TI por Elas: Christiane Santos
17 de Julho de 2014, 22:33 - sem comentários aindaOlá!
Hoje vamos conhecer a história da Christiane Borges Santos, ela é professora do ensino técnico e tecnológico no Instituto Federal de Goiás .
A sua formação acadêmica é graduação em Redes de Telecomunicações, Mestra em Engenharia Elétrica e da Computação, atualmente cursa doutorado em Ciência da Computação.
Blog: Conte um pouco sobre a sua história na área, o que levou a escolher a TI e quando começou a trabalhar.
Meu avô trabalhava em uma empresa de alarmes e sempre vi ele trabalhando com componentes eletrônicos e placas de circuito. Quando criança, ganhei muitos brinquedos que desenvolviam meu raciocínio lógico, como quebra-cabeças, peças de encaixe, desmontava tudo o que via pela frente e queria ser cientista. No meu aniversário de 15 anos escolhi ganhar um computador ao invés de ter uma festa.
No inicio eu tive medo/receio de mexer no computador e achava que qualquer coisa fosse estraga-lo, então meu tio me deu meu primeiro livro de TI, o "Computers for dummies". Fiz vestibular para física e engenharia elétrica, mas acabei indo para a área de telecomunicações. Tive muitos professores que me incentivavam a seguir na área, fiz iniciação científica e logo após a graduação fui aprovada no mestrado. Comecei a dar aulas e atualmente sou professora do quadro efetivo do IFG, onde estou com projeto de pesquisa pelo CNPq que visa incentivar meninas a seguirem a carreira de exatas.
Blog: Mulher na área da TI que serve ou serviu de inspiração.
Blog: Indicação de um livro para iniciantes em TI:
Fortaleza Digital, autor: Dan Brown
Redes de Computadores e a Internet, autor: James F. Kurose.
Blog: Indicação de um site de TI
Mulheres na Tecnologia
Blog: Quais eventos que você indica na área de TI?
Latinoware, SBRC, FISL, FLISOL, H2HC, Campus Party, Encontro nacional de Mulheres na Tecnologia.
Blog: Qual a sua mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI.
"Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários" (C. S. Lewis).
Dificuldades e preconceitos existem em qualquer área, seja ela relacionada a TI ou não, mas se você persistir e não desistir daquilo que acredita, o impossível é só questão de opinião. =)
Blog: Como podemos entrar em contato com você?
email: christiane@mulheresnatecnologia.org
twitter: angel_chris
Slackware Linux completa 21 anos
16 de Julho de 2014, 13:08 - sem comentários aindaOlá!
Li essa notícia no softwarelivre.org e achei interessante compartilhar!
Para quem quiser conhecer outras 6 distros Linux clique AQUI.
Há exatos 21 anos, Patrick Patrick Volkerding lançava a primeira versão da distribuição Linux mais antiga que ainda continua em evidência nos dias atuais. Seu objetivo era produzir um sistema baseado na simplicidade e estabilidade.
Sua principal peculiaridade é a de ser um sistema com poucas ferramentas de configuração com interface gráfica. Hoje existem ferramentas que o tornem mais simples, mas a necessidade de conhecimentos específicos para tirar o melhor proveito de suas potencialidades faz com seja mais popular entre os usuários avançados do Linux.
Saiba mais sobre o projeto no site oficial.
Desde 2012 não temos a participação de nenhum grupo Slackware na área de Grupo de Usuários do FISL.
Desejamos muito que no FISL16 os usuários do Slackware voltem a participar de forma organizada e possam ter a sua representatividade marcante no evento. E que voltem também a dar palestras sobre essa histórica distro GNu/Linux.
Vamos contribuir! Aberta a chamada para colaboração para a LibreOffice Magazine
7 de Julho de 2014, 21:34 - sem comentários aindaA revista eletrônica LibreOffice Magazine 12, abriu uma chamada para colaboradores!
É uma experiência interessante para aqueles que ainda não sabem como contribuir com Software Livre, que tal começar ajudando a elaborar a revista?
