Campus Party Recife - Fique de olho no Palco Pitágoras
5 de Junho de 2014, 13:05 - sem comentários aindaOlá pessoal!
Uma dica para quem vai a Campus Party - Recife é que a equipe do Palco Pitágoras (área de Software Livre) preparou uma super programação e como se não bastasse, distribuirão lindas canecas do Campux!
"Os organizadores da Área de Software Livre levarão canecas para distribuir durante algumas ações na Campus Pary Recife 3.
Adicione nossos perfis nas redes sociais para saber como concorrer:
Twitter: @slcampusparty
Perfil na rede diáspora: https://diasporabr.com.br/u/slcampusparty
Página no Facebook: https://www.facebook.com/slcampusparty"
Acesse a página do Blog da Área de Software Livre na Campus Party e saiba mais informações sobre Software Livre, além dos vídeos das palestras que aconteceram em edições anteriores na área de Software Livre da Campus Party!
Fonte: http://softwarelivre.org/slcampusparty
Conheça Mais: Grupo PyLadies Brazil - Quem são elas?
2 de Junho de 2014, 23:11 - sem comentários aindaOlá!
Quem acompanha o blog sabe que pesquiso os grupos que incentivam a participação das mulheres na tecnologia e disponibilizo um resumo deles e contatos.
Cheguei a conclusão que além disso é importante que esse grupos possam passar mais informações, e por isso resolvi entrevistá-los.
Para dar o pontapé inicial na tag "Conheça mais", entrevistei o grupo PyLadies. Esse grupo é de Natal - RN e começaram as atividades este ano (2014). Quem respondeu as perguntas foram: Gabriela, Clara e Katyanna.
A entrevista está bem legal e tem dicas para você que deseja aprender Python. Vamos conferir?
Blog: Qual a profissão/formação acadêmica de vocês?
Gabriela: Eu sou técnica em informática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e curso o Bacharelado em Tecnologia da Informação na Universidade Federal daqui (RN). No momento, participo como pesquisadora de um projeto de Iniciação Científica da Universidade em que estudo.
Clara: Eu faço o Bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e trabalho na área de redes e servidores linux em uma empresa chamada Veezor Network Intelligence com o foco em computação em nuvem.
Katyanna Moura: Estudei Operações Comerciais no IFRN e hoje curso Bacharelado em Tecnologia da Informação na UFRN.
Blog: O que levou a criação desse grupo, podem contar um pouco da história e objetivo?
Gabriela: Algo que sempre falamos é que um motivador foi o porquê de termos tão poucas meninas na área tecnológica. Acho que foi o principal motivo. Participar de eventos que iam 50 homens e só nos de mulheres, nos fez sair do canto e pensar em mudar. Essa realidade é meio estranha, na história tecnológica fomos marcantes. A Ada Augusta Byron, Grace Murray Hoper, Radia Joy Perlma, entre outras nos mostraram que a linha do tempo da história da computação foi extremamente marcada por mulheres. Então podemos dizer que o PyLadies existe para motivar, para ser uma ponte que leva as garotas ao mundo da programação. O propósito não é criar ilhas, isolando as meninas enquanto gritamos palavras de ordem sexistas (longe disso). Nós queremos mostras que mulheres podem sim mudar o mundo mesmo sem ter seu "código fonte", basta criarmos um novo. Seu sexo não define sua escolha profissional, ou sua carreira acadêmica, ou sua capacidade intelectual.
Clara: Faço das palavras da Gabriela as minhas, o nosso objetivo em geral é esse. Entretanto o que mais me identifiquei com a ideologia do PyLadies foi a atuação da mulher entrelaçada com o desenvolvimento na linguagem Python, especialmente por ser uma entusiasta do mundo open source e isso fez com que eu visualizasse o crescimento do uso da linguagem em nosso país, em especial em nossa cidade (Natal).
Blog: Atualmente o grupo tem quantos integrantes? Homens podem participar?
Como co-fundadoras, somos nós 3. Na organização são cerca de 10 pessoas. Ativas e participantes da comunidade, mais de 50 meninas (e meninos). Os rapazes podem participar, mas como regra, tem que ser uma menina na liderança. E sempre tentamos incentivar garotas e participarem dos encontros em posições que antes só os rapazes ocupavam (colocamos elas para palestrarem, serem monitoras, etc).
