Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Pensando sobre Software Livre

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Indexando meus escritos sobre Software Livre.


Autodeterminação digital ou mimimi

9 de Junho de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Introdução

Lendo o texto da Cristina de Luca no IdgNow: O Prism e a sociedade do Controle resolvi comentar... o comentário ficou tão grande que resolvi trazê-lo, também, pra cá...

Autodeterminaçao Digital

Quando o Richard Stallman chamava a atenção para os riscos de se usar serviços de corporações ou softwares em que não temos acesso ao código fonte, ele era tachado de louco, paranóico e radical. Mas os fatos mostram que ele está (e estava) completamente correto.

Tomar consciência, passar por tomar atitudes! Não quer ser monitorado e continuar usando as maravilhas do digital? Use somente softwares em que você tenha acesso ao código fonte, onde uma comunidade sempre audite este software! Pare de entregar seu conteúdo para as corporações (Google, Facebook, Twitter, Evernote, Dropbox, etc) gerencie e hospede seu próprio conteúdo!

Autodeterminação digital implica em, metaforicamente, mover a bunda gorda da "comodidade e gratuidade" das hospedagens corporativas.

Autoderminação digital é uma competências dos Ciber-cidadãos conscientes!

Friendica no lugar de FB ou G+, B2evolution/Wordpress no lugar de Blogspot, Gnu-Linux no lugar de MacOS ou Windows e por aí vai...

O então fiquem só no "mimimi"

Texto escrito com b2evolution. Você pode participar das conversações comentando esse texto (precisa autenticar). Clique aqui



Porque gerenciar seu conteúdo - Parte II

30 de Maio de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Introdução

Na primeira parte desse texto (leia aqui) eu argumentei porque, EU, acho que não devemos entregar o controle do nosso conteúdo a terceiros. Não é um absoluto, é apenas a minha opinião e, como tudo na vida, tem seus ônus! Um deles é que você tem que colocar a mão na massa, no início, para a mágica acontecer. Se você acredita que comodidade é mais importante que segurança no longo prazo, esse texto não é pra você :-)

Você ainda esta aqui? Ótimo! A notícia boa é que depois desse movimento inicial de configuração, o modo de funcionamento será muito parecido com o das soluções de terceiros. No longo prazo, se você seguir as diretrizes que eu aponto aqui, suas chances de ter acesso ao seu conteúdo serão muito maiores do que a entrega do controle do mesmo a terceiros.

Princípios Básicos

Pra que as coisas funcionem hoje, amanhã e, possivelmente, daqui a X anos você deve ter algumas coisas em mente:

  • Guarde seu conteúdo em formatos abertos. Formatos fechados e proprietários te deixam a merce dos detentores das patentes do formato!
  • Permaneça simples! Você quer guardar e acessar seu conteúdo. Você não quer desenvolver um sistema sofisticado de gerenciamento de arquivos!
  • Evite os extremos. Não precisamos ser paranóicos nem negligentes!
  • Faça cópias de segurança com regularidade (backup).
  • Já mencionei que você deve fazer cópias de segurança (backup) com regularidade?
  • Tanto quanto possível, automatize o que for possível!