Do blog do LibreOffice tirei algumas informações
"A próxima edição da revista eletrônica LibreOffice Magazine será lançada no mês de agosto de 2014. Se você tem interesse em escrever para a revista sobre os temas LibreOffice, ODF ou temas relacionados a softwares de código aberto, envie o seu texto por e-mail até o dia 31 de julho de 2014 para o endereço: redacao@libreoffice.org
O formato do arquivo texto a ser enviado deve estar em formato aberto (ODF) e o mesmo deve conter a foto e o minicurrículo do autor. Não aceitaremos o arquivo texto em outro formato.
Se você tem interesse em divulgar algum evento de Software Livre em nossa revista, você deve enviar o arquivo em formato PNG ou JPG com resolução mínima de 100 DPI, até o dia 31 de julho de 2014 para o e-mail: revista@libreoffice.org. Consulte-nos sobre os tamanhos do anúncio."
Quer dar uma olhada nas edições anteriores da revista acesse http://pt-br.libreoffice.org/projetos/revista/
Evento: Debian Day - você tem que prestigiar o aniversariante!
3 de Julho de 2014, 13:12 - sem comentários aindaOlá!
O Debian Day ou em português Dia do Debian é comemorado todo dia 16 de agosto. A comemoração é feita nesse dia ou no final de semana mais próximo. Em 2014 o dia 16/08 será em um sábado!
E o que é esse tal de Debian?
Abaixo as explicações que encontrei no site debian.org
Um sistema operacional é o conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. No núcleo do sistema operacional está o kernel. O kernel é o programa mais fundamental no computador e faz todas as operações mais básicas, permitindo que você execute outros programas.
Os sistemas Debian atualmente usam o kernel Linux. O Linux é uma peça de software criada inicialmente por Linus Torvalds com a ajuda de milhares de programadores espalhados por todo o mundo.
Como consigo o Debian?
Compre um CD faça o download do mesmo pela Internet. Depois confira nossa documentação de instalação.
O método de instalação do Debian mais popular é através de CDs, os quais você pode adquirir pelo preço das mídias de um dos nossos vários vendedores de CDs. Caso você disponha de acesso rápido a Internet é possível fazer o download e instalar o Debian (...)
Como isso tudo começou?
O Debian foi iniciado em agosto de 1993 por Ian Murdock, como uma nova distribuição que seria feita abertamente, no espírito do Linux e do projeto GNU. O Debian deveria ser feito cuidadosamente e conscienciosamente e ser mantido e suportado com cuidado similar. Ele começou como um grupo pequeno de desenvolvedores de Software Livre e cresceu gradualmente para se tornar uma comunidade grande e bem-organizada de desenvolvedores e usuários (...)
E o Debian Day?
É um evento internacional organizado para comemorar o aniversário do Debian. Nesse dia acontecem diversas atividades variando de acordo com o grupo que está promovendo a comemoração do aniversário, tais, como de divulgação, contribuições e até palestras.
Organize o Debian Day na sua cidade! AQUI você encontra a lista das cidades que estão organizando para este ano.
E não esqueça do bolo para o aniversariante do dia!
Campus Party Recife - Palestras no Palco Pitágoras
30 de Junho de 2014, 13:05 - sem comentários aindaHoje tem notícia boa para que é de Recife e região ou então que vai a Campus Party - Recife!
Alguns palestrantes foram confirmados para a Área de Software Livre da Campus Party!
Vou listar alguns nomes e vocês podem conferir a relação completa no blog de Software Livre ou no site da Campus.
Fique de olho na programação do palco Pitágoras que promete ter muitas atividades interessantes.
Palestras:
01. Tema: Notas musicais com software livre
Palestrante: João Almeida
02. Tema: Confecção de jornal utilizando software livre: o caso do jornal universitário O Estudante
Palestrante: Felipe Duque
03. Tema: Criptomodeas podem ser livres? Possíveis futuros para o dinheiro
Palestrante: Pedro Antonio Dourado de Rezende
04. Tema: O hoje e o amanhã do LibreOffice
Palestrante:Eliane Domingos de Sousa
Painel: Você sabe o quanto é espionado? E como evitar?
Prêmio Rose Marie Muraro: Mulheres Feministas Históricas
27 de Junho de 2014, 21:53 - sem comentários aindaOlá!
