Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Lucas Alberto Souza Santos

Este perfil não tem posição geográfica registrada.
 Voltar a Blog
Tela cheia

Criando um servidor de streaming de vídeo com Nodejs

7 de Agosto de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2075 vezes
Nodejs é um a tecnologia nova que tem agradado a vários desenvolvedores web pois permite executar código javascript de alto nível no servidor possibilitando a criação de uma camada middleware de comunicação com o browser cliente. Essa característica de comunicação por pacotes HTTP simplifica a criação de um servidor de vídeo usando gstreamer.

Comecei os experimentos de streaming de vídeo motivado por este post do blog Devendra @ Work que mostra como utilizar sockets para receber os dados da saída do pipeline gstreamer (não posso esquecer dos papos legais sobre video livre com o amigo Lincon). Por agora estou entretido em criar um servidor de streaming utilizando o elemento "tcpserversink" que trata de forma transparente as conexões e desconexões de sockets clientes. O node-streamer responde às requisições GET do programa cliente, seja ele um navegador ou player de vídeo, com uma stream de pacotes recebidos do socket conectado ao servidor TCP do pipeline. Simples, né!?

Vou continuar os experimentos de streaming com a implementação de um pipeline de transcodificação de fluxos de áudio ao vivo (ogg para mp3 e vice versa) e também a criação de uma interface html para configuração do pipeline a ser executado, possibilitando o uso do node-streamer sem precisar lidar diretamente com o código javascript.

Para quem quiser começar a brincar com nodejs, sigam o roteiro da instalação no GNU/Linux que meu amigo Maurício Vieira postou.


Fonte: http://estudiolivre.org/tiki-view_blog_post.php?blogId=42&postId=1228

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.