Ferramentas

  • Máquina fotográfica ou a câmara do seu celular ou um digitalizador (scanner) - Para digitalizar documentos. Eu uso meu celular (Android) com o aplicativo CamScan. Mas existem outros aplicativos com a mesma função (usar a câmara do celular para criar um PDF do documento) em outras plataformas (iOS, Windows Phone, etc) . E, se quiser, você pode apenas salvar o seu documento como imagem. Funciona do mesmo jeito! Existe muita coisa para se falar sobre a organização de documentos pessoais que fogem ao escopo desse texto... começe por aqui para um maior aprofundamento sobre o tema!
  • Um domínio e hospedagem própria - Ok, você pode usar serviços na nuvem (blogger, wordpress, etc)! Mas pra que fazer todo esse esforço para continuar a deixar tudo no controle de terceiros? Acredite, ter seu domínio e hospedá-lo não é nenhum bicho de sete cabeças. Sim, você terá que ler alguns tutoriais. E não esqueça de fazer cópia de segurança (backup) de tudo que você guarda no seu servidor de hospedagem!
  • Um motor de blogue ou um gerenciador de conversas - Tanto o B2evolution quanto o Wordpress suportam textos (posts) privados, isto é, só você tem acesso ao seu conteúdo. O Friendica é uma poderosa ferramenta para gerenciar conversas na rede com um excelente e personalizável controle de privacidade. Embora seja possível usá-lo, também, para controlar nossas notas e documentos (ele tem até, nativamente, notas privadas!) vou deixá-lo de fora porque fugiria um pouco do público alvo desse texto [usuários finais sem muito gosto por ler os manuais :-)].Então, tanto com o Wordpress como com o B2evolution todas as notas ou documentos enviados para eles deverão ser configurados como privados. Pronto. Agora só você tem acesso a esse conteúdo (após autenticar). Simples e indolor! E você nem precisar criar um blogue só pra isso. Pode apenas escolher uma categoria ("notas privadas" por exemplo) e usar as etiquetas (tags) para associar palavras chaves a cada nota ou documento arquivado. A vantagem do wordpress e b2evolution é que eles já tem um sistema de pesquisa interno muito bom! Se você arquivar com as etiquetas corretas, vai achar facilmente! Essa é toda a mágica! Simples não?
  • Um Disco Rígido (HD) Externo - Já comentei que você deve fazer cópias de segurança do seu conteúdo também em casa! Se tudo correr bem, catástrofes só irão ocorrer no local onde seu servidor está (supostamente não é a sua casa!) localizado. Se, porventura, a catástrofe acontecer na sua casa (bate na madeira três vezes), e você sobreviver, o conteúdo continuará disponível no seu servidor! Se acontecer nos dois locais ao mesmo tempo, bem, você é muito azarado mesmo. Não temos muito o que fazer! Lembra que um dos nossos princípios básicos é não sermos paranóicos! Vamos aplicá-lo aqui!

  • Um cliente de e-mail (pode ser substituído por um aplicativo pro seu gerenciador de blogue) - Se estiver no seu escritório ou com seu notebook você poderá acessar a interface do seu blogue para consultar ou enviar suas notas ou documentos. Se não estiver, tanto o Wordpress como o B2evolution suportam publicações remotas via e-mail. E, se preferir, pode usar o cliente móvel do wordpress para enviar (e consultar) suas notas no wordpress. Ele também funciona para enviar notas para o B2evolution (devido ao suporte a xmlrpc do B2evolution)!

A Mágica Funcionando

Suponha que você já registrou seu domínio, já tem seu blogue (wordpress ou b2evolution - o primeiro é mais amigável!) rodando normalmente para qualquer fim e já configurou a categoria padrão para o arquivamento de notas e/ou documentos. Vejamos então alguns exemplos hipotéticos!

Exemplos

  • Você está na sua cadeira de praia (troque porque qualquer outro lugar, é só um exemplo!) pensando em como a vida é bacana e.... de repente, você tem uma grande ideia! Saca seu telefone inteligente (smartphone) e registra a nota no seu bloco de notas ou direto no seu cliente de e-mail e envia (em formato texto puro) para o seu blogue (que já está configurado para toda entrada via e-mail ser guardada na categoria padrão de notas e marcado como privado!). Simples assim!
  • Você está na sua cadeira de praia (troque porque qualquer outro lugar, é só um exemplo!) pensando em como a vida é bacana e.... de repente, você tem uma grande ideia! Saca seu telefone inteligente (smartphone) e registra a nota no seu bloco de notas ou direto no cliente do wprdpress do seu telefone, escollhe a categoria padrão de notas e marca o texto como privado!). Publica a nota. Simples assim!
  • Você está numa loja e acaba de comprar seu novo disco rígido portátil. Fotografa a nota fiscal (ou usa o aplicativo para gerar um pdf da mesma) e envia para o seu blogue na categoria de notas e documentos marcado como privado! Simples assim.
  • Você aproveita o seu feriadão para arrumar aquela bagunça que está o seu local de trabalho em casa. Inspeciona cada documento e (aqueles que precisam ser guardados por questões legais) são digitalizados, enviados para seu blogue, com as etiquetas adequadas e a versão analógica armazenada organizadamente. Simples assim.
  • Seu contador (pense em qualquer outra situação que lhe diga respeito) te telefona e pede uma nota fiscal xyz para fazer alguma coisa. Você acessa seu blogue (pelo celular, desktop, geladeira, etc) pesquisa pelas etiquetas (tags) documentos, notas-fiscais e... tchan tcham... está lá! . Baixa a imagem para seu dispositivo e envia para seu contador. Mais um dia em que você venceu a burocracia dos tempos atuais!
  • Passaram-se 10 anos desde que você iniciou esse procedimento, você sempre fez suas cópias de segurança, o Evernote foi vendido (guarde esse texto para ler daqui a 10 anos) os usuários do Evernote estão resmungando por causa disso e você está consultando esse texto - guardado como pdf no seus sistema de notas e documentos .