Este mês faleceu a escritora feminista Rose Marie Muraro e para homenageá-la a ministra de Políticas Públicas para Mulheres Eleonora Menicucci atribuiu o nome da escritora ao Prêmio Feministas Históricas.
Encontrei algumas informações no site da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres sobre o prêmio que foi lançado ontem dia 27/06.
Sobre o Prêmio
"O prêmio tem objetivo de reconhecer o papel desempenhado pelas mulheres que lutaram pela cidadania feminina, pela ampliação dos direitos humanos das mulheres e efetivação de mudanças na sociedade brasileira. O nome da distinção homenageia a intelectual e feminista Rose Marie Muraro (1930-2014).
A premiação é fruto de parceria entre a SPM e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A iniciativa é destinada a mulheres com mais de 75 anos que atuaram ou atuam na vida pública nacional. Os temas podem envolver ações científicas, tecnológicas, culturais, educacionais ou artísticas e mulheres que contribuíram com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária."
Informações para incrições no prêmio AQUI.
Evento: Tecnologias livres para o futuro
26 de Junho de 2014, 21:45 - sem comentários aindaOlá!
Hoje li no facebook da Aracele uma dica de evento muito boa que vai acontecer amanhã (27/06 sexta). Então, pessoal de São Paulo não perca essa oportunidade!
Qual o objetivo do evento?
(...) A proposta desse debate é reunir pesquisadores interessados em aspectos técnicos, sociais, políticos, comportamentais e produtivos das tecnologias livres e, a partir de investigações sobre a história, as ideias e prática dessas tecnologias, buscar traçar questões e princípios que orientem reflexões sobre cenários futuros. Por que caminhos os movimentos em torno de tecnologias livres devem orientar suas lutas cotidianas de modo a fortalecer a igualdade de oportunidades, a colaboração e a justiça que fundamentam esses movimentos? (...)
Local: sala de aula - Labjor - Unicamp
Horário: das 10h às 13h e das 14h às 17h
Quem estará presente?
- Período Matutino
Rafael Evangelista: As ideologias free e open: a questão da igualdade
Miguel Said Vieira: Governança, estratégias e conflitos de interesse A apresentação tratará de questões ligadas a governança e conflitos de interesse (entre empresas e usuários caseiros) em dois casos de software livre: o Android (e sua relação com as estratégias comerciais da Google); e os patches "ck" do kernel.
Filipe Saraiva Software Livre: Tensões entre Movimento e Mercado Discussão sobre as contradições de um movimento apropriado tanto por coletivos de ativistas sociais quanto por grandes empresas. A exposição se baseará principalmente na ideia da diluição de alguns aspectos ideológicos do movimento com o crescente número de usuários de software livre, e a relação entre empresas e software livre. Em seguida serão comentados alguns desafios do movimento, com foco principal na computação ubíqua.
Bruno Buys: O Movimento Software Livre no Brasil morreu? Que desafios se colocam no presente e o que podemos inferir para o futuro?
- Período Vespertino
Aracele Torres: Como a indústria do software adotou o padrão de código fechado Uma breve história da indústria do software e como foi seu processo de inclusão no circuito de propriedade intelectual e o papel do Projeto GNU em se contrapor a isso. A ideia aqui seria discutir um pouco dessas tensões entre as demandas do mercado e as demandas sociais por acesso ao conhecimento.
Tiago Soares Política e Comunidade na emergência da Cibercultura: Um breve ensaio sobre algumas das proposições políticas e comunitárias presentes na emergência da Cibercultura. Como as noções de comunidade e autonomia individual na Cibercultura entrelaçariam distintos vetores do pensamento político e cultural? - e como isso se manifestaria em conflitos intra e entre correntes ciberculturais? Neste debate, traremos à discussão o Forum Internacional de Software Livre (Fisl) como espaço a ilustrar esse panorama de pensamentos diversos, bem como seus componentes.