Blog: Vocês organizam algum evento específico ou ações direcionadas como oficinas?
Nosso primeiro encontro na verdade foi um evento, tivemos cerca de 100 pessoas (um pouco mais que isso). Nós fizemos nesse formato mais para divulgação, como era o início da comunidade, tentamos alcançar o máximo possível, para depois trabalharmos de forma mais específica. Agora, nós estamos realizando mini-cursos e dojos, com um número menor de meninas e maior frequência.
Vejas as fotos no final :-)
Blog: Como faço para participar do PyLadies?
Tem muitas formas. Caso não haja um grupo do PyLadies na sua região, pode entrar em contato conosco para começarmos um ai onde você mora. "Mas eu não sei programar", não há problemas, nós te ensinamos. Podemos fazer hangouts, chamadas do skype, ou algo do tipo (dependendo, se for pertinho, podemos até te fazer uma visita), e treinamos você para que possar montar um grupo ai e ensinar as meninas. Caso já haja meninas do Pyladies na sua região, é só frequentar as reuniões, aparecer e participar. Nós não colocamos restrições, não proibimos meninas que não sabem programar, pelo contrário, quanto menos você souber, mais vai poder aprender.
Blog: Como posso contribuir com o grupo?
Também tem muitas formas de fazer isso. Tem o caso de não ter um grupo ai próximo de onde você mora, então sua contribuição pode ser montando ele por ai. Mas caso já tenha, compartilha material com as meninas, estuda um assunto e se oferece para palestrar ou falar em um mini-curso, organiza eventos ou campeonatos de programação... Aqui, nós somos muito abertas a isso, se há uma meninas interessada, ajudamos a ela a ter prática no assunto, e já a colocamos para ensinar outras meninas. O importante é gerar frutos que gerem outros frutos.
Então sempre falamos para as meninas que se encontrarem uma fonte de estudo interessante, coloca no grupo para as outras também consultarem, se tem dúvida, compartilha, se descobriu algo, também divulga, se tá vendo que em um assunto tá conseguindo ter uma boa evolução, nos manda um email, mensagem, inbox, nuvem de fumaça, qualquer coisa, dizendo que tem um tópico que você tá disposta a ajudar ou ensinar outras garotas. Um exemplo disso foi o evento que organizamos no início do ano, uma das palestrantes foi uma monitora que treinamos.
Blog: Quais sites e livros que vcs indicam para quem quer aprender Python?
Tem muita fonte boa de estudo sobre python, vamos começar pelos livros. Nós temos o 'Use a Cabeça: Python', 'Programação Em Python 3 - Uma Introdução Completa à Linguagem Python' (da Alta Books), 'Introdução à Programação Com Python - Algoritmos e Lógica de Programação Para Iniciantes' (da Novatec), 'Aprendendo Python' (Bookman), e 'Python - Guia de bolso' (também da Alta Books). Devem ter vários outros livros ótimos, mas esses são os que lembramos.
Confira a lista de alguns sites para quem quer aprender python (algumas fontes são em inglês).
- Learn Python The Hard Way, 2nd Edition (Zed Shaw)
- Dive Into Python (Mark Pilgrim)
- Dive Into Python 3 (Mark Pilgrim)
- Google Python Class
- Documentação Oficial
- Cook Book
- Python na Prática
- Aprenda a programar Python
- Manual de Referência Python
- WikiBooks
Cursos online:
Blog: Qual a dica que vcs podem dar para quem quer aprender Python?
Queiram aprender. É complicado começarmos algo sem realmente querermos aquilo. Não desista. Acredito que todos somos capazes de aprender qualquer coisa (QUALQUER COISA), alguns conseguem entender mais rápido que outros, mas se forem insistentes irão aprender. Então não pare de programar por que seu código ''bugou'', ou por que não entendeu algo que todos dizem ser simples.
Compartilhe suas dúvidas, sem medo. Entre em comunidades, grupos sobre o assunto, fóruns de discussão, mande email para quem você sabe que sabe mais que você, ou até para que não sabe mais, talvez ele te ajude (se quiser, manda pra gente). E é muito importante que você coloque em prática o que está aprendendo. Ensine outras pessoas, escreva material, faça tutorial do que conseguiu e compartilha, comece projetos open source... tem muita coisa que você pode fazer.