Nota Jurídica

Eu uso um sistema de gerenciamento de notas e documentos parecido com esse. Eu escrevi esse texto com o máximo de correção, pesquisa e esmero. Mas se você usar esse tutorial para guardar suas notas e documentos, faça por sua conta e risco. Não me responsabilizo por nada que aconteça aos seus documentos, notas, gatos, namoradas/os, etc. Você foi avisado :-).

Fechando a Conversa

As configurações específicas de cada programa são bem acessíveis. Eu quis apenas passar a ideia geral de como tudo é mais fácil do que possamos imaginar. E depois da configuração inicial você não sentirá muito diferença entre Evernote ou seu sistema pessoal de armazenamento de notas e documentos.

Você tem dúvidas ou sugestões sobre esse texto? Deixe-me saber. Use os comentários ou o formulário de contato!

Texto escrito com b2evolution. Você pode participar das conversações comentando esse texto (precisa autenticar). Clique aqui



Porque gerenciar seu conteúdo - Parte I

28 de Maio de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Introdução

Eu já tinha escrito sobre porque é melhor usar um blogue ao invés do Evernote no contexto do gerenciamento de aprendizagens e as ideias principais continuam válidas para o contexto de tomar notas e guardar documentos no médio/longo prazo.

O Marco Gomes, o cara da Boo-Box, escreveu um ótimo texto discorrendo sobre as maravilhas do Evernote (sim, eu acho que o aplicativo é muito bom, não discordo disso!). Eu vi a chamada no Linkedin (não tem permalink gente! estamos involuíndo!) e deixei o seguinte comentário:

"Entregar seu conteúdo mais importante a terceiros? Não obrigado. Um blogue faz o mesmo, com menos praticidade mas, com mais segurança!"

E o Marco Gomes, que é um cara inteligente, fez a seguinte réplica:

"Acho que você não entendeu. Um blog não é para gerenciamento de anotações e armazenamento de arquivos."

Se um cara calejado na web e inteligente como ele não entendeu a questão de fundo, então eu julguei que merecia escrever um texto mais explicativo sobre o que realmente está em jogo!

Competências da Cidadania Digital

Não vou me repetir. Sendo curto e direto, o ponto central é que:

Autodeterminação digital é uma habilidade política dos tempos atuais!

Entregar, em nome de uma suposta maior praticidade, seu conteúdo, suas notas, seus documentos e suas sacações (insights para os colonizados!) a terceiros é uma temeridade. Você acha que porque está pagando por um serviço então estará seguro? Foi mal aê, empresas mudam seus termos de uso o tempo todo, e Here's one way to lose the battle for a free and open web: Bow to the fallacy that people invariably choose simplicity.

Facebook, Google+ and even Diaspora will always win the simplicity battle, and simplicity will always be their prime advantage. Self-determination is inevitably more complex than timid acceptance of someone else's rules and paradigms. If you're waiting for the day when digital self-determination becomes as easy as signing up to be exploited and censored, you can wait a million years.
"

Em bom português:

" Aqui um modo de se perder a batalha por uma web livre e aberta: Curve-se à falácia de que as pessoas, invariavelmente, escolhem a simplicidade.