Fabrício Solagna: Movimento software livre, Propriedade Intelectual e direitos de internet A exposição pretende trazer os conceitos de Kelty e Coleman sobre o movimento software livre global. Para analisar o caso brasileiro é usado Shaw e seu conceito de insurgent expertise relacionando a sua interface com a mobilização em torno do Marco Civil da Internet. O objetivo é discutir questões peculiares do Brasil onde a ascensão de quadros envolvidos com o movimento software livre dentro do Estado trazem uma nova agenda do software livre.
Imagem Tux fonte: http://gleidsonlm.blogspot.com.br/
TI por Elas: Salete Farias, compartilhando conhecimento
23 de Junho de 2014, 17:46 - sem comentários aindaOlá!
Hoje tem post "TI por Elas", vamos conferir a história da Salete Farias, que é professora de São Luis - MA. Hoje em dia não é fácil ser professor (a), principalmente no nosso país que possui muitos obstáculos na educação.
Embora existam essas dificuldades, é sempre bom lembrar que também temos pessoas dispostas a melhorar os nossos indicadores na educação, quem não teve um professor (a) que serviu como um bom exemplo? Confira a entrevista.
Blog: Qual a sua profissão?
Professora EBTT (Educação Básica Técnica e Tecnológica), exercendo função docente tanto no ensino Técnico como também no ensino Superior e atualmente estou Coordenadora do Curso Técnico em Informática do IFMA - Instituto Federal do Maranhão.
Ministro atualmente as disciplinas Introdução a Lógica de Programação com Python e Estrutura de Dados.
Blog: Qual a sua formação acadêmica?
Bacharel em Ciência da Computação - área em que atuo.
Licenciatura em Pedagogia - acabou ajudando na carreira docente.
Mestre em Ciência da Computação e Especialista em Gestão e Docência em Educação a Distância.
Blog: Conte um pouco sobre a sua história na área, o que levou a escolher a TI e o que você acha sobre o mercado de trabalho para TI.
Escolhi a TI na época porque era uma grande novidade e todo mundo só falava em computação, fiz o curso na Universidade Federal do Maranhão e era um curso ainda relativamente novo, tinha tido acesso a computadores em um estágio, que foi como meu primeiro emprego, mas era basicamente operação de micros. Resolvi prestar vestibular pra Ciência da Computação, sem ter realmente ideia do que me esperava, no começo achei tudo estranho, linguagens , códigos... mas acabei me apaixonando pelo curso, principalmente pelas disciplinas de Programação, dava um prazer imenso (e hoje ainda dá) transformar problemas reais em soluções computacionais. Ver aquelas linhas de código funcionando, fazendo com que a máquina te desse as respostas que você precisava e te ajudasse a fazer tudo mais rápido. Antes mesmo de terminar a graduação já estava trabalhando, na verdade durante toda a graduação trabalhei na área, sempre com Desenvolvimento de Sofwares. Quando formei, fui admitida na empresa em que era estagiária e acabei fomando o Núcleo de Tecnologia da Informação de lá. quando vi era a chefe de uma equipe de 4 pessoas. Foi tudo muito rápido.
O mercado de trabalho de TI hoje tem muitas alternativas, oportunidades, sempre fiquei sabendo mais do que acontecia no ramo do desenvolvimento e pouco sabia de outras áreas. Na minha turma da graduação éramos 5 ou 6 meninas, destas apenas 4 chegaram a concluir o curso, vejo isso como um fator pra ter poucas mulheres no mercado de TI por aqui. Poucas mulheres estudando, poucas atuando.
Blog: Tem alguma mulher na área da TI que serve ou serviu de inspiração para você.
Não tive referências de outras mulheres para começar na área, hoje luto para as que vieram depois de mim tenham referências e estou sempre apresentando palestras na minha Instituição para disseminar informações sobre mulheres e tecnologia.
Blog: Indicação de um livro para iniciantes em TI (não precisa ser livro específico para mulheres)
Eu sou dev rs, então sempre indico livros de programação, porque ao meu ver, programar é bom pra quem quer saber o que a tecnologia pode fazer por você, o que você pode obter da tecnologia, e também pra disseminar a seguinte ideia: "Você quer ser programado ou quer programar? Você quer apenas usar coisas prontas, ou você quer criá-las? ".