Para quem quiser entrar em contato com o Pyladies pode enviar mensagens para:
Site: pyladiesnatal.potilivre.org
email nacional: brazil@pyladies.com
email regional: natalrn@pyladies.com
Redes Sociais: https://www.facebook.com/PyLadiesBrazil
Twitter: @PyLadiesBrazil
Maratona de Programação SBC
1 de Junho de 2014, 18:52 - sem comentários aindaOi pessoal!
Esses dias vi no facebook uma dica indicada pela InspirAda sobre a Maratona de Programação da SBC e resolvi postar alguns detalhes sobre esse evento.
O que é a Maratona de Programação da SBC?
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Desde o ano de 2006 o evento vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 19a. edição da Maratona.
Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
Como funciona?
Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.
Para a primeira fase, com inscrições abertas até o dia 13 de setembro, os interessados podem fazer a inscrição na sede mais próxima, a lista das sedes está aqui.
A final brasileira acontecerá nos dias 7 e 8 de setembro.
Para mais informações acesse o link aqui.
Animad@s para participar?!
Fonte: site SBC
Forbes: Lista da mulheres mais poderosas do mundo
29 de Maio de 2014, 22:22 - sem comentários aindaImagine você ser considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo?
Pois então, saiu a famosa lista feita pela revista Forbes, vamos conferir?
1- Angela Merkel, chanceler da Alemanha
2- Janet Yellen, presidente do Federal Reserve
3- Melinda Gates, presidente da Bill and Melinda Gates Foundation
4- Dilma Rousseff, presidente do Brasil
5- Christine Lagarde, diretora do Fundo Monetário Internacional
6- Hillary Clinton, ex-secretária de Estado dos EUA
7- Mary Barra, CEO da General Motors
8- Michelle Obama, primeira-dama dos EUA
9- Sheryl Sandberg, CEO do Facebook
10- Virginia Rometty, CEO da IBM
Procurei na lista por mulheres que trabalham com TI e encontrei apenas duas a Sheryl Sandberg e a Virginia Rometty, confesso que estava esperando ver mais.
Separei um breve resumo sobre a vida dessas duas mulheres:
Virginia Rometty, CEO IBM
Ela tem 57 anos, bacharel em Ciência da Computação.
Desde outubro de 2012 assumiu 3 cargos na empresa, presidente (a primeira mulherna empresa a assumir esse cargo), CEO e presidente do conselho.
Em 2013 ela foi eleita a mulher mais poderosa de Nova York segundo o Crain's New York Business.
Sheryl Sandberg, Chefe de Operações Facebook
Ela tem 44 anos, é graduada em economia e administração pela universidade de Harvard.
Desde 2008 ela trabalha no Facebook, ela foi a primeira mulher na empresa a participar do conselho de administração.
Sheryl é fundadora da comunidade Lean in que reune iniciativas para estimular as mulheres. Ela também lançou o livro "Faça acontecer", li no ano passado e muitas mulheres se identificação com o que ela relata, principalmente quem é da área de tecnologia.
XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VIII - Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online
27 de Maio de 2014, 20:30 - sem comentários aindaOlá!
Na próxima semana (de 02 a 04 de junho) vai acontecer o XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre - EVIDOSOL e também o Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online.
O que é o EVIDOSOL?
"O objetivo de um evento como o EVIDOSOL é ampliar o debate em torno do diálogo entre linguagem e tecnologia, tendo como público-alvo alunos, professores, pesquisadores, comunidades de software livre e outros interessados no eixo temático do evento. Esse encontro é uma oportunidade para colocar em comunicação todos aqueles que têm como horizonte filosofias e práticas dinâmicas e solidárias na construção de alianças respeitosas entre os campos de conhecimento que envolvem as apresentações."
Até o dia 02/06 é possível fazer a inscrição como ouvinte pelo link http://evidosol.textolivre.org/site/inscricoes
Se você tem dúvidas sobre como participar do evento é só clicar aqui para ler um tutorial. Quem participar do evento vai receber um certificado em até duas semanas.
Para mais informações acesse o site do evento aqui.
A programação está disponível em http://evidosol.textolivre.org/papers/2014/pub/
Relato sobre o Hackathon de Gênero
24 de Maio de 2014, 13:22 - sem comentários aindaOlá a tod@s!