Facebook, Google+ e até mesmo o Diaspora serão sempre vencedoras da batalha da simplicidade, a simplicidade sempre será sua principal vantagem. Autodeterminação é inevitavelmente mais complexo do que a aceitação tímida de regras e paradigmas impostos por alguém. Se você está esperando pelo dia em que a auto-determinação digital tornar-se-a tão fácil quanto uma inscrição para ser explorado e censurado, pode esperar por um milhão de anos
"

Esse é o ponto central. Você pode, hoje, sem maiores complicações ficar no controle do seu conteúdo, das suas anotações e dos seus documentos! Claro que você pode terá uma decréscimo de simplicidade, mas ganhará em garantias!

É como ir de bicicleta para o trabalho no lugar de pegar carona no carro de um estranho!

Como Faz

Mas não vamos ficar só no blablabla! Vamos mostrar como essa ideia/conceito de gerenciar seu próprio conteúdo está muito próxima de nós. Vamos mexer, metaforicamente, nossa bunda acomodada e preguiçosa da cadeira e ver que não precisamos ser Hackers para colocarmos as coisas organizadas, acessíveis e pesquisáveis sem muito esforço e usando a inteligência das multidões materializada em softwares livres como Wordpress, B2evolution ou Friendica!

Na segunda parte desse texto (em outra entrada aqui no blogue, aguarde e confie) vou mostrar como podemos substituir, por exemplo, o Evernote usando aqueles softwares em conjunto com um dispositivo móvel (Android, IOs e mesmo Windows Phone) para que nossas notas fiquem acessíveis de qualquer lugar com uma conexão a internet e com o máximo de privacidade.

Texto escrito com b2evolution. Você pode participar das conversações comentando esse texto (precisa autenticar). Clique aqui



4 aplicativos Android para um Aluno (ou Professor) Disruptivo

25 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Introdução

Eu me motivei a escrever esse texto após a leitura desta ótima entrada indicando 8 aplicativos para se usar na Escola, no Site do Android. E também porque queria usar a palavra nova que aprendi: dirupção :-)

Dirupção, QPE/WTF (o que é isso) ?

Resumindo a ópera, você pode ser um aluno/estudante ou Professor, que vai usar seu dispositivo rodando Android para fazer "mais do mesmo" na Escola Industrial, conteudista, classificatória, burocrática, (coloque aqui seu adjetivo pejorativo predileto), etc... Ou, pode usar esse mesmo dispositivo para construir suas práticas contra-hegemônicas a aquela Escola inadequada ao atual contexto informacional em que vivemos! Se você escolher essa última opção, você é um aluno (ou Professor) disruptivo!

Se quiser ser um aluno que segue o "reme-reme" da Escola tradicional, pare de ler esse texto agora e somente siga essas 8 dicas aqui e aqueles ótimos 8 aplicativos indicados no texto acima :-)

Se quiser ser um aluno disruptivo, veja minhas 4 indicações (leia-se, sugestões!) abaixo :-) Se você quer entender (porque é Professor ou porque se interessa por Educação para o Século XXI) as questões envolvidas numa postura disruptiva versus uma postura conservadora do uso das TICs, siga essa, essa ou essa conversação.

