A sustentabilidade permite que a empresa se arrisque com certa segurança, uma empresa que realmente implanta métodos totalmente sustentáveis tem o apoio da sociedade, por isso se torna muito poderosa.
Sustentábilidade |
Para ser sustentável é preciso entender a sustentabilidade. Ela pode ser dividida em três partes. Meio-ambiente, sociedade e economia. A maioria das empresas usam apenas a sustentabilidade econômica, mas ela sozinha não é suficiente.
Meio-ambiente, o assunto do século, todos sabemos que o aquecimento global é um fato, e que cada vez mais surgem problemas relacionados a natureza, ela parece estar se vingando dos maus tratos milenares da sociedade. É possível aliar-se ao meio ambiente para sobreviver a crises, uma forma é praticando coleta seletiva e reciclagem, também é possível reduzir o consumo de água e energia simplesmente mudando alguns hábitos. Plantas dentro de um escritório ajudam a manter a temperatura amena, além de absorver energias que podem provocar estresse.
Uma empresa não pode se dizer sustentável sem apoiar a comunidade periférica, é ela que vai cuidar da imagem da empresa através do marketing mais eficiente de todos os tempos, o boca-a-boca. Apoiar a festinha de São João do bairro ou até mesmo promover palestra e cursinhos abertos a comunidade local cuida para que a imagem da empresa seja divulgada como sociável. Normalmente as empresas ficam distantes da comunidade, mesmo quando a distância física é apenas alguns metros, quebrar essa imagem dá força política para uma empresa.
Para a sustentabilidade econômica não é preciso muitas palavras, ela já está nas nossas mentes e é moldada pelo formato da sociedade, só é preciso saber que sustentabilidade econômica é a capacidade da empresa de sobreviver sem consumir ou descartar seu próprio patrimônio, material e humano.
Uma barreira para a implantação de métodos sustentáveis em uma empresa muitas vezes está dentro dela, as pessoas não entendem ou não se comprometem com a empresa e nem com os objetivos dela, é cada um por si, sobrevivendo a rotina e enfraquecendo a equipe. Para corrigir isso, é preciso entender como as pessoas evoluem. Todos nós estamos em constante formação, a todo momento, até quando dormimos, é essa capacidade que fez a humanidade ser o que é, a espécie dominante. Utilizando o aprendizado de cada pessoa é possível aumentar a confiança da equipe e criar um censo comum de compromisso e lealdade aos objetivos da empresa. Não é possível exigir do funcionário lealdade a empresa, mas é possível deixá-lo leal aos objetivos e é isso o que importa.
Formação |
Antes de tudo, é preciso definir os reais objetivos da empresa a curto, médio e longo prazos e depois usar metodologias transdisciplinares para colocá-los como objetivos pessoais de cada um nos três níveis de formação. O primeiro nível, auto formação, é a formação pessoal, o que ela quer para ela, seus sonhos e objetivos pessoais. O segundo nível é a hétero formação, a formação da pessoa voltada para os que estão a sua volta, família, amigos e colegas de trabalho. O terceiro e último nível de formação é talvez o mais importante e o mais difícil de capitar, envolve os objetivos da pessoa para o resto do mundo, é a eco formação, ela parece meio abstrata na mente das pessoas e muitas vezes é confundida com a hétero e a auto formação, forçar as pessoas imaginarem as consequências dos seus atos além dos horizontes pode tornar-los parceiros inseparáveis, pois a maioria das pessoas não possui uma eco formação sólida e acaba a transformando em desejo de fama.
Para concluir, uma forma de facilitar a evolução da equipe é criando atividades que forcem confiança e criatividade. Abra as portas para novas ideias, elas podem mudar completamente o futuro da empresa, para melhor.
0sem comentários ainda