No dia 14 de maio aconteceu o Hackathon de Gênero, infelizmente não pude participar e acompanhei as deliberações do evento pelo blog da Haydée Svab.
Essa iniciativa reuniu pessoas das mais diversas áreas como deputadas, assessorias, câmara dos deputados, secretaria da mulher, movimento hacker e banco mundial.
Para quem também não conseguiu acompanhar pode ler o relato super detalhado escrito pela Haydée clicando aqui.
Só para adiantar, algumas deliberações do evento foram:
1) Haverá o Hackathon e ele conta com apoio das deputadas da bancada feminina
2) Haverá uma trilha geral sobre legislativo e uma trilha temática sobre gênero
3) Depois do resultado do Hackathon, haverá chamada para o Concurso sobre a Lei Maria da Penha, com a produção de aplicativos sobre o tema da lei (combate à violência contra mulher).
4) Indicativo de data: segunda quinzena de novembro de 2014
(já opinando, acho que não deve ser na semana que inclui o dia 20/nov pois isso acaba sendo concorrencial com o movimento negro).
Vou acompanhar essas deliberações e vcs?
Evento: Drupal Day - SP
22 de Maio de 2014, 22:32 - sem comentários aindaOlá pessoal!
Estava navegando no site do PoliGNU e encontrei uma ótima sugestão de evento sobre Drupal que vai acontecer em São Paulo.
Para quem não conhece, o Drupal é um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) escrito em php em Software Livre.
E se você procura ajuda para utiilizar esse CMS, no site da comunidade de usuários do Drupal você encontra bastante materiais, manual e também um fórum com pessoas para ajudar a tirar as suas dúvidas.
Sobre o evento:
"Público Alvo: Profissionais e estudantes da área de informática, empresas e órgãos públicos interessados em capacitação, contratação ou prestação de serviços.
Custo: O evento é gratuito, mas pedimos, a quem puder doar, 2 kg de alimento não perecível para doação a entidades que cuidam de pessoas carentes.
O DrupalDay SP 2014 é um evento de Tecnologia da Informação e Comunicação com foco no software livre Drupal, um CMS (Content Management System) amplamente utilizado e com uma grande comunidade de desenvolvedores.
Este evento tem por objetivo abrir um espaço para a apresentação da ferramenta, mercado de trabalho, capacitação, troca de experiências, networking e identificação de parceiros comerciais.
O DrupalDay SP 2014 terá uma extensa grade de palestras, workshops, apresentação de cases de sucesso e muita conversa de corredor.
Ano passado tivemos uma DrupalCamp na USP, a única diferença de uma DrupalCamp para um DrupalDay é que a DrupalCamp é um evento de mais de um dia, mas o conteúdo e o público é semelhante. "
Mais informações aqui
Inscrições clique aqui
Onde: Bloco B - IME-USP
Quando: 24 Maio, 2014 às 09:00
Fonte: site PoliGnu
TI por Elas: Marcia Carioni, descomplicando a informática
20 de Maio de 2014, 21:58 - 6 comentáriosOi pessoal!
Hoje vou começar uma tag diferente "TI por Elas", vou postar entrevistas com mulheres que atuam na TI e que estão aqui para dividir suas histórias e para mostrar que todas podemos conquistar o nosso espaço na área.
A primeira entrevistada é a Márcia Carioni! ela é empresária e professora na Escola de Informática Educativa e Inclusão digital, e como se isso fosse pouco é mãe de uma filha de 25 anos formada em Engenharia!
Hoje ela vai contar um pouco da sua trajetória na TI e certamente ela é uma mulher que nos inspira a continuar. Vamos ler?
Blog: Qual a sua graduação?
TI (no meu tempo se chamava Processamento de Dados)
Blog: Conte um pouco sobre a sua história na área, o que levou a escolher a TI e quando começou a trabalhar na área.
Eu cursava o Ensino Médio Técnico em Publicidade, quando passei a conviver com o computador e me apaixonei por essa máquina incrível.
Fui transferida para o curso de Processamento de Dados e segui carreira nesta área, me encontrando cada vez mais na Tecnologia.
Blog: Mulher na área da TI que serve ou serviu de inspiração.
Minha professora de Informática Educativa, Elisabete Fernanda Caticci, Bacharel em Matemática com ênfase em Informática e Certificada pela Microsoft.
