Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Hntool – Hardening para servidores Unix

9 de Janeiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 701 vezes

Como já expliquei nesse post, fui convidado por meu amigo Hugo a participar desse projeto de criação de uma ferramenta para hardening de servidores unix, na linguagem python.

Hugo Doria, o seu criador, fez um post em seu blog muito interessante, que explica bastante sobre a ferramenta em termos práticos.

Eu nunca havia programado em python, depois de muito estudo, esforço e ajuda de amigos desenvolvedores, consegui criar meu primeiro módulo, como noticiei nesse post.

Querendo agilizar o desenvolvimento dessa fantástica ferramenta promovi o Coding Home, que reuniu alguns amigos desenvolvedores e então conseguimos alguns avanços interessantes. Noticiei aqui também. Até o momento, o hntool tem checagens para :

  1. Configuração de autenticação
  2. Segurança do filesystem (Bem superficial ainda)
  3. Configuração do Apache (Esse que eu fiz :P )
  4. Configuração do engine PHP
  5. Configuração do PostgreSQL
  6. Configuração do SSH
  7. Portas abertas
  8. Serviços com acesso remoto liberado

Temos agora duas saídas disponíveis:

  1. Terminal
  2. HTML (Valeu Aurium)

Estamos reconfigurando o core do Hntool para que ele suporte entrada de parâmetros para os módulos, o que facilitará a colaboração futura.

Hugo Dória já me informou que o site do hntool estará disponível em pouco tempo.

Estamos pensando em criar códigos para cada erro, assim poderemos colocar link no output HTML, para que cada erro tenha um detalhamento melhor em nossa página e que uma sugestão sucinta de como resolver o problema seja relacionada.

Enfim, o projeto está andando, e se você estiver interessado em contribuir, seja com código, teste, uma logo para o projeto ou coisa parecida. Não fique acanhado, faça! e nos mande.

Para testar o hntool é fácil. Baixe-o daqui e descompacte-o. Depois é só entrar no diretório descompactado e rodar:

./hntool

Achou um bug? Reporte aqui! Esse em um dos melhores tipos de ajuda que um não desenvolvedor pode nos dar nesse momento. (Precisa se registrar, mas é bem rápido!)


Fonte: http://techfree.com.br/wordpress/2010/01/09/hntool-hardening-para-servidores-unix/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.