4 Aplicativos Android potencialmente Disruptivos na Escola :-)

  • Wordpress para Android - Essa é a minha sugestão no lugar do ótimo Evernote! Ter controle sobre sua produção e começar a pensar no médio ou longo prazo te farão se destacar da multidão além das aparências. Você já vive numa sociedade do conhecimento. Estude para aprender e não para as notas. Estude para um mundo em que a aprendizagem deve ser por toda a vida! Quer mais argumentos? Siga este apontador: Blogue ou Evernote?
  • Dolphin Browser e Dolphin E-book - Essa é a minha sugestão no lugar do ótimo Kindle. O futuro caminha para padrões abertos de livros eletrônicos. Preferir livros eletrônicos no formato aberto epub te manterá, no médio e longo prazo, livre de amarras artificiais do DRM, das amarras dos padrões fechados e de ficar preso a um único distribuidor de livros. Padrões fechados e DRM são muito século XIX para um aluno/estudante (ou Professor) disruptivo :-) Você precisa do navegador Dolphin, pois o Leitor de E-livros/E-books Dolphin é apenas uma aditivo ao navegador. E, afinal, a computação caminha para as nuvens. Então ter um ótimo navegador é uma ótima pedida!
  • Google Doc - Essa é minha sugestão no lugar do KingSoft Office. Você pode ser um aluno preso ao mundinho proprietário da Microsoft, mas com certeza precisará compartilhar com outros alunos que podem usar outros ambientes de aplicativos de escritório (LibreOffice por exemplo). Usar um editor que lê e exporta documentos em outros formatos além daqueles da Microsoft te farão mais produtivo e disruptivo :-) Sem contar que você poderá editar o mesmo documento em vários dispositivos e até mesmo, colaborativamente, com outros colegas! Afinal você não quer fazer "mais do mesmo" e ter apenas um "caderninho eletrônico sem graça, sem vida, sem alma" (TM Prof. Jarbas Vasconcelos)!
  • Gdocs - Muitas vezes ser disruptivo passa pelo minimalismo tecnológico. As vezes tudo que você precisa é de um simples bloco de notas em texto puro. E se ele puder sincronizar com seus documentos no Google Drive, melhor ainda!

Um último conselho

Ok, não será apenas um conselho :-) A tecnologia muda muito rápido. Eventualmente você pode até mudar de plataforma! Então pense sempre no longo prazo. Fuja de plataformas proprietárias ou que te aprisionem a um único fornecedor (Ouvi Apple?), fuja de formatos proprietários ou fechados. Considere sempre se o aplicativo ou plataforma que escolheu te permite exportar seu conteúdo para outros formatos! Ser disruptivo é, também, evitar os paradigmas da Era Industrial :-)



Por que Blogar em 2012?

28 de Setembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Introdução

Em 2007 eu me perguntava como seria blogar em 2012... errei algumas (muitas!) coisas, mas continuo mantendo minha fé no blogue... como espaço (pessoal) de reflexão, conversação, cidadania, registro histórico e muito mais...

O mais importante é que agora, em 2012, eu posso olhar pra trás e refletir sobre aquelas previsões.

Se tivesse feito como alguns blogues (aplicativos de redes sociais"... muitas das conversas, insights, pensamentos e reflexões que podem ser resgatadas aqui no blogue teriam sumido dentro do limbo dos quintais murados daquelas "redes sociais corporativas"...

Você acha que é mimimi? Pois veja com seus próprios olhos :-)

Tempo de duração de um link nas redes sociais
Crédito da Imagem: FB do Intermezzo.

"O tempo de vida de um link: em média, duram 3 horas, mas se for de notícia, apenas 5 min. Antes de cair no limbo da rede, os links propagados via Twitter vivem por 2,8 horas; via Facebook, 3,2 horas; e no YouTube, 7,4 horas. Veja infográfico." (FB do Intermezzo)

Cidadania na Era da Informação

Ainda está duvidando? Desafio: Pare de ler este texto agora e tente achar algo que você tenha publicado 1 anos atrás no Facebook, Twitter ou outra "rede social corporativa"!

Todo o Poder de uma WeB de leitura e escrita sendo jogado fora, por você, que só publica naquelas redes sociais corporativas :-)... Ou então tudo que você produz, você considera efêmero e irrelevante e por isso só deve durar o breve tempo de sumir da sua linha do tempo (timeline!)

Ok, cada é cada um, o conteúdo é seu, a vida é sua e você faz com ela o que bem lhe apetece :-)

Mas eu prefiro abrir mão das "facilidades" de uma maior exposição do meu conteúdo nos quintais murados das redes corporativas para, no médio e longo prazo, ter controle e acesso ao que produzi!

Porque auto-hospedar seu conteúdo é uma habilidade política dos tempos atuais!

Vida longa as conversações fora dos jardins murados! Vida longa ao blogues! Vida longa ao Sérgio Blog, que venham mais 10 anos :-)

Linha do Tempo



Tags deste artigo: software-livre