Nos dias 18 a 22 de Setembro na cidade de Montevideo (Uruguay) aconteceu a VIII Bienal Internacional Del Juego, com o tema “Los hombres pasan, las instituciones juegan”. Com o intuito de estabelecer contatos e começar um movimento de expansão do MPB para a America Latina estivemos presentes nesse encontro. Nosso representante nessa atividade foi o ativista Elisandro Rodrigues, de Porto Alegre/RS.
A Bienal tinha como objetivo “abrir y abarcar con el concepto de institución, a varias instancias y acciones organizadas que usualmente quedan por fuera del criterio más clásico, por no contar con un “aparato”, “estructura” y/o reconocimiento formal, pero que sin embargo pueden ser auténticas opciones, creativas y significativas, en experimentar estrategias emancipadoras para la construcción de una ciudadanía diferente.”
Com a metodologia dos Jogos a Bienal se desenvolveu na criação de experiências corporais e estéticas construindo novos jeitos de olhar a cultura e de se fazer política. O MPB teve uma charla, realizado no domingo (20/09), com mais de 300 pessoas. Explicou-se um pouco do MPB e de sua proposta problematizando a questão da Música como bem cultural de todos os povos.
Realizou-se um jogo com todos os presentes através de uma técnica que utilizou-se de músicas, uma delas do Teatro Mágico, para criar uma experimentação sensorial e corporal com os participantes. O jogo consistia em criar relações e discussões com as pessoas próximas. Para aumentar a dificuldade o jogo foi realizado com os olhos fechados, onde através das músicas iam se tocando, se conhecendo, estabelecendo relações sem saber o nome, as roupas, a estética da pessoa que estava na frente e nos grupos. Construindo com isso novos valores.
Nos dias seguintes muitas conversas foram realizadas com pessoas e grupos dos países da America Latina e America Central como: O pessoal da APPO (Asamblea Popular de los Pueblos de Oaxaca – Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca) do México; do México ainda tivemos diálogos com pessoas ligadas ao EZLN (Exercito Zapatista de Libertação Nacional); Contatos com pessoas e entidades do Uruguay, Argentina, Peru, Costa Rica, Nicarágua, Venezuela. Além desses países estavam presentes algumas pessoas da Itália, com quem estabelecemos e trocamos contatos. Repassou-se o site do MPB, comentou-se sobre o Manifesto, sobre como funciona a realidade dos direitos autorais no Brasil. Como “regalo” (presente) deixamos com representantes de cada país e organização um CD/DVD do Teatro Mágico.
Muitos dessas pessoas e instituições utilização o Jogo, a arte, a cultura, e principalmente a música para a transformação da realidade social. Começou-se a criar uma primeira articulação de encontro com todos no AIJ/FSM (Acampamento Intercontinental da Juventude do Fórum Social Mundial) que acontecerá nos dias 18 a 28 de janeiro de 2010, amadurecendo assim os contatos e redes para criar um grande encontro no FÓRUM SOCIAL DAS AMERICAS, que acontecerá no PARAGUAY entre julho e agosto de 2010.
Essa Bienal, em anos anteriores, criou a RELAJO (Rede Latinoamericana de Juegos). Rede que serve para encontros e discussões sobre como utilizar os jogos como ferramenta de transformação e construção social-política-cultural. Nosso ativista (Elisandro) entrou para essa rede possibilitando assim uma melhor articulação com os países. Acreditamos que com esses contatos realizados estaremos ampliando para outros países a luta do MPB.
Site da RELAJO: http://relajo.org
Site da Bienal Del Juego: http://8bienal.blogspot.com
Site da Macha (organização do Uruguay): www.mancha.org.br
Site do Acampamento Intercontinental da Juventude: www.acampamentofsm.org.br
0sem comentários ainda