Blog: Qual site de TI que você recomenda:
Mulheres na Tecnologia - http://mulheresnatecnologia.org/
Blog: Um evento que você indica na área de TI:
Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia
Blog: Mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI.
Sou professora de Informática Educativa para Terceira Idade, e só trabalho com Aulas VIP, minhas alunas são Pintoras, Advogadas, Médicas, Empresárias, Professoras, e sendo todas aposentadas, estão descobrindo o mundo tecnológico, pois por mais graduadas que são, a Informática chegou tarde em suas vidas profissionais, mas como “Mulheres Ativas” que são, não podem parar no tempo, sendo assim, continuam aprendendo sempre mais.
Desta forma, para lecionar, se faz necessário conhecimento, paciência, compreensão e amor à profissão.
Também consegui introduzir meus pais, já idosos no mundo da Informática, sempre que falo com eles pelo Skype fico feliz que isso esteja acontecendo ! Minha mãe é Bisavó e tem Facebook !
Só tenho a agradecer a Deus que me deu vida e oportunidade de trabalhar com sucesso no que eu amo. Essa maravilha da Informática que preenche minha vida e me dá a possibilidade de ensinar e ver a conquista de minhas alunas, e também a felicidade de abrir as portas do conhecimento de um mundo novo à pessoas que acabam se tornando amigas de uma vida inteira!
Para minha mensagem às Mulheres iniciantes no ramos, gosto muito de citar Confúcio: "Encontre algo que você gosta para fazer, e nunca mais trabalhará na vida"
Quem quiser entrar em contato com a Márcia é só acessar o site dela www.marciacarioni.info
Espero que tenham gostado!
Chamada de Palestras para o VI Fórum de Tecnologia em Software Livre e Software Freedom Day - Curitiba
18 de Maio de 2014, 21:41 - sem comentários aindaOlá pessoal!
A organização do 6º FTSL e 10º SFD em Curitiba convoca a comunidade para contribuir com sua programação. Estudantes de qualquer escola ou universidade, professores e/ou profissionais podem enviar suas propostas relacionadas com Software Livre nas categorias: palestra, oficina/minicurso, encontro de comunidade. Os eventos acontecerão de 18 a 20 de setembro de 2014.
Data limite para submissão: 30 de junho de 2014.
Mais informações sobre as chamadas de trabalho acesse:
http://www.ftsl.org.br/chamada-de-trabalhos
Se você não conhece os eventos, abaio uma breve descrição:
6º Fórum de Tecnologia em Software Livre
O Fórum de Tecnologia em Software Livre (FTSL) é um evento anual promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Considerado o maior e mais importante evento de Software Livre de Curitiba e Região tem como propósito a disseminação de novas tecnologias baseadas em Software Livre, bem como, a troca de experiências com as comunidades, universidades e empresas públicas e privadas, por meio de palestras, mesas-redondas e minicursos.
10º Software Freedom Day
O Software Freedom Day (SFD) ou em português, Dia da Liberdade do Software é uma celebração mundial do Software Livre e de Código Aberto (SL/CA). O objetivo dessa festa é mostrar ao público em todo o mundo os benefícios de usar SL/CA de alta qualidade na educação, no governo, em casa, e nos negócios, ou seja, em todos os lugares! A organização sem fins lucrativos Digital Freedom International coordena o SFD em nível global, oferecendo apoio, brindes e um ponto de colaboração. Existem times de voluntários em todo o mundo organizando os eventos SFD locais para atingir suas próprias comunidades. O site internacional do SFD é http://www.softwarefreedomday.org.
O 6º FTSL e o 10º SFD em Curitiba são organizados por funcionários da Regional Curitiba do SERPRO, por professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e por membros da Comunidade Curitiba Livre. Para realizá-los serão oferecidas várias atividades que têm por objetivo promover a troca de informações e conhecimentos entre estudantes, professores, profissionais e empresas. Estas atividades da programação estarão divididas em:
Palestras: realizadas por acadêmicos, estudantes, profissionais do mercado, empresas, políticos e pensadores com o intuito de aprofundar os conhecimentos científicos, técnicos, mercadológicos, políticos e sociais do Software Livre e da Liberdade do Conhecimento;
Minicursos/Oficinas: ministrados por profissionais a fim de transmitir conhecimentos práticos de um determinado assunto através de treinamentos e capacitação;
Mesas-redondas/Paineis: contará com a participação de profissionais e estudiosos do temas, qualificados e capacitados para conduzir as discussões de forma a incentivar o pensamento crítico dos participantes, visando a estimulação do debate sobre temas acadêmicos, tecnológicos e sociais relacionados ao Software Livre e a Liberdade do Conhecimento.