A programação te permite criar coisas, fazer o computador trabalhar pra você, fazer um determinado programa fazer o que você quer, o que você precisa, e não apenas usar o que já está lá. Também por isso sou a favor do Software Livre, de programas de Código Aberto, pra você saber o que esse programa faz e poder estudá-lo e se quiser modificá-lo depois.
Indico o livro Introdução À Programação Com Python - Algoritmos e Lógica de Programação para Iniciantes do Nilo Ney Coutinho Menezes, considero bom pra quem quer começar.
Blog: Indicação de um site de TI (pode ser para iniciantes ou não):
Eu indico o Codeacademy, uma boa maneira pra aprender a programar de forma gratuita e interativa (e tem em Português).
Como TI vai além de apenas código, sugiro a busca pela net de Projetos de Software Livre, se você não gosta de programar, pode se envolver em diversas outras áreas como Documentação, Tradução e Divulgação destes projetos, por exemplo.
Blog: Evento que você indica na área de TI:
Existem muitos eventos que eu indicaria hoje, o que me deixa muito feliz é que todos tem temáticas voltadas para a discussão de gênero. Indico a Campus Party, que tem assuntos em várias áreas do conhecimento e um número expressivo de mulheres como palestrantes e participantes, muito bom pra aprendizado e networking. Além deste, indico o FISL e os eventos promovidos por grupos de mulheres como o Mulheres na Tecnologia - MNT, além daqueles que promovem RodAda Hacker.
Blog: Uma mensagem de incentivo para as mulheres que trabalham na TI.
Sempre buscar o conhecimento, sempre. E aliado a essa busca, compartilhar o conhecimento com outras mulheres que trabalhem já na área e apresente a TI para aquelas que não a conhecem. Só assim pra fazer a participação das mulheres crescer nesse meio e nos sentirmos cadas vez mais inseridas, cada vez mais fazendo parte, cada vez mais atuantes e isso acaba sendo uma retroalimentação. Acredito em homens e mulheres trabalhando juntos, se as coisas não estão equilibradas, cabe a cada uma de nós sermos +1 pra nivelar essa balança. Não desistam, tentem. Se estão curiosas, descubram. Se não existe o que precisam, criem, inventem e reinventem. Acho que assim as coisas mudam.
Blog: Qual o seu contato para as pessoas que quiserem enviar uma mensagem?
Twitter: @saletefarias
Diáspora: saletefarias@diasporabr.com.br
Facebook: Salete Farias
Blog: www.garotascpbr.com.br
Evento: Concurso Planeta Play
21 de Junho de 2014, 19:24No período de 16 a 19 de setembro vai acontecer o IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI em São Luis - Maranhão.
Durante esse congresso vai acontecer o Planeta Play, um espaço dedicado ao desenvolvimento de games, exposição de produtos, jogos educativos e de entretenimento.
Esse espaço é uma oportunidade bacana para quem gosta de desenvolver jogos e também para conhecer mais pessoas que trabalham nessa área.
Categorias: Jogos PC/Web, Jogos Mobile e Jogos Manufaturados.
Quem pode participar?
Alunos dos cursos técnicos integrados, subsequente e cursos superiores matriculados em Intitutos Federais.
Inscrições:
Até 09 de julho de 2014
Datas Importantes:
Prazo máximo para submissão dos Jogos:
09 de julho.
Divulgação dos Jogos Pré -selecionados:
até 15 de agosto.
Divulgação dos Jogos Vencedores:
19 de setembro.
Para mais informações acesse AQUI
Conheça Mais: Rails Girls
18 de Junho de 2014, 12:53 - sem comentários aindaOlá,
Hoje vou postar a entrevista que fiz com a Tania Silva do Rails Girls - Porto Alegre. Diferente das outras entrevistas que postei sobre os grupos, esse não é um grupo, mas sim um evento e existe em várias cidades do Brasil.
Antes de começar a entrevista, vou começar com a introdução do que é Ruby On Rails. Essa definição tirei do site Ruby O melhor amigo do Programador.
(..) O Ruby é uma linguagem com um equilíbrio cuidado. O seu criador, Yukihiro “Matz” Matsumoto, uniu partes das suas linguagens favoritas (Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada, e Lisp) para formar uma nova linguagem que equilibra a programação funcional com a programação imperativa.
