Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Saiba Quais Impostos Devem Ser Pagos Para Ter um Carro

29 de Novembro de 2017, 11:15 , por Julio Santos - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Comprar um carro não é uma tarefa tão simples quando o assunto é dinheiro. O valor é, de maneira relativa, alto e as prestações divididas dão certo trabalho para serem pagas. Além disso, a cada ano, é preciso investir uma alta quantia também nos impostos – um dos grandes fatores que tira o sono dos brasileiros.

Os impostos nos carros são altos. Estudos apontam que mais de 30% do valor de cada carro adquirido no Brasil é dado apenas pelos impostos que pagamos. A cada início de ano, depois da chegada do 13º salário, é preciso lembrar-se do primeiro imposto que incomoda os donos de veículos no país: o IPVA.

Seguro DPVAT 2018

Sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Aumotores, o IPVA foi instaurado no final de 1997, através de uma lei federal. Cobrado pelo governo, o IPVA consiste em arrecadar um determinado valor, calculado conforme o veículo. Hoje em dia, quase todos os meios de transporte estão inseridos na lei.

O seguro obrigatório DPVAT 2022 é pago pelos proprietários de veículos automotores para o pagamento de indenizações em caso de acidentes de trânsito que envolvam lesão corporal. Tem direito ao seguro qualquer envolvido em acidente de trânsito, mesmo os pedestres. Porém, o seguro só cobre despesas médicas, e não será pago para custear perdas materiais.

O IPVA vale para carros, motos, caminhões, ônibus, microônibus, ciclomotores, jet-skis, tratores, barcos, lanchas e até aviões de menor porte voltados para esporte e lazer. De acordo com a lei governamental, a coleta dos valores é dividida entre Governo Federal e a cidade em que o veículo cobrado está emplacado ou registrado.

Junto do IPVA, o consumidor precisa dar conta de mais duas cobranças: o licenciamento e o seguro obrigatório. Também chamado de DPVAT, o seguro obrigatório é, como o próprio nome diz, de fundamental pagamento por parte do consumidor. De acordo com a lei, o seguro visa indenizar vítimas de acidentes causados por veículos automotores. Sua sigla significa Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de via Terrestre.

Já o licenciamento também é um pagamento anual e visa liberar o veículo de forma oficial para que o mesmo fique apto a rodar nas vias públicas e estradas do país. O CRLV, depois de pago, gera um novo documento para o proprietário (o famoso papel verde), que deve ser substituído e carregado consigo a cada uso do carro.

Vale lembrar que o condutor que não tiver quitado o IPVA 2022, DPVAT e o Licenciamento 2022, não poderá conduzir o veículo em via pública, sob pena de ser multado e ter o veículo apreendido.