Vamos participar? :-)
Prêmio “Para Mulheres na Ciência”
12 de Maio de 2014, 21:47Olá a tod@s!
Vocês conhecem o Prêmio Para Mulheres na Ciência?
Essa é uma premiação que existe desde 2006 e visa estimular a participação de mulheres na área científica premiando 7 pesquisadoras com uma bolsa no valor de vinte mil dólares. Encontrei o seguinte resumo sobre o prêmio no site da Fondation L'Oréal:
"A cada ano, jovens doutoras que desenvolvem trabalhos científicos em instituições brasileiras de pesquisa, nas áreas de Ciências Físicas; Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde; Ciências Químicas; e Ciências Matemáticas, têm a oportunidade de ter os seus projetos reconhecidos com a conquista do Prêmio “Para Mulheres na Ciência”.
Entre 2006 e 2013, cinquenta e quatro jovens e talentosas cientistas brasileiras tiveram seus trabalhos premiados, um merecido reconhecimento e incentivo à continuação de suas destacadas pesquisas científicas."
E fiquei bem feliz em ver nesse vídeo uma professora da UFMT (universidade onde estudei) a Dra. Fernanda Regina Casagrande Giachini Vitorino. :-)
Achei legal que dentre as ganhadoras existem 5 brasileiras! São elas: Mayana Zatz (Genética - USP), em 2001; Lucia Previato (Microbiologia - UFRJ), em 2004; Belita Koiller (Física - UFRJ), em 2005; Beatriz Barbuy (Astrofísica - USP), em 2009; e Márcia Barbosa (Física - UFRGS), em 2013.
Para a premiação deste ano é possível fazer a inscrição até o dia 30 de maio. Você pode consultar o regulamento e fazer a inscrição clicando aqui!
Gostei muito da frase usada na divulgação "Se elas conseguiram, você também pode conseguir." Isso é verdade, as vezes nós deixamos de participar por considerar que será difícil ser selecionada, mas deixe isso de lado, faça a inscrição porque como diz o ditado popular "não custa nada tentar". ;)
Sobre o Dia da Mães e Tecnologia
11 de Maio de 2014, 16:05 - sem comentários aindaOlá pessoal,
Hoje como todos sabem é comemorado o Dia das Mães! Desejo muitas felicidades e saúde a todas as mamães que acompanham o blog. :-)
Na última sexta-feira, o Ibope publicou uma pesquisa informando que 48% das mães estão conectadas a internet. Segundo a publicação, as atividades mais utilizadas por elas são: 39% consulta da previsão do tempo ou sites de educação, 46% consultam sites de saúde e 56% acessa a rede para assistir ou baixar fotos ou vídeos.
Essa data também foi lembrada por muitos sites, separei algumas matérias legais que encontrei na rede, espero que gostem.
A primeira é uma matéria do site Olhar Digital sobre mães que trabalham com TI e como elas conciliam essas duas atividades. São apresentadas 3 mulheres com perfis diferentes e como elas cuidam dos filhos, sendo um recém nascido, outro criança e uma adulta.
Acesse a matéria do Olhar Digital aqui!
A segunda matéria é a do Mobifeed, que relaciona alguns aplicativos usados no cotidianos por mães que são antenas com as novas tecnologias, dentre os aplicativos citados estão: Dropbox, Foursquare, Instagram e Twitter. A sua mãe também é conectada com essas novas tecnologias?
Acesse a matéria do Mobifeed aqui!
O Techtudo postou algumas dicas de presentes para as mães ligadas em tecnolgia, você pode usar essas dicas para presentear também em outras datas comemorativas.
Acesse a matéria do Techtudo aqui!
Se a sua mãe ainda é novata no mundo da tecnologia, que tal presenteá-la com opções para que ela tenha interesse em estar conectada? O site do R7 mostra algumas dicas para que a sua mãe entre para o mundo digital.
Acesse a matéria do R7 aqui!
Vamos estimular as meninas a serem pesquisadoras?