Ele disse com frequência que está a “tentar tornar o Ruby natural, não simples”, de uma forma que reflita a vida.
Elaborando sobre isto, acrescenta:
O Ruby é simples na aparência, mas muito complexo no interior, tal como o corpo humano (...).
Agora vamos a entrevista! :-)
Blog: Como funciona o Rails Girls?
Basicamente o Rails Girls é um evento de dois dias, voltado para meninas (o que não exclui a participação de meninos), onde procuramos ensinar o básico de programação para web, por exemplo, o que é HTML, CSS, como é a comunicação entre aplicação/usuário/servidor. Isso tudo é feito de uma forma "superficial", para iniciantes. O desafio delas no segundo dia de evento é criar uma aplicação web que elas decidirem.
Blog: Atualmente, quantas pessoas estão envolvidas na organização dos eventos?
Isso depende, no evento do ano passado em Porto Alegre, tivemos em torno de 4-5 pessoas na organização do evento. A edição que ajudamos a organizar no Uruguay desde ano contou com umas 6-7 pessoas.
Blog: Vocês conhecem grupos de Ruby com trabalhos voltados exclusivamente para ensinar mulheres?
Acho que de Ruby para mulheres apenas o Rails Girls, também tem as gurias do PyLadies, mas esse evento é em Python.
Blog: Quando será o próximo evento?
Ainda não temos uma data fechada, mas estamos planejando para o próximo semestre.
Blog: Quais sites e livros que vocês indicam para quem quer aprender Ruby?
Depende da idade, por exemplo, tem esse livro da Linda Liukas que é bacana para crianças, tem o site Try Ruby que é para iniciantes.
- Livro Hello Ruby. Autora: Linda Liukas
- Dicas de leitura para iniciantes: aqui
- Site: Aprenda a programar
Blog: Qual a dica que vocês podem dar para quem quer aprender Ruby?
Depende do nível da pessoa, se ela for bem iniciante em programação eu indicaria para ela se informar primeiro sobre lógica de programação, variáveis, condicionais e loops. Se ela já tiver essa base, uma dica legal é pegar um código/algorítimo que ela já tenha e codificar novamente em Ruby. Se a pessoa já tem uma noção básica da linguagem Ruby, minha próxima dica é escreva uma aplicação usando Ruby. Não adianta somente ler, precisa colocar em prática :)
Blog: Como faço para entrar em contato do Rails Girls - PoA?
O pessoal pode entrar em contato através da página do Facebook ou pode divulgar o meu email (tsilva@thoughtworks.com) que ajudo como puder :)
Gostaram da entrevista? Até a próxima!
Evento: 4° Fórum Mulheres em Destaque
16 de Junho de 2014, 21:48 - sem comentários aindaNos dias 25 e 26 de novembro deste ano, vai acontecer o 4° Fórum Mulheres em Destaque. Esse é um evento com o foco em liderança feminina.
Informações sobre o evento que encontrei no site:
" O Fórum Mulheres em Destaque foi o primeiro evento no Brasil que abordou a importância da presença de mulheres em posições de destaque e hoje proporciona uma reflexão profunda, prática e crítica sobre os obstáculos impostos para a ascensão das mulheres ao topo de suas carreiras.
Nosso objetivo é promover discussões sobre como superar barreiras e aprimorar perfis de liderança de forma interativa e por meio de atividades que estimulam o aprendizado na prática e a troca de experiências entre todo público participante. "
As incrições até 20 de julho custa R$ 1.080,00, informações clique AQUI
No evento acontecerão dois cursos:
Curso: Técnicas de Negociação para Executivas
"Desenvolver competências para obtenção de resultados expressivos na preparação e condução de negociações. Demonstração de técnicas e manobras de negociação para fechamento de acordos positivos para ambas as partes com visão global, identificando o que é relevante em cada contexto de forma prática e interativa. "
Curso: Comunicação e FeedBack
"O curso de comunicação e feedback para executivas tem como objetivo desenvolver aspectos de fala e escuta, com foco na vida profissional, por meio de técnicas de autoconhecimento e identificação dos estilos de comunicação, com treinamento de recursos para lidar com pessoas de diferentes estilos. Atenção especial será dada à importância do feedback como estratégia de retenção de colaboradores e de liderança."
