produto! Esta aqui no G+ é ótima!
Conclusões
Acredito que na próxima geração do Moto 360 a Motorola deve mudar o processador e bateria (ou só a bateria). Não espero um dispositivo com bateria para uma semana! Mas um dispositivo com 24h de autonomia da bateria (sem hacking) seria bem desejado.
No mais, como um geek, estou bem satisfeito com meu dispositivo :-)
PS1: Minha filha comentou que nos primeiros dias fiquei bem chato falando “Ok Google” toda hora com o Moto360 :-( Acredite, isso vai passar :-)
PS2: Tenha em mente que ao usar um dispositivo inteligente da Google, você abriu mão da sua privacidade! Você foi avisado! Pessoal do “mimimi privacidade", eu assumo os riscos das minhas escolhas :-)
Texto escrito com b2evolution. Você pode participar das conversações comentando esse texto. Clique aqui pra comentar.
0sem comentários ainda