O município de Gavião-BA acaba de implantar a Oficina de Corte e Costura Comunitária que irá beneficiar inicialmente 20 mulheres costureiras da cidade. Através da Associação dos Pequenos Produtores e Agricultores da Alagoinhas foram adquiridas 16 máquinas de costura profissional e um local cedido pela prefeitura já foi organizado para implementação da pequena indústria de confecções, localizado na Rua Alzira de Moura Cunha, próximo ao Centro de Abastecimento.
O investimento de R$ 38.840,00 (trinta e oito mil quatrocentos e quarenta reais) foi através da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Mineração, incluindo a contrapartida da Prefeitura de Gavião no valor de R$ 13.000,00 (treze mil reais).
Segundo o Administrador Comunitário, Joseval da Silva, o empreendimento já está pronto e em fase de testes. Ele informou que a Assembleia da própria associação é quem definiu os critérios para escolha das participantes da iniciativa.
“O governo municipal de Gavião acredita que investir em pequenos empreendimento a partir das habilidades dos moradores é possível contribuir com o desenvolvimento local”, disse Laurindo Nazário, Secretário da Administração.
Empreendimentos - Segundo dados da Secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, existem aproximadamente 230 empreendimentos no cadastro econômico de Gavião, mas cerca de 50 deles estão desatualizados e não devem estar em funcionamento. O Secretário Marcos Cunha informou que está desenvolvendo um processo de zoneamento do município para regularizar a titularidade das propriedades e organizar cada empreendimento local para conseguir atualizar todo cadastro municipal.
Os dados mostram que entre os empreendimentos que se destacam os bares e lanchonetes com cerca de 40 pontos, seguidos de 12 mercearias e mercadinhos, 12 associações comunitárias e cooperativas, 6 casas de peças e oficinas, 4 farmácias, 4 restaurantes, 3 padarias, 3 casas de produtos agropecuários, 3 casas de materiais de construção, dentre outros.
Agecom
Prefeitura de Gavião-BA
0sem comentários ainda