Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Active Check com multiplos servidores no Zabbix

21 de Abril de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Qualquer administrador de infraestrutura de grandes ambientes ao estudar sobre qualquer solução, seja ela livre ou não, sempre pensa: “Como posso escalar isso?”

E no Zabbix esse interesse sempre existiu, seja na utilização de proxy ou servidores atuando de forma distribuída, porém uma ótima funcionalidade do Zabbix, que é a checagem ativa (Active Check), tinha o limitador de que um agente  podia se comunicar com apenas um predeterminado servidor, ou seja, se você tivesse vários servidores em um ambiente redundante, teria que utilizar softwares externos para prover alta-disponibilidade (tal como heartbeat).

Porém na versão 1.8.12 do Zabbix, será possível utilizar mais do que um servidor para checagens ativas!

No arquivo de configuração do agente, existe um novo parâmetro, que é o ServerActive. Ele funciona da seguinte forma:

Se o parâmetro ServerActive estiver especificado, o parâmetro utilizado anteriormente para informar o servidor (Server) não será usado para checagens ativas, ou seja, apenas para checagens passivas.
Se o parâmetro ServerActive não estiver especificado, a configuração continua como versões anteriores, ou seja, o primeiro host do parâmetro Server será utilizado para checagens ativas.

 

Segue abaixo um exemplo, onde demonstra que pode ser utilizado tanto nome, como endereço IP:

ServerActive=zabbixserver,zabbixproxy1,10.1.13.13

Mas se um dos servidores estiver em uma porta diferente? Apenas coloque a porta após dois pontos, como podemos ver abaixo:

ServerActive=zabbixserver,zabbixproxy1:20051,10.1.13.13

Novamente demonstrando seu interesse pelas tendências, o IPV6 também é suportado, como podemos ver no exemplo abaixo:

ServerActive=zabbixproxy1:20051,[::1]:30051,::1,[::1]

Perceba que como o IPV6 também utiliza dois pontos no seu endereçamento, a utilização de colchetes são necessários para esses casos, ou seja, se não tiver porta a especificar, não precisa necessariamente usar colchete.

Lembrando que caso queira mudar a porta de TODOS os servidores, utilize o parâmetro ServerPort, já presente no seu arquivo de configuração.

Na versão 2.0, que ainda está em beta, existe uma pequena diferença. O parâmetro Server será utilizado APENAS para checagens passivas, ou seja, checagens ativas serão APENAS consideradas no parâmetro ServerActive.

Essa funcionalidade no momento da escrita desse post, ainda estava em teste, sob o nome de 1.8.12rc1.

Por favor, baixe essa versão de teste e reporte possíveis problemas, dessa forma estará ajudando a construir o software que utiliza.

Fonte : Zabbix Blog