8 de Maio de 2014, 21:26 - sem comentários aindaHoje assisti um vídeo bem legal, ele mostra a pequena Alice, uma estudante da terceira série do ensino fundamental descrevendo um experimento que ela define como "quanto tempo leva para brotar batatas em casa".
O vídeo é bem curto e é legal ver que ela desenvolveu com capricho o trabalho, testou com opções diferentes de batatas e aprendeu sobre alimentação orgânica. Vale a pena assistir o vídeo e ver oque ela parece bem a vontade e aparentente deve ter "treinado" para fazer bonito. :)
Vendo esse vídeo refleti um pouco sobre a importância do estimulo em casa, provavelmente a Alice teve a ajuda de alguém para produzir o vídeo e desenvolver o trabalho. Acredito que todos que convivem com crianças tem a responsabilidade de incentivar e estimular os pequenos a conhecerem novas possibilidades para se fazer, por exemplo, um trabalho da escola.
Pode parece algo muito simples, mas com esses pequenos estímulos podemos estar colaborando para que a criança se identifique com o perfil de pesquisador. Pode ser também que o experimento com batatas seja o primeiro passo para um futuro Doutor (a).
O estímulo das pessoas mais próximas é fundamental para desenvolver o interesse das crianças por atividades novas. Acho que todos que tiveram adultos presentes no cotidiano durante a infância lembram de algum trabalho da escola que foi feito de forma dirente porque um adulto ajudou a desenvolver uma nova ideia.
O link do vídeo está abaixo, espero que gostem. :)
Campanha pela equidade de gênero e raça no trabalho #PróEquidade
7 de Maio de 2014, 22:15 - sem comentários aindaOlá!
Está acontecendo nas redes sociais a campanha pela equidade de gênero e raça nas relações de trabalho, essa é uma iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e promete movimentar as principais redes sociais.
Segundo o site o objetivo da campanha é:
"A campanha se insere nas ações do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pela SPM, e faz alusão ao dia da trabalhadora e do trabalhador celebrado no 1º de maio.
A ação conclama organizações participantes da 5ª edição do Pró-Equidade de Gênero e Raça, bem como mulheres e homens que defendem relações de trabalho mais igualitárias, a aderirem à iniciativa."
Uma breve explicação sobre como aderir a campanha:
Que tal apresentar essa campanha na sua empresa?
O presidente da Fundação Eletrobrás de Seguridade Social (ELETROS), Afrânio Barreira de Alencar Matos Filho aderiu a ideia e já publicou uma foto.
Atividades com foco em mulheres no Fórum Internacional de Software Livre - FISL
4 de Maio de 2014, 20:44 - sem comentários aindaOlá a tod@s!
No dia 07/05 começa o FISL em Porto Alegre, na programação do evento acontecerão várias atividades com o foco nas mulheres.
Essa não dá para perder! :)
Mais informações em http://softwarelivre.org/fisl15/noticias/atividades-focadas-em-mulheres
No site do evento, encontrei a seguinte tabela com essas atividades:
RodAda Hacker - FISL 2014
1 de Maio de 2014, 14:04 - sem comentários aindaPara as meninas de Porto Alegre ou que irão para o FISL, vocês não podem perder o RodAda Hacker.
O que é?
"É uma oficina de programação especialmente desenhada para meninas e mulheres - seu nome é uma referência à primeira programadora da história, Ada Lovelace (1815-1852). Mesmo quem nunca programou nada é bem vinda e pode aprender nesse encontro, criado para quem quer imaginar e construir projetos incríveis e recriar as tecnologias da rede. Nesta edição especialmente programada para o FISL15, a oficina acontece no dia 07 de maio, das 9h às 18h, e em espaço aberto ao público em geral (mas precisa inscrever antes!). Para cada cinco participantes, haverá uma tutora ou um tutor com habilidades de código e programação, que vai ajudar seu grupo a desenvolver um site, blog ou aplicativo."
Informações Importantes:
Onde: Centro de eventos da PUCRS, em Porto Alegre (Avenida Ipiranga, 6681 / Prédio 41)
Quando: 7 de maio, às 9h (até as 18h, com horário de almoço)
Quanto: Gratuito
Para quem: Mulheres e meninas que querem aprender a programar, ou entender mais como funciona o mundo da tecnologia.
Vagas: 40