Release Party KDE 4.4
26 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaUma imagem vale mais do que mil palavras:
Eu estarei lá, e você?
Ficando mais velho…
23 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaHoje é meu aniversário, e como nerd que sou, precisava de um post para registrar isso, correto?
Obrigado a todos que participaram da minha vida esse ano, que por sinal foi muito bom, pois casei com o amor da minha vida e de quebra ainda fui, pela primeira vez, como palestrante ao FISL! Muito bom, hein?
Iniciei colaborando com código para um projeto de Software Livre do meu amigo Hugo Dória.
O post ficaria pequeno para um resumo do ano! E vocês nem teriam interesse em ler tudo! Vou parar por aqui!!!
Valeu pessoal!
Lançada nova versão do Noosfero
20 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaPara quem não conhece, o Noosfero é uma plataforma web para redes sociais que possui as funcionalidades de Blog, e-Portfolios, RSS, discussão temática e agenda de eventos num mesmo sistema! O portal do software livre por exemplo, é um bom case dessa plataforma.
Acabaram de lançar a versão 0.21.4. Essa é uma versão de manutenção que deve ser usada em substituição a todas as versões anteriores da série 0.21.x.
Gostou? Conheça, use, participe e contribua com este projeto de software livre!
Sabe desenvolver em Ruby? Quer começar a contribuir? Comece pelos bugs simples.
Desenvolvendo no Gedit
19 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaPara os amantes da programação nas linguagem python e ruby , usuários de Gnu/Linux como estação de trabalho e softwares da “suíte” Gnome. Esse post é pra vocês, caso contrário pode continuar lendo, conhecimento nunca é demais
Após uma conversa com meu amigo Elton Pereira no IM da Google, fiquei sabendo da existência de um plugin interessante do Gedit.
Esse plugin tem como objetivo auxiliar os programadores. Vejam abaixo o que ele pode fazer:
Viu? Arruma as classes de forma bem interessante, o que facilita a visualização. O que se reverte em produtividade!
Isso é uma das coisas que mais adoro na comunidade de Software Livre, uma pessoa tem uma necessidade, ela resolve seu problema, libera o código pra outros e todo mundo pode contribuir e utilizar. Assim resolvendo seus problemas e auxiliando a resolver novas complicações. Fantástico!
Gostou? Quer instalar? É simples! Baixe o plugin nesse link.
Coloque os arquivos e pastas descompactados na pasta ~/.gnome2/gedit/plugins (caso não exista a pasta, pode criar uma).
Então vá no menu Editar>Preferências>Plugins e habilite o Class Browser.
Update1 : Usa Archlinux? Os caras são realmente rápidos, após ler essa notícia, já colocaram o plugin no repositório AUR. Obrigado Lokidarkeden
Hntool – Hardening para servidores Unix
9 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaComo já expliquei nesse post, fui convidado por meu amigo Hugo a participar desse projeto de criação de uma ferramenta para hardening de servidores unix, na linguagem python.
Hugo Doria, o seu criador, fez um post em seu blog muito interessante, que explica bastante sobre a ferramenta em termos práticos.
Eu nunca havia programado em python, depois de muito estudo, esforço e ajuda de amigos desenvolvedores, consegui criar meu primeiro módulo, como noticiei nesse post.
Querendo agilizar o desenvolvimento dessa fantástica ferramenta promovi o Coding Home, que reuniu alguns amigos desenvolvedores e então conseguimos alguns avanços interessantes. Noticiei aqui também. Até o momento, o hntool tem checagens para :
- Configuração de autenticação
- Segurança do filesystem (Bem superficial ainda)
- Configuração do Apache (Esse que eu fiz )
- Configuração do engine PHP
- Configuração do PostgreSQL
- Configuração do SSH
- Portas abertas
- Serviços com acesso remoto liberado
Temos agora duas saídas disponíveis:
- Terminal
- HTML (Valeu Aurium)
Estamos reconfigurando o core do Hntool para que ele suporte entrada de parâmetros para os módulos, o que facilitará a colaboração futura.
Hugo Dória já me informou que o site do hntool estará disponível em pouco tempo.
Estamos pensando em criar códigos para cada erro, assim poderemos colocar link no output HTML, para que cada erro tenha um detalhamento melhor em nossa página e que uma sugestão sucinta de como resolver o problema seja relacionada.
Enfim, o projeto está andando, e se você estiver interessado em contribuir, seja com código, teste, uma logo para o projeto ou coisa parecida. Não fique acanhado, faça! e nos mande.
Para testar o hntool é fácil. Baixe-o daqui e descompacte-o. Depois é só entrar no diretório descompactado e rodar:
./hntool
Achou um bug? Reporte aqui! Esse em um dos melhores tipos de ajuda que um não desenvolvedor pode nos dar nesse momento. (Precisa se registrar, mas é bem rápido!)