Site do evento: http://www.forummulheresemdestaque.com.br/
Cursos Online gratuitos, vamos fazer?
15 de Junho de 2014, 20:10
Olá!
Estava lembrando que muita gente tem interesse em aprender sobre informática em geral, mas as vezes não consegue encontrar referências legais para estudar.
Pensando nisso, vou postar alguns links de cursos sobre vários assuntos que são gratuitos.
Python para Zumbis
O conteúdo desse site foi preparado pelo Fernando Masanori, professor da FATEC-SP, o case dele sobre ensino de Python está fazendo bastante sucesso e já foi apresentado em congressos nacionais e internacionais.
Java e Programação Orientada a Objetos
O Professor Antonio Passos mantem esse site algum tempo com o foco em Java, é possível fazer o curso gratuitamente, mas é necessário pagar uma taxa pelos certificados.
Codecademy
O codecademy agora está disponível em portugês e oferece cursos de Javascript, PHP< jQuery, HTML/CSS, PHP.
Curso de Linux.Org
Esse site oferece um curso de Linux gratuito segmentado por módulos básicos e avançados.
Alguém conhece outros cursos para indicar?
Evento: Jornadas de Atualização em Informática - JAI
12 de Junho de 2014, 21:58 - sem comentários aindaOlá!
O JAI é um evento que acontece dentro da programação do CSBC, compostos por minicursos com carga horária de 6h sobre assuntos em alta.
Lembrando que o CSBC vai acontecer de 28 a 31 de julho em Brasília - DF.
Um resumo sobre o evento:
"As Jornadas de Atualização em Informática (JAI) constituem um dos mais importantes eventos acadêmicos de atualização científica e tecnológica da comunidade de Ciência da Computação do Brasil. Ministradas por pesquisadores sênior da nossa comunidade, as JAI oferecem uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais de informática se atualizarem em temas diversos com líderes de áreas de pesquisa no Brasil.
As JAI, tradicionalmente realizadas em conjunto com o Congresso da SBC, são formadas por um conjunto de minicursos de seis horas de duração cada, enfocando temas avançados, mas ao mesmo tempo maduros, que não fazem parte dos currículos regulares de cursos de graduação."
Este ano serão ministrados os seguintes minicursos:
1. Introdução à Modelagem e Execução de Workflows Científicos
Data: 28/7-30/7
Instrutores: Kelly Braguetto e Daniel Cordeiro (IME/USP)
2. Ferramentas Modernas para Programação Multithread
Data: 28/7-30/7
Instrutores: Gerson Cavalheiro e André Du Bois (UFPel)
3. Gerenciamento de Dados em Nuvem
Data: 28/7-30/7
Instrutores: Flávio Sousa e Javam Machado (UFC)
4. Introdução à Mineração de Opiniões
Data: 29/7-31/7
Instrutores: Karin Becker (UFRGS)
5. Empreendedorismo em Computação e Startups de Software
Data: 30/7-31/7
Instrutores: Fabio Kon e Julian Monteiro (IME/USP)
Lady's Comics - Mulheres que produzem HQs
11 de Junho de 2014, 13:10 - sem comentários aindaOlá!
Estava de bobeira na internet e encontrei o site das Lady's Comics, são 3 mulheres que produzem quadrinhos, não é o foco do blog, mas achei legal divulgar.
No Portal Brasil encontrei uma definição sobre esse grupo que está listado como uma iniciativa de canal para reivindicações femininas:
"O objetivo do site é descobrir quem são as mulheres que produzem Histórias em Quadrinhos (HQ) e dar visibilidade ao trabalho delas. A ideia surgiu há quatro anos, em Belo Horizonte (MG), com o intuito de apresentar quadrinistas mulheres, personagens femininas e reunir informações sobre as que fizeram e fazem parte desse mercado.
