A compra da Sun pela Oracle ainda não se concretizou, mas o CEO Larry Ellison já vem dando seus palpites, e em um evento recente avisou que andou conversando com a equipe do OpenOffice na Sun, e os “encorajou” a adotar o JavaFX como arquitetura de interface para o seu projeto, atualmente em C++. E foi mais ou menos assim, como se nada fosse: “nós encorajamos o grupo do OOo a rapidamente fazer sua versão de uma planilha, ou um processador de texto, usando o JavaFX.
Ao contrário do que acontece com outros integrantes da família Java, o runtime do JavaFX é proprietário, não foi submetido ao JCP, e é controlado pela Sun(/Oracle), o que pode ajudar a explicar o brilho nos olhos de Ellison - algo que ele pode negar rapidamente (e provar que não tem qualquer relação com A Bolha Assassina) se abrir a ferramenta, mas no momento eu sugeriria que ninguém espere por isso em pé.
Claro que boa parte do desenvolvimento do OpenOffice ocorre também fora do controle da Sun, sob os auspícios da IBM, Novell e outros - e é provável que por lá a proposta não seja nada popular. Vamos, portanto, aguardar os acontecimentos.
A longa matéria do The Register a respeito tem bastante descrição e análise, e eu recomendo a leitura.
0sem comentários ainda