Além do cenário atual, oLady’sComics já trouxe matérias de cunho histórico, como os quadrinhos feitos por Pagu, o trabalho de Ciça Pinto e Neide Harue, as charges políticas de Hilda Weber, além de uma analise sobre quem seria a precursora da caricatura no Brasil: Nair de Teffé. O projeto também encampa uma campanha contra o preconceito que as mulheres sofrem na área, incentiva o surgimento de novas quadrinistas e espalha os trabalhos e novidades das autoras nas redes sociais.
A partir da iniciativa, surgiu uma rede de mulheres que fazem HQ. Elas também já participaram de mesas de debate durante o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) e inspiraram a criação de mumagibiteca na cidade de Eunáplois (BA), fundada pela integrante do grupo, a jornalista Mariamma Fonseca."
Confira o trabalho delas clicando AQUI.
Conheça Mais: Girls in Tech - SP
9 de Junho de 2014, 21:55 - sem comentários aindaOi pessoal!
Para começar a semana com o pé direito vamos conhecer o Girls in Tech, está sendo muito legal fazer essa nova tag e saber mais detalhes sobre o trabalho desses grupos. Vamos lá! :-)
Blog: Em qual ano o grupo Girls in Tech SP começou?
O grupo começou em junho 2013 em São Paulo, quando a Marine Buclon e a Jihane Halabi pegaram a direção do primeiro grupo brasileiro. O primeiro evento foi organizado em Julho de 2013.
O grupo Girls In Tech foi criado em 2007 nos Estados Unidos por Adriana Gascoigne, e se desenvolveu de maneira internacional desde já.
Blog: Sei que o Girls in Tech é uma iniciativa global que teve origem nos EUA, vocês trocam experiências com os grupos de outros países? como essa relação acontece?
O grupo já tem bastante regras internas e exemplos de eventos que já foram organizados. Conversávamos também bastante com os chapters de Santiago e de Paris.
Blog: Qual o perfil das participantes? São empresárias/empreendedoras
São empreendedoras na área digital ou executivas nessa área, com especialidades diversas: algumas têm conhecimentos na área de tecnologia, outras na área mais de marketing ou de administração. Todas estão na área digital, é o pré-requisito para pertencer no grupo.
Blog: O que motivou vocês a criar esse grupo, podem contar um pouco da história e objetivo?
A Marine já participou dos eventos do grupo em Paris e gostava bastante. Quando ela chegou no Brasil, começou a atender bastante eventos de tecnologia onde a quantidade de mulheres/homens estava de 5/100. Foi quando ela entrou em contato com várias meninas da área e então foi contatada pelo grupo Girls in Tech internacional para começar o grupo em SP.
Blog: Atualmente o grupo tem quantos integrantes? Homens podem participar?
Por enquanto, temos uns 50 pessoas inscritas no grupo. Ele não está fechado e todo o mundo pode participar, e gostamos quando tem homens também! Os eventos estão abertos por enquanto mas estamos trabalhando num projeto de subscrição para termos um grupo mais forte.
Blog: Vocês organizam algum evento específico ou ações direcionadas como encontros?
Organizamos eventos mensais com testemunhos de mulheres na área de tecnologia, e momentos de networking para permitir aos membros de se conhecer e de trabalhar juntos. Temos também o projeto de criar um evento maior daqui o final do ano.
Blog: Como faço para participar do Girls in Tech SP?
Inscrição nos grupos de midias sociais + na newsletters
Blog: Como posso ter um grupo Girls in Tech na minha cidade?
Falar com Marine através do e-mail: marine.buclon@gmail.com ela que coloca vocês em contato com as fundadoras das GiT nos EUA, e elas depois escolhem as cidades que fazem sentido.
Blog: Quais sites e livros que vocês indicam para as mulheres que desejam aprender sobre empreendedorismo e liderança?
Faça acontecer - Mulheres, trabalho e a vontade de liderar da Sheryl Sandberg
Esses livros: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/os-10-livros-que-toda-mulher-de-sucesso-deve-ler/71217/
Blog: Atualmente qual mulher vocês admiram como um exemplo de empreendedorismo e liderança?
Andiara Petterle, ex-fundadora de Bolsa de Mulher e gerente do fundo de investimentos eBricks Digital
Bedy Yang, de 500startups que criou